O Relatório PREVI 2013 agrega em uma única publicação os conteúdos do relatório anual e do relatório de sustentabilidade, seguindo os mesmos moldes dos Relatórios 2012 e 2013. Estão compilados aqui os resultados relativos à gestão, aos processos e ao desempenho dos investimentos, pertinentes aos públicos de interesse da PREVI (participantes, assistidos, funcionários, conselheiros, patrocinador, órgãos do governo e imprensa). Informações complementares sobre este relatório e os dados apresentados, bem como os canais de contato para esclarecimento de dúvidas, podem ser encontradas no site www.previ.com.br
A unificação do relato das principais ações e destaques da Entidade está de acordo com sua estratégia de tornar cada vez mais transparente a sua comunicação com seus principais públicos de interesse. Estão incluídos os cenários de 2013 em relação aos planos administrados pela PREVI, explicações financeiras e um panorama completo das ações e do posicionamento da PREVI nos âmbitos econômico, social e ambiental, em prol de um desenvolvimento mais sustentável da Entidade e do setor de previdência complementar como um todo.
O Relatório 2013 foi elaborado com base em informações do período entre 1° de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2013.
A organização deste documento segue, assim como em 2012, as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) para coletar e organizar os dados, o que assegura um padrão internacional de apresentação de processos de gestão e permite a formação de uma série histórica sobre o desempenho da PREVI nos aspectos cobertos.
A aplicação das diretrizes GRI foi de nível B, o mesmo aplicado aos dois últimos relatórios.
Materialidade
Para o Relatório 2013, um processo de identificação dos temas materiais relativos à PREVI foi realizado com base em consultas a membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos, funcionários, participantes e associações de funcionários do Banco do Brasil da ativa e aposentados, além de colaboradores, especialistas no setor previdenciário e consultas a documentos internos da Entidade e outras publicações importantes para o segmento. Os objetivos foram identificar o que realmente é relevante em sustentabilidade para a PREVI e seu setor de atuação; gerenciar os pontos críticos, definir e acompanhar metas e estabelecer planos de ação para os principais impactos; e comunicar o compromisso da organização em melhorar seu desempenho nos temas considerados mais decisivos.
Para ser considerado material, um tema deve ter tal relevância e importância (natureza e magnitude) que poderia influenciar as avaliações dos provedores de capital em relação à capacidade da organização para criar valor no curto, médio e longo prazo. Após a consulta aos públicos de interesse, foram definidos os 10 temas materiais considerados mais relevantes para a PREVI, que ajudaram a orientar a construção deste relatório anual e estão relacionados a seguir:
- Desempenho econômico
- Investimento responsável
- Relacionamento com os participantes, assistidos e entidades representativas
- Gestão de riscos e de investimentos
- Ética, conformidade e combate à corrupção
- Planos de benefícios/outros produtos
- Educação previdenciária dos participantes e seus familiares
- Transparência e prestação de contas