Fundada em 1904 como Caixa Montepio dos Funccionarios do Banco da Republica do Brazil, a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) possui ativos totais que somam R$ 205,6 bilhões e um conjunto de cerca de 200 mil associados. Sediada no Rio de Janeiro (RJ), administra reservas para fazer frente ao pagamento de benefícios aos funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil, aos empregados do quadro próprio da Entidade e aos seus beneficiários. GRI 102-1, 102-3, 102-4, 102-5, 102-6, 102-7
Missão, Visão e Valores GRI 102-16
Orientada por uma estratégia de longo prazo, a gestão da Previ é focada no pagamento de benefícios de forma eficiente, segura e sustentável, de modo a manter o cumprimento de todos os compromissos firmados com os associados. A Missão, a Visão e os Valores da Entidade resumem e orientam essa estratégia, indicando as prioridades consideradas pela Previ em suas decisões.
Em 2018, durante a atualização anual do Plano Estratégico da Previ, os Valores foram reformulados para expressar de forma mais direta e objetiva as crenças da Entidade. Entendemos que a “Ética”, que anteriormente era um Valor, perpassa todos os demais valores corporativos. Por isso, foi considerada um dos fundamentos da Previ. Já a “Integridade” e a “Integração” foram incluídas no rol de Valores.
Missão
Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.
Visão
Ser a melhor administradora de planos de benefícios do Brasil, referência internacional e motivo de orgulho para associados, patrocinadores e funcionários.
Valores
Tendo a ética por fundamento, a Previ segue valores sólidos em sua atuação:
Foco do associado: é o olhar dos associados, como donos, que direciona a Previ.
Integridade: é o respeito incondicional aos nossos princípios e valores éticos e às normas internas e externas.
Transparência: é a disponibilização clara e tempestiva de informações para nossos públicos.
Comprometimento: é a identificação e o envolvimento total com o cumprimento de nossa Missão.
Integração: é o trabalho colaborativo em busca de um objetivo comum.
Inovação: é identificar e desenvolver novas ideias para fazer melhor no dia a dia.
Eficiência: é a busca constante pela excelência na gestão de processos e recursos.
A Previ administra três planos de benefícios: dois de pagamento de natureza continuada, Plano 1 e Plano Previ Futuro, cujas contribuições básicas mensais dos participantes são acompanhadas pelo Banco do Brasil na mesma proporção, e um que oferece benefício de pagamento único, a Carteira de Pecúlios (Capec). GRI 102-2
- Plano 1: plano de benefício definido que inclui os funcionários do Banco do Brasil empossados até 23 de dezembro de 1997. Considerado um plano maduro, com mais participantes aposentados do que em fase laboral, o Plano 1 não aceita novas adesões. Pagou em benefícios aos seus assistidos em 2018 aproximadamente R$ 12 bilhões.
Plano 1 em 20181
113.173 participantes
R$ 189,8 bilhões em ativos totais
91,0 %dos participantes já recebem benefícios
R$ 12,0 bilhões pagos em benefícios
1 Posições em 31/12/2018, com ativos exclusivos dos respectivos planos.
- Previ Futuro: plano de previdência complementar de contribuição variável, de adesão voluntária, oferecido aos funcionários do Banco e do quadro próprio da Previ admitidos a partir de 24 de dezembro de 1997. Aberto a adesões de funcionários da ativa ou entrantes, é um plano em fase de consolidação de patrimônio, ainda com baixo percentual de aposentados.
Previ Futuro em 20181
86.039 participantes
R$ 15,0 bilhões em ativos totais
97,9 %dos participantes ainda estão na ativa
R$ 25,48 milhões pagos em benefícios
1 Posições em 31/12/2018, com ativos exclusivos dos respectivos planos.
Capec em 20181
127.019 participantes
R$ 280,4 milhõespagos em pecúlios
R$ 478,94 milhões em ativos totais
1 Posições em 31/12/2018, com ativos exclusivos dos respectivos planos.
Geração de valor
Para cumprir sua Missão, a Previ investe os recursos depositados pelos participantes em diversos tipos de ativos (renda fixa e variável, imóveis, investimentos no exterior, investimentos estruturados eoperações com participantes) de modo a obter a rentabilidade necessária ao pagamento de benefícios a todos os associados e seus dependentes. Além disso, a Previ aloca outros capitais em seus negócios, que se relacionam para cumprir sua missão de garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável. O quadro a seguir resume o modelo empregado pela Entidade na utilização de seus capitais (fontes de valor que aumentam, diminuem ou se transformam por meio de atividades e produtos) e como esses capitais geram valor para os participantes.
TIPO DE CAPITAL | DE ONDE VEM | COMO A PREVI O EMPREGA PARA GERAR VALOR E CUMPRIR SUA MISSÃO |
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Capital financeiro | Contribuições mensais dos participantes e dos seus patrocinadores (Banco do Brasil e a própria Previ) | Os recursos são investidos de maneira diversificada, obedecendo às Políticas de Investimentos de cada plano e aos princípios ASGI adotados pela Previ |
Capital humano | Empregados da própria Entidade, funcionários cedidos pelo Banco do Brasil, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes | Após uma seleção que inclui avaliações curricular e comportamental e entrevistas, os profissionais recebem treinamentos e capacitações constantes, num processo de atualização permanente |
Capital intelectual | Os funcionários da Previ são qualificados e têm experiência em diversas áreas de conhecimento, indispensáveis ao desempenho de suas funções, em temas como mercados de capitais, gestão de risco em investimentos, planejamento financeiro, análises macroeconômicas, atendimento, gestão de pessoas, tecnologia da informação, seguridade e atuária | Esses conhecimentos são usados em atendimentos, comunicação com os participantes, suporte da operação, no cálculo de benefícios e da reserva e na condução dos investimentos, que contemplam análises de risco e a necessária proteção ao patrimônio da Entidade |
Capital social | Rede de relacionamento com públicos de interesse, na qual se destacam participantes, pensionistas e funcionários do Banco do Brasil em geral. A Instituição também mantém estreito contato com diversos segmentos do mercado financeiro, segmentos de previdência complementar, associações de participantes, as empresas de sua carteira de participações, carteira imobiliária, várias instâncias do poder público e órgãos reguladores | A Previ busca constantemente ampliar a transparência na relação com todos os seus públicos. Em 2018, esse esforço incluiu a evolução das formas de prestação de contas e de relacionamento com associados e demais públicos de interesse |
Além de ser a maior instituição brasileira do segmento – e considerada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc, principal órgão de supervisão do setor) como uma Entidade Sistemicamente Importante (ESI), – a Previ é uma referência no setor de previdência complementar fechada em termos de resultados financeiros, eficiência na gestão e integridade em seus processos de governança. Essa posição é garantida por uma série de diferenciais, diretamente relacionados aos capitais empregados pela Instituição:
- Conta com um corpo técnico formado por especialistas em planejamento, gestão de investimentos, operações financeiras, seguridade, atendimento, entre outras áreas, que passam por processos contínuos de aprimoramento e atualização de capacidades;
- Sua força de trabalho é quase integralmente composta por funcionários cedidos pelo Banco do Brasil, que também são associados dos planos de benefícios. Hoje, eles administram os recursos que proverão, no futuro, suas aposentadorias e, por isso mesmo, primam pela responsabilidade, pelo respeito e pela transparência na gestão dos ativos;
- A observância das melhores práticas de administração é garantida pelo modelo de governança da Previ. Seu Estatuto prevê a composição de todos os órgãos colegiados de forma paritária. Além disso, há segregação de funções entre as áreas responsáveis pelo planejamento, pela execução e pelo monitoramento das decisões de investimento, o que garante uma gestão assertiva e criteriosa;
- A mesma estrutura inclui um amplo conjunto de políticas e diretrizes formais voltadas à disseminação de uma conduta ética e íntegra por parte dos funcionários, bem como direcionamentos para temas como conformidade legal, gestão de riscos, ações anticorrupção e controles internos;
- As normas internas que regem a gestão da Previ contam com determinações que vão além das exigências dos órgãos regulamentares, como a composição paritária da Diretoria Executiva (proporção igual de membros eleitos pelos associados e indicados pelo patrocinador, o Banco do Brasil, o que legalmente é exigido apenas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal) e a necessidade de maioria absoluta nas decisões tomadas pela Diretoria Executiva (sem voto de minerva).