Público interno

GRI 103 | 401

Em 2018, o relacionamento da Previ com seus empregados foi mais uma vez regido pela Política de Gestão de Pessoas (PGP), pela Política de Responsabilidade Socioambiental, pelo Código de Ética e pelo Guia de Conduta. Ao fim de 2018, além dos 131 colaboradores terceirizados, um total de 575 pessoas compunha a força de trabalho, entre funcionários cedidos pelo Banco do Brasil e empregados do quadro próprio. São profissionais especializados em gestão de seguridade, finanças, investimentos, análises de mercado, contabilidade, atendimento e questões jurídicas, entre outros temas – um corpo técnico altamente qualificado e considerado como referência no setor de previdência complementar.

Indicadores de recursos humanos* GRI 102-8

Empregados por tipo de contrato de trabalho e gênero

Tipo de contrato201620172018
HomensMulheresTotalHomensMulheresTotalHomensMulheresTotal
Tempo indeterminado329236565323243566322253575

Empregados por região

Região201620172018
Rio de Janeiro557558567
Brasília888
Total565566575

Empregados por categoria funcional e região

201620172018
Diretoria666
Gerência Executiva282425
GerênciaRio de Janeiro566064
Brasília111
AdministrativoRio de Janeiro317331336
Brasília222
Técnica/supervisão1038484
OperacionalRio de Janeiro475352
Brasília555
Total565566575

Indivíduos dos órgãos de governança

201620172018
Conselho DeliberativoTitulares666
Suplentes646
Conselho FiscalTitulares444
Suplentes424
Conselho Consultivo do Plano ITitulares556
Suplentes546
Conselho Consultivo do Previ FuturoTitulares556
Suplentes556
TotalTitulares202022
Suplentes201522

* Dados extraídos do Sistema de Administração do Quadro de Funcionários (AQF). Estagiários e aprendizes são contratados através de convênio com instituições externas, portanto não são contratadas diretamente pela Previ.

Taxa de novos empregados e rotatividade GRI 401-1

Empregados contratados, por faixa etária

201620172018
TaxaTaxaTaxa
< 30 anos30,0110,0020,00
De 30 a 50 anos180,03280,05370,06
> 50 anos40,0100,0020,01
Total250,04290,05410,07

Empregados contratados, por gênero

201620172018
TaxaTaxaTaxa
Homens130,04100,02210,04
Mulheres120,04190,03200,03
Total250,08290,05410,07

Empregados contratados, por região

201620172018
TaxaTaxaTaxa
CO----10,00
SE250,08290,05400,07
Total250,08290,05410,07

Empregados que deixaram a empresa, por faixa etária

201620172018
TaxaTaxa
< 30 anos00,0020,0030,01
De 30 a 50 anos170,0590,02190,03
> 50 anos570,1730,01100,02
Total740,22140,02320,06

Empregados que deixaram a empresa, por gênero

201620172018
TaxaTaxaTaxa
Homens390,12100,02190,03
Mulheres350,1140,01130,02
Total740,22140,02320,06

Empregados que deixaram a empresa, por região

201620172018
TaxaTaxaTaxa
CO----10,00
SE740,22140,02310,05
Total740,22140,02320,06

Licença maternidade e paternidade GRI 401-3

201620172018
Empregados que tiveram direito a usufruir da licençahomens329323322
mulheres236243253
Total de empregados que tiraram a licença maternidade/paternidade no ano vigentehomens20715
mulheres8411
Total de empregados que tiraram a licença maternidade/paternidade no ano vigente, e cuja licença termina no ano vigentehomens19715
mulheres616
Total de empregados que tiraram a licença maternidade/paternidade no ano vigente, e cuja licença termina no ano seguintehomens100
mulheres235
Total de empregados com expectativa de retorno no ano vigentehomens23815
mulheres639
Total de empregados que retornaram ao trabalho, no período de relatório, após o término da licença maternidade/paternidadehomens19715
mulheres616
Total de empregados que NÃO retornaram ao trabalho, no período de relatório, após o término da licença maternidade/paternidadehomens410
mulheres023
Total de empregados que voltaram a trabalhar após a licença maternidade/paternidade e que ainda estiveram empregadas 12 meses após o retorno ao trabalhohomens1477
mulheres843
Taxa de retornohomens111
mulheres101
Taxa de retençãohomens100%37%100%
mulheres100%67%100%

Gestão e desenvolvimento de pessoas

O trabalho de desenvolvimento de pessoas em 2018 teve como foco o ciclo de sucessão de líderes e gestores. A Previ mapeou as competências definidas como necessárias para todas as posições de liderança e fez uma avaliação para identificar em qual patamar de desenvolvimento cada funcionário se encontra, em relação às competências mapeadas. Uma atenção especial foi dada aos gerentes executivos e de núcleo, verificando o nível de preparação de cada um para assumir postos mais graduados. O trabalho foi conduzido no mesmo formato que o patrocinador Banco do Brasil utiliza para a alta liderança, visto que os funcionários da Previ podem retornar ao Banco e continuar sua progressão de carreira.

Os dados coletados em 2018 vão ajudar a estruturar um programa de sucessão, centrado na inclusão do maior número possível de profissionais no processo de seleção de novos líderes. Os funcionários do nível gerencial e do cargo técnico imediatamente inferior a esse segmento serão avaliados de acordo com seu nível de prontidão para novos cargos e sua aderência às competências necessárias. Aqueles com maior nível de prontidão para assumir funções de gestão passarão por treinamentos voltados a experiências práticas de aplicação de conhecimentos.

Participação na pesquisa As Melhores Empresas para Trabalhar (Você S/A)

Pela primeira vez em sua história, em 2018 a Previ participou da pesquisa As 150 Melhores Empresas para Trabalhar,conduzida anualmente pela revista Você S/A e que visa identificar as 150 companhias brasileiras que mantêm as melhores práticas de gestão de pessoas e de clima organizacional do país. O levantamento passa por uma avaliação das políticas e práticas de recursos humanos das empresas, uma auditoria presencial feita por um jornalista do veículo e entrevistas feitas com os funcionários, que classificam sua experiência na organização no tocante a temas como comunicação interna, sustentabilidade, carreira, processos e organização, saúde e educação corporativa.

A Previ se classificou entre as 200 empresas mais bem avaliadas pela Você S/A – um resultado considerado notável para uma organização que participava da pesquisa pela primeira vez. A revista destacou a qualidade e a franqueza dos feedbacks dados pelos funcionários sobre o clima organizacional. Em 2019, as informações coletadas na pesquisa serão usadas no planejamento de gestão de pessoas, buscando a evolução necessária para que, na próxima edição, a Entidade entre na lista final das 150 melhores empresas.

Um dos destaques entre as iniciativas de capacitação foi o terceiro ciclo de Mentorias, que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Sucessão. A iniciativa permite o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre gestores com reconhecido nível de excelência e funcionários em formação para a carreira gerencial. Entre os conteúdos novos apresentados no Portal de Educação, destacaram-se trilhas voltadas a Governança e Gestão por Processos, que tratam de questões como a importância e os benefícios da governança e modelagem de processos, bem como os indicadores aplicados ao desempenho dos processos de trabalho; e a ampliação da Trilha Ética, que testa conhecimentos sobre integridade, conduta e conformidade.

Uma novidade do ano foi o início do Programa Bem-Vindo à Previ, que propicia aos funcionários recém-admitidos experiências estruturadas de ambientação e desenvolvimento de competências profissionais, com o objetivo de acelerar sua inserção na cultura organizacional e o alcance dos resultados esperados pela Entidade.

Indicadores de treinamento e educação em 2018 GRI 103 | 404-3

A educação corporativa na Previ visa desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cumprimento da Missão e da estratégia da Entidade. As ações da gestão educacional por competências incluem treinamentos de curta duração (cursos, oficinas, seminários) e estímulo à participação em eventos externos como congressos, feiras e encontros diversos. Já o programa de educação continuada concede bolsas ou incentivos para formação superior (graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu), incentivos para cursos de idiomas e ressarcimento das certificações legais e internacionais de idiomas.

Média de horas de treinamento, por ano, por empregado GRI 404-1

Média de horas de treinamento de empregados por gênero

2018
Horas de treinamentoMédia de horas de treinamento
Homens7.89424,52
Mulheres6.58426,02
Total14.47825,18

Média de horas de treinamento de empregados por categoria funcional*

2018
Horas de treinamentoMédia de horas de treinamento
Diretoria18130,17
Gerência2.58928,77
Técnica/supervisão2.25726,37
Administrativo8.94726,47
Operacional5048,84
Total14.47825,18

Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira GRI 404-3

Empregados que recebem análises de desempenho por categoria funcional (%)

2018
HomensMulheresTotal
Diretoria000
Gerência100100100
Técnica/supervisão100100100
Administrativo100100100
Operacional100100100
Total98,4599,6098,96

Destaques do ano

  • R$ 1,6 milhão: investimento total em ações de treinamento e desenvolvimento
  • Oferta de 11 cursos da grade fundamental
  • Um total de R$ 332 mil investidos em inscrições em cursos externos, congressos e seminários
  • 38 bolsas/incentivos para formação superior concedidos
  • 31 duplas formadas no terceiro ciclo do Programa de Mentoria
  • 6 novas trilhas de conhecimento para o Portal de Educação

Projeto Governança de Processos

O projeto, concluído em 2018, definiu a Metodologia de Gestão e Governança de Processos, dando início ao cronograma de mapeamento dos processos empregados pela Previ e lançando bases que irão aprimorar significativamente a gestão e os resultados organizacionais da Entidade. O Escritório de Processos, localizado na Gerência de Talentos Humanos e Organização (Getho), é o responsável pela Governança de Processos e as ações, métodos e padrões a ela vinculados. As ações favorecem a inovação institucional e estão diretamente ligadas ao objetivo estratégico “Sustentabilidade da Previ por meio de uma gestão eficiente e eficaz”, trazendo ganhos para todos os associados.

Equidade de gênero e raça GRI 103-2 |203, 103 | 406

A Previ intensificou, em 2018, sua atuação em prol de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento a todas as pessoas de seu quadro funcional, independentemente de gênero, raça, orientação sexual e crença religiosa. A criação de um Comitê de Equidade de Gênero e Raça reforçou a importância dessas questões na gestão de pessoas da Entidade, contando com representantes de todas as diretorias. O trabalho realizado, que incluiu pesquisas internas sobre diversidade e equidade, foi conduzido como parte do plano de ação para obtenção do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Em janeiro de 2018, a Entidade anunciou sua adesão ao Movimento Mulher 360 (MM360), uma associação independente e sem fins lucrativos, comprometida em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor. A Previ se comprometeu também a participar da pesquisa Ethos/MM360, para monitorar suas práticas internas e avaliar a evolução da gestão da equidade de gênero.

Já em setembro, a Previ assinou uma parceria com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade, que une mais de 40 grandes empresas na divulgação e promoção de espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnica e racial. O acordo envolve o cumprimento de dez compromissos em prol da igualdade.

Diversidade nos órgãos de governança e entre os empregados GRI 405-1

Porcentagem de indivíduos dentro dos órgãos de governança da organização, por gênero

GêneroConselho de Administração
NúmeroPercentual
2016Homens1688,89%
Mulheres211,11%
Total18100,00%
2017Homens1593,75%
Mulheres16,25%
Total16100,00%
2018Homens1785,00%
Mulheres315,00%
Total20100,00%

Porcentagem de indivíduos dentro dos órgãos de governança da organização, por faixa etária

Faixa EtáriaConselho de Administração
NúmeroPercentual
2016Abaixo de 30 anos00,00%
Entre 30 e 50 anos1266,67%
Acima de 50 anos633,33%
Total18100,00%
2017Abaixo de 30 anos00,00%
Entre 30 e 50 anos1168,75%
Acima de 50 anos531,25%
Total16100,00%
2018Abaixo de 30 anos00,00%
Entre 30 e 50 anos1050,00%
Acima de 50 anos1050,00%
Total20100,00%

Porcentagem de empregados, por categoria funcional, por gênero

2018
HomensMulheresTotal
DiretoriaNúmero516
Percentual83,33%16,67%100,00%
GerênciaNúmero612990
Percentual67,78%32,22%100,00%
Técnica/SupervisãoNúmero394584
Percentual46,43%53,57%100,00%
AdministrativoNúmero209129338
Percentual61,83%38,17%100,00%
OperacionalNúmero84957
Percentual14,04%85,96%100,00%
TotalNúmero322253575
Percentual56,00%44,00%100,00%

Empregados, por categoria funcional e faixa etária (%)

2018
< 30 anos30 a 50 anos> 50 anos
Diretoria033,3366,67
Gerência075,5624,44
Técnica/supervisão2,3886,9010,71
Administrativo0,8988,7610,36
Operacional3,5180,7015,79
Total1,2285,0413,74

Projeto de otimização da sede

Iniciado em 2017, o projeto cumpriu seu cronograma sem atrasos em qualquer etapa. Ao fim de 2018, cerca de 90% do projeto já tinham sido implementados, com a redução em 37,5% da área ocupada pelos funcionários na sede. Além dos benefícios financeiros, com a redução dos gastos com aluguel e demais despesas administrativas, a nova disposição dos funcionários aumentou a integração e a união entre as equipes. O projeto arquitetônico prevê melhor aproveitamento dos espaços, reduz custos de manutenção e permite acessibilidade total às dependências.

Iniciativas de inovação e transformação

O setor de previdência complementar não está imune às transformações que vêm ocorrendo não apenas na sociedade brasileira, mas no mundo como um todo. Uma nova realidade, que vai apresentar desafios econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais, está em pleno processo de construção. Para fazer frente a esses desafios e continuar a cumprir sua Missão, a Previ já começou a investir em projetos inovadores, que vão mudar o modo como a Entidade administra seus processos, produtos e serviços, garantindo a sustentabilidade no longo prazo.

O programa Inova Previ, lançado em 2017, busca motivar continuamente os funcionários para o desenvolvimento de ideias que auxiliem no atingimento dos objetivos estratégicos e na melhoria geral de processos. Palestras com especialistas buscaram estimular o pensamento inovador no público interno, com foco em sugestões que façam diferença no cotidiano da Entidade.

Um exemplo concreto foi a ideia sugerida por um funcionário da Previ de adotar o uso de tecnologia para geração de energia solar fotovoltaica (energia gerada pela luz do sol) e assim, reduzir os custos com energia na sede da Previ. Toda energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é transformada em energia elétrica e injetada diretamente na rede da concessionária, que por sua vez providencia a compensação de créditos (em kWs) na conta de luz gerando o benefício financeiro. Devido a limitações de legislação, o projeto sofreu uma atualização e a Previ espera, com esta iniciativa, reduzir cerca de R$ 1,5 milhão nos próximos anos, garantindo também benefícios ao meio ambiente.

Projeto Plataformas

É a principal iniciativa de modernização tecnológica da Previ, envolvendo 47 sistemas de seguridade e gestão empresarial que serão substituídos, até o ano de 2021, por soluções modernas e de mercado. As novas plataformas permitirão a redução de custos de manutenção e o suporte a novos produtos e serviços, com mais flexibilidade e opções de customização. A mudança também facilitará a integração e comunicação digital com os participantes.

O primeiro módulo do projeto será o piloto a ser iniciado na Gerência de Contabilidade e Controle, cuja implementação ocorrerá no primeiro trimestre de 2019.

Garagem

Trabalhando em um esquema similar ao laboratório de inovação do BB, a Garagem é um laboratório de inovação criado na Gerência de Tecnologia da Informação para apoiar ideias inovadoras de toda a Previ que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da Instituição. O trabalho da Garagem é realizado com base no conceito de inovação disruptiva, que procura ir além dos processos já existentes de operação e evolução tecnológicas existentes na Entidade. Os métodos e processos propostos são constituídos por metodologias ágeis utilizadas por startups e hoje adotadas por grandes empresas no mundo todo.

Uma primeira experiência, já em uso, foi a aplicação interativa PET (uma referência ao nome “Plano Estratégico e Tático”), que permite aos funcionários acompanharem os avanços no cumprimento do Plano Estratégico e Tático sob diferentes perspectivas de análise.