Relatório Anual
2013

Gestão e governança corporativa

A gestão e a fiscalização da PREVI são divididas entre Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Além dessas instâncias, os Conselhos Consultivos dos Planos de Benefícios 1 e PREVI Futuro, criados em 2006, são órgãos que formulam e propõem políticas e fazem o acompanhamento da gestão de cada plano. A Entidade conta com mais de 30 gerências e 736 colaboradores.

Planejamento estratégico

No segmento em que a PREVI atua, é fundamental analisar constantemente fatores econômicos, tecnológicos, regulatórios, sociais, previdenciários e de meio ambiente. Para acompanhar de forma proativa esse cenário e, eventualmente, ajustar o foco de atuação no médio e no longo prazos, a PREVI promove, anualmente, a revisão de seu Plano Estratégico.

O planejamento estratégico é um processo que inclui análise dos cenários previdenciário e macroeconômico, ponderação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e participação das partes interessadas, de forma que sejam confirmadas ou revisadas a Missão, a Visão de Futuro e os Valores da PREVI, bem como sejam definidos seus objetivos estratégicos e suas diretrizes de atuação.

Concluído esse processo, as diversas áreas da PREVI iniciam o planejamento e a execução de projetos e ações que atendam ao Plano Estratégico e contribuam para o atingimento dos objetivos.

Metas corporativas

Para o primeiro semestre de 2013, foram definidas duas metas corporativas. A primeira visou treinar 80% dos gestores da PREVI no curso Formação de Equipes de Alto Desempenho, reforçando o papel do gestor no acompanhamento e desenvolvimento da equipe para alta performance. A segunda meta tinha como objetivo estimular a adequada formulação e execução do orçamento aprovado para as despesas gerenciáveis no período de 2 de janeiro a 30 de junho.

No segundo semestre, foi mantida a meta relacionada ao orçamento, com a alteração do período para 1º de julho a 31 de dezembro. A outra meta foi a definição do escopo do relatório anual de 2013, com base no processo sistematizado e periódico de coleta de dados e com o engajamento de todas as gerências envolvidas no processo, de modo a garantir uma qualidade ainda maior na prestação de contas aos participantes.

Todas as metas foram atingidas, com nível acima do esperado. O resultado das metas corporativas representa 40% do total do Placar de Metas da Gestão de Desempenho por Competências e Resultados (GDP), e o seu cumprimento impacta a PLR dos funcionários do BB cedidos à PREVI. A Entidade não realiza o pagamento de remuneração variável aos seus funcionários. No entanto, conforme disposto no Convênio de Cessão, os empregados do BB cedidos têm asseguradas as vantagens decorrentes de acordos ou dissídios coletivos do Banco. Dessa forma, a Entidade mantém um alinhamento de cargos e salários e ressarce ao Banco do Brasil as despesas decorrentes do pagamento da participação nos lucros aos funcionários cedidos.

O planejamento estratégico inclui análise de cenários, ponderação de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades e envolve várias áreas da PREVI

Ética

As ações da PREVI são pautadas por valores como cidadania, transparência, responsabilidade socioambiental e comprometimento. Em 2013, a PREVI trabalhou para ampliar a disseminação desses valores entre funcionários e colaboradores e estimular a sua prática. Essas são diretrizes fundamentais para a Entidade preservar o patrimônio que administra e evitar conflitos de interesse.

Governança nas empresas e empreendimentos imobiliários

A PREVI acompanha a administração das empresas e dos empreendimentos imobiliários nos quais possui investimento, por meio da indicação de candidatos para compor os conselhos das empresas e da indicação de síndicos para os edifícios comerciais. A adoção dos princípios da governança corporativa pelas empresas e empreendimentos participados tem como principal benefício a geração de valor dos ativos que compõem a carteira de participações da PREVI.

A PREVI promove processos seletivos para conselheiros em empresas e para síndicos, com o objetivo de identificar pessoas com experiência e capacidade para atuar nos conselhos e na administração predial.

O público-alvo para ocupar os cargos de conselheiros em empresas participadas e de síndicos em edifícios é constituído, majoritariamente, por associados da PREVI, com preferência para os funcionários aposentados do Banco do Brasil.

A adoção dos princípios da governança corporativa pelas empresas e empreendimentos participados tem como principal benefício a geração de valor dos ativos que compõem a carteira de participações da PREVI

Saiba mais