Políticas de Investimento – Macroalocação
Plano 1, PREVI Futuro e Capec. +
“Eu me interesso em saber como funcionam as empresas em que temos investimento. É uma forma muito interessante de aproximação entre nós, participantes, as companhias e a PREVI.”
A PREVI, por ser uma entidade fechada de previdência complementar, administra os recursos provenientes das contribuições patronais e pessoais e outras contribuições especiais previstas no Estatuto ou em instrumento específico. Em 2013, a carteira da Instituição alcançou R$ 171 bilhões, distribuídos em investimentos variados, como ações de empresas, imóveis, títulos etc.
As decisões de investimentos levam em consideração a rentabilidade dos ativos e a segurança do negócio e devem estar de acordo com as políticas de investimentos dos planos de benefícios, que são elaboradas anualmente pela Diretoria de Planejamento e aprovadas pelo Conselho Deliberativo. A separação entre a área que concebe a Política de Investimentos (Diretoria de Planejamento) e a área que a executa (Diretoria de Investimentos) é mais uma garantia de que cada decisão passa por um exame minucioso antes de ser concretizada. São decisões técnicas, que obedecem à Missão primordial de assegurar os benefícios previdenciários, respeitando as normas e os regulamentos do segmento de previdência complementar e os princípios da boa governança corporativa.
As políticas de investimentos compreendem um conjunto de diretrizes que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos dos planos de benefícios. As políticas combinam aspectos de filosofia de investimentos e de planejamento, tendo por pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios, e visam mitigar a ocorrência de desequilíbrios por meio do estabelecimento de uma composição de ativos que otimize a relação entre risco e retorno da carteira, em consonância com os objetivos da PREVI.
A PREVI mantém, nas políticas de investimentos, a busca pela diversificação dos ativos e também de diferentes setores da economia e regiões geográficas do Brasil, com os objetivos de diminuir o risco dos investimentos e aumentar a rentabilidade dos planos.
Além das diretrizes gerais para investimentos, as políticas abordam critérios de responsabilidade socioambiental para cada classe de ativo (renda variável, renda fixa, investimentos estruturados e imóveis), conforme previsto na Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI.
As políticas de investimentos estão disponíveis no site www.previ.com.br.
Os investimentos da PREVI obedecem a decisões técnicas que levam em consideração a Missão de assegurar os benefícios previdenciários e o respeito aos regulamentos do setor
Plano 1, PREVI Futuro e Capec. +
Com a criação, em 1997, da Gerência de Riscos, a PREVI reafirmou seu pioneirismo no segmento de previdência complementar... +
“Procuramos carteiras variadas por setores, em que os eventuais efeitos negativos de determinada área da economia sejam contrabalançados pelo crescimento de outros”.