A Assessoria Previdenciária está disponível para os participantes que se aproximam do momento da aposentadoria. O serviço, prestado desde 2011, é agendado pelo próprio associado, por meio da Central de Atendimento (0800 729 0505/0800 031 0505) ou pela seção Fale Conosco do site da PREVI. Na etapa de análise, são feitas simulações e projeções das modalidades de complemento de aposentadoria concedidas pela PREVI, bem como o levantamento das verbas rescisórias, buscando identificar vantagens ou perdas. Durante a assessoria, o analista oferece as orientações necessárias para que o participante escolha, com segurança, o melhor momento para se aposentar.
No ano, a Assessoria Previdenciária realizou 2.422 atendimentos. Hoje, esse trabalho é mais solicitado pelos participantes do Plano 1. Em 2013, os participantes do PREVI Futuro alcançaram elegibilidade para solicitar a Renda Mensal de Aposentadoria, e 24 dos atendimentos prestados pela Assessoria foram para participantes do PREVI Futuro.
Desde 2013, todos os participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária recebem, por e-mail, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. De caráter voluntário, a pesquisa registrou índice de satisfação de 99%.
O mesmo grupo de analistas que presta a Assessoria Previdenciária participa de palestras promovidas pelo Banco do Brasil, com o tema “Caminhos para Aposentadoria”. Em 2013, os analistas da PREVI participaram de oito encontros, em seis cidades. Ao todos, 750 funcionários ativos participaram das palestras apresentadas pela PREVI.
Em 2013, um dos assuntos priorizados nas ações de comunicação do Mais PREVI foi a preservação do salário de participação. A preservação está disponível aos participantes que, em virtude de descomissionamento, redução de hora extra, perda do adicional noturno, interrupção de substituição de cargo comissionado, início de licença sem remuneração ou reclassificação de agência, por exemplo, tiveram uma perda de remuneração. O participante fica responsável pelos acréscimos de contribuições pessoais e patronais que se verifiquem necessários sobre as contribuições mensais e anuais, a fim de evitar possíveis perdas no valor do benefício a receber.
A preservação do salário de participação deverá ser solicitada pelo participante no prazo máximo de 90 dias contados do dia 20 do mês em que ocorreu a perda de remuneração. É possível fazer o pedido pelo autoatendimento do site, opção “Preservação Salário de Participação”. A opção traz gráficos e cálculos personalizados e indica, caso a caso, se há ou não valores a preservar.
O participante precisa estar sempre atento aos impactos de eventuais reduções da sua remuneração e da necessidade de realizar a manutenção da vantagem que o regulamento prevê. Com esse acompanhamento, garante que terá a maior cobertura possível nas situações de risco e/ou no momento da aposentadoria programada.
A apresentação dos Planos PREVI Futuro e Capec a todos os funcionários que tomam posse no Banco do Brasil, com esclarecimento de dúvidas e recebimento das adesões, é feita pelos analistas de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Gepes). Essa parceria é fundamental para que os novos funcionários conheçam os benefícios de se associarem à PREVI desde o início de sua carreira no Banco. O resultado dessa parceria é que, dos 3.750 novos funcionários do BB em 2013, quase 93% se filiaram ao PREVI Futuro, e cerca de 70%, à Capec.
Desde 2012, a PREVI oferece aos analistas de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Gepes) que atuam como apresentadores da PREVI e de seus planos nos eventos de posse de novos funcionários do Banco do Brasil o curso Introdução à PREVI. Em 2012, 13 analistas das Gepes participaram do curso, em turmas formadas no Rio de Janeiro e em Brasília. Em 2013, mais 17 analistas das Gepes participaram desse treinamento, na sede da PREVI. Ao todo, 30 analistas foram capacitados a atuar como multiplicadores de assuntos previdenciários nas Gepes de todo o país.
O curso aborda a previdência complementar na PREVI: a história da PREVI, a Previdência Social, a previdência complementar, a estrutura dos três planos — Plano 1, PREVI Futuro e Capec—, noções gerais sobre a construção de uma política de investimentos, sobre as operações com participantes e estudo sobre o Balanço Patrimonial.
Promover o conhecimento sobre a PREVI para esses profissionais é importante para o efeito multiplicador da educação previdenciária, já que as Gepes organizam as apresentações do PREVI Futuro e da Capec nos eventos de posse de novos funcionários do Banco do Brasil.
Com o intuito de divulgar os resultados, as experiências e as melhores práticas observadas nos projetos de educação financeira e previdenciária apresentados pelos fundos de pensão, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) realizaram o VIII Seminário de Educação Previdenciária. Presente no evento, o estande da PREVI foi procurado por participantes e profissionais de outras entidades, em busca de informações sobre o Mais PREVI, tido como pioneiro na modalidade no setor. A PREVI participou da mesa-redonda que debateu o tema “Perfis de Investimento”, um dos assuntos de destaque do encontro. O seminário aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, em Brasília (DF), e reuniu dirigentes, conselheiros e técnicos de aproximadamente 70 fundos de pensão de todo o Brasil.