Os bons resultados financeiros registrados em 2018 asseguraram a estabilidade e o cumprimento de todos os compromissos dos planos da Previ com seus associados. O Plano 1 voltou ao equilíbrio e não precisará elaborar plano para o equacionamento de déficit em 2019. Com a redução no número de novos funcionários empossados pelo Banco do Brasil, o Previ Futuro concentrou esforços na adesão do contingente de ativos que ainda não se filiou ao plano. A mesma estratégia foi aplicada à Capec, com uma grande campanha voltada à captação de novos associados e à regularização dos atuais participantes.
Aprovado o registro de CNPJ por plano de benefícios
Em dezembro de 2018, uma decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) autorizou o registro de Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJ) distintos para cada plano de benefícios das entidades de previdência complementar. Com isso, pretende-se afastar, a partir de sua implementação, os riscos decorrentes de decisões judiciais sobre um único plano que possam gerar problemas para todos os participantes, por não levarem em conta a segregação do patrimônio dos distintos planos de uma mesma entidade.
Além de reforçar a independência na gestão e no desempenho de cada plano da Previ e aumentar a segurança sobre o patrimônio dos participantes, a decisão do CNPC reduz riscos jurídicos envolvidos na criação de novos planos de benefícios e demais produtos associados à previdência complementar.