O Plano 1 é um plano de previdência para os funcionários do Banco do Brasil admitidos até dezembro de 1997 e está fechado para novas adesões. Os associados do Plano 1, tanto os ativos quanto os aposentados, contribuem com um percentual do salário ou dos complementos, e o patrocinador faz uma contrapartida de mesmo valor.
O Plano 1 encerrou o ano com patrimônio de R$ 166,25 bilhões, Reservas Matemáticas (valor previsto para a cobertura dos benefícios) de R$ 114,22 bilhões e rentabilidade total de 7,30%. Em 2013, foram pagos mais de R$ 9 bilhões em benefícios para mais de 91 mil aposentados e pensionistas.
Desde 2006, os participantes do Plano 1 receberam cerca de R$ 20 bilhões em benefícios extras, fruto da destinação de superávits acumulados
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2010 | 2011 | 2012 | 2013 |
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Ativos | 32.449 | 30.659 | 28.826 | 25.849 |
Aposentados | 64.361 | 65.036 | 65.784 | 67.630 |
Ativos externos (1) | 916 | 840 | 829 | 800 |
Aposentados externos (2) | 3.478 | 3.509 | 3.522 | 3.557 |
Pensionistas | 18.964 | 19.285 | 19.555 | 19.932 |
Total | 120.168 | 119.329 | 118.516 | 117.768 |
(1) Inclui autopatrocinados, Benefício Proporcional Diferido, pensão mínima e participantes ainda sem opção. (2) Inclui autopatrocinados, Benefício Proporcional Diferido e pensão mínima. |
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2010 | 2011 | 2012 | 2013 | |
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PREVI * | 6.194.828.011,66 | 9.045.819.173,89 | 8.423.228.164,55 | 9.246.889.979,12 |
INSS** | 1.722.281.424,59 | 1.866.996.751,72 | 2.006.964.312,63 | 2.151.202.709,43 |
Banco do Brasil*** | 296.251.313,45 | 297.856.989,95 | 297.583.241,65 | 192.374.556,94 |
Total | 8.213.360.749,70 | 11.210.672.915,56 | 10.727.775.718,83 | 11.590.467.245,49 |
* Os Benefícios PREVI compreendem Complemento PREVI, benefícios regulamentares, BET e benefícios provenientes de decisões judiciais. ** Considera os valores que foram repassados pela PREVI, por meio da folha de pagamentos, em face do Convênio Prisma. *** O Banco do Brasil é responsável pelo pagamento de benefícios aos participantes fundadores da PREVI, por obrigações originadas de demandas trabalhistas, entre outros. |
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Em 2013, diante de um cenário econômico desafiador, houve a diminuição do superávit acumulado do Plano 1, resultado, principalmente, das dificuldades enfrentadas pelo mercado de capitais. A Bolsa de Valores fechou o ano com queda de 15,50%.
Outro impacto nas contas do Plano 1 foi o aumento de 8,63% (R$ 9 bilhões) da Reserva Matemática (soma dos compromissos: benefícios concedidos e a conceder) do Plano, o que é atribuído ao aumento da expectativa de vida dos participantes, aos reajustes salariais dos funcionários da ativa e à correção atuarial dessa reserva.
O resultado de 2013 indicou que era preciso recompor a Reserva de Contingência a R$ 28,5 bilhões, para retornar ao patamar exigido pela Resolução CGPC 26/2008, que determina que a distribuição de superávit só pode ocorrer com recursos que excederem a Reserva de Contingência, que deve equivaler a 25% da Reserva Matemática. Diante desse cenário, o encerramento do BET e a retomada da cobrança das contribuições não poderiam ser postergados. Por isso, em janeiro de 2014, o pagamento do BET foi encerrado, e a cobrança das contribuições para os participantes do Plano 1 e para o patrocinador, retomada.
Desde 2006, foram destinados aos participantes do Plano 1 cerca de R$ 20 bilhões em benefícios extras, fruto de destinação de superávits acumulados. Alguns desses benefícios foram definitivamente incorporados ao Plano, como foram os casos da redução das contribuições em 40%, ocorrida em 2006, e da incorporação dos benefícios especiais de remuneração e proporcionalidade. Com a suspensão das contribuições a partir de 2007, os associados da ativa e aposentados foram beneficiados com quase R$ 2,9 bilhões. Já o pagamento do BET proporcionou um repasse de R$ 6,4 bilhões, beneficiando inclusive pensionistas.
O Plano 1 continua superavitário em R$ 24,76 bilhões e sem riscos para o seu equilíbrio e a sua solidez, proporcionando tranquilidade aos seus participantes. A PREVI está convicta de que sua Política de Investimentos está no rumo certo e de que o resultado de 2013 será revertido no futuro, com a melhoria no valor dos ativos.
O BET foi um benefício de caráter temporário pago aos participantes do Plano 1, resultado do acordo sobre a destinação do superávit firmado em 2010. Os aposentados e pensionistas do Plano recebiam um benefício especial, equivalente a 20% do valor do benefício. Para os participantes da ativa, os 20%, calculados sobre o benefício projetado, foram creditados em conta individual, na forma do Regulamento do Plano. Os saldos individuais dos participantes continuarão a ser atualizados pelo INPC e acrescidos de juros atuariais. O saldo será pago em parcela única, após a concessão, em caráter definitivo, do complemento PREVI.
O BET era temporário porque os recursos que o originaram são finitos. Por determinação legal, o BET teve vigência temporária e pagamento condicionado à existência de recursos em um Fundo Especial, o Fundo de Destinação, constituído exclusivamente para essa finalidade. O pagamento do BET foi interrompido porque o Fundo de Destinação teve de ser utilizado para ajudar a recompor a Reserva de Contingência ao patamar de 25% do valor das Reservas Matemáticas.
2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | |
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Reserva de Contingência | 15,52 | 16,56 | 18,25 | 22,66 | 24,36 | 26,29 | 24,76 |
Reserva Especial | 37,42 | 9,76 | 25,96 | 4,23 | 0,31 | 1,01 | -- |
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Em 2013, foi aprovado um novo regulamento para o Plano 1. Entre as principais alterações, estava a antecipação da data do reajuste dos complementos das aposentadorias para o mês de janeiro. Em 2013, os valores retroativos a janeiro foram pagos em maio, com atualização monetária. Sobre as aposentadorias e pensões concedidas até 30 de junho de 2012, o reajuste foi de 3,819%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada no período de junho a dezembro de 2012.
Outras alterações importantes foram realizadas nos seguintes artigos:
A Receita Federal publicou, em 8 de abril de 2013, a Instrução Normativa (IN) nº 1.343, na qual apresenta o tratamento tributário relativo à apuração do Imposto de Renda (IR) sobre os valores de aposentadoria recebidos de entidades de previdência complementar correspondentes às contribuições pessoais feitas no período de 1989 a 1995. Na prática, a IN traz a possibilidade de uma compensação tributária, seja na forma de redução no pagamento de impostos ou de recebimento de parte do valor dos impostos já pagos. A IN abrange apenas os participantes do Plano 1 que fizeram contribuições pessoais nesse período e receberam o primeiro pagamento do benefício a partir de 2008. Mais informações estão disponíveis no site.