Relatório Anual
2013

Banner

Sustentabilidade

“Ao formar seus próprios educadores e capacitar seus funcionários, a PREVI perpetua o conhecimento e evita a evasão de profissionais.”

Liduína Benigno Xavier
Aposentada do Plano 1, colaboradora na Educadoria da PREVI.
Ver outros depoimentos

A PREVI compartilha a ideia de que todos os agentes econômicos, respeitadas as suas legítimas finalidades, devem preocupar-se com a busca de melhores resultados sociais e de menores impactos ambientais decorrentes de suas atividades. Como investe seus recursos no país, em empresas que tenham sua atuação pautada na responsabilidade social e ambiental, a PREVI beneficia não só os seus participantes, mas também a sociedade brasileira.

Signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) desde 2006, a PREVI incluiu em suas políticas de investimentos critérios de responsabilidade socioambiental (RSA), de maneira a disseminar boas práticas nesse sentido, além de solidificar seu posicionamento em prol de investimentos que levem em consideração aspectos ambientais, econômicos e sociais.

A PREVI está permanentemente engajada no debate sobre sustentabilidade e estimula as empresas nas quais investe a reportar suas práticas, com a adoção de metodologias internacionalmente reconhecidas, como, por exemplo, a da Global Reporting Initiative (GRI) e o monitoramento de emissão de gases do efeito estufa através do Carbon Disclosure Project (CDP). Como única representante da América Latina no board dos PRI, a PREVI tem incentivado o engajamento coletivo, a partir da rede brasileira de signatários.

Em 2013, a Instituição passou a integrar o board do International Integrated Report Council (IIRC, Comitê Internacional de Relato Integrado) e tornou-se um dos quatro representantes do IIRC no Brasil. O IIRC trabalha para incentivar as empresas de todo o mundo a adotar um padrão de relato que reflita uma forma sustentável de realizar seus negócios. Em outubro, a PREVI promoveu o evento “A Visão dos Investidores sobre o Relato Integrado”, que contou com a participação da coordenadora da iniciativa nas Américas, Lisa French, e teve como objetivo estimular as empresas participadas a adotar a metodologia.

Os investimentos realizados pela PREVI são regulados por uma política baseada em critérios que visam à compreensão e identificação dos impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelas companhias nas quais investe. Ao efetivar esses investimentos, a PREVI continua acompanhando todos os impactos gerados, diretos e indiretos, por meio dos relatórios de sustentabilidade e administração, pesquisas diretas via questionários de governança, risco e sustentabilidade e pelo contato direto com os executivos e conselheiros de Administração.

As companhias investidas desenvolvem projetos de natureza social e ambiental variados, de acordo com as características, necessidades e demandas específicas de cada público de relacionamento. Esses projetos contribuem com o crescimento socioeconômico: atraem mais investimentos das esferas públicas e privadas, geram empregos, estimulam melhorias dos serviços públicos e de infraestrutura e refletem-se no bem-estar e no desenvolvimento econômico da comunidade.

A PREVI reforçou, em 2013, a atenção aos aspectos de responsabilidade social e, através de iniciativas como o PREVInir e o Prata da Casa, procurou valorizar o capital humano para se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar

Saiba mais

“A gestão de hoje deve ter em mente a sustentabilidade da Entidade para atender às expectativas de seus participantes para a fase de aposentadoria, e, por isso, a sustentabilidade está incorporada ao Plano Estratégico da PREVI”.

Marcel Barros
Diretor de Seguridade
Ver outros depoimentos