O Plano de Gestão Administrativa (PGA) cumpre com o pagamento das despesas administrativas previdenciais e de investimentos relativas à gestão dos planos de benefícios. São usados recursos provenientes da taxa de carregamento dos planos (4% no Plano 1 e no Previ Futuro, 2,5% na Capec) e, caso necessário, recursos do Fundo Administrativo – que é formado pela rentabilidade dos investimentos próprios do PGA e pelos excedentes das contribuições provenientes das taxas de carregamento.
Em 2018, o objetivo estratégico diretamente ligado ao PGA ganhou um novo enunciado e passou a ser “Sustentabilidade da Previ por meio de uma gestão eficiente e eficaz”. A premissa buscou não focar apenas na economia de recursos e no corte de despesas previstas para o ano, mas também melhorar a rentabilidade do PGA com um olhar aprofundado para as receitas e a forma como elas são gastas, de modo a garantir um modelo sustentável de gestão para a Entidade no longo prazo.
Pelo terceiro ano consecutivo, não houve revisão no valor nominal do orçamento da Previ, que permanece o mesmo desde 2016. Ainda assim, a Entidade conseguiu manter os gastos em um nível abaixo do total orçado para 2018. Entre as medidas tomadas para manter o orçamento sob controle, destacaram-se a revisão da gestão da área jurídica, que gerou economia estimada em R$ 6 milhões, e os primeiros impactos positivos do projeto de otimização do uso da sede, iniciado em 2017. Outra contribuição importante para o controle foi o trabalho de recuperação de créditos, feito em conjunto com escritórios de advocacia e empresas especializadas. Em 2018, o montante recuperado relativo a operações com participantes e dívidas previdenciárias superou o valor obtido em 2017. O eficaz controle orçamentário permitiu que determinadas medidas de revisão de processos internos – como o aumento da estrutura da auditoria interna, parte do Programa de Integridade – pudessem ser tomadas sem o emprego de verbas suplementares.
Em 2019, além de uma reestruturação dos métodos de controle e distribuição de sobras orçamentárias, a progressiva implementação do Projeto Plataformas (leia mais em Relacionamento com os públicos) vai potencializar ainda mais a eficiência nos gastos e a sustentação do esforço de toda a equipe em fazer mais e melhor, com despesas menores. Os “pacoteiros” – gerentes executivos responsáveis por grupos orçamentários, com poder de negociação junto às áreas e metas a cumprir –, que já atuam desde 2017, passarão a trabalhar o ano inteiro no acompanhamento da gestão das despesas e das sobras.
Detalhamento das despesas administrativas de 2018 - R$ mil
COMPOSIÇÃO DAS DESPESAS | Plano Administrativo | ||
---|---|---|---|
2017 | 2018 | Variação (%) | |
Total das despesas administrativas | 308.432 | 320.715 | 4,0% |
Pessoal e encargos | 185.262 | 200.4033 | 8,2% |
Treinamento/Congressos e seminários | 3.703 | 2.047 | (44,7%) |
Viagens e estadias | 1.835 | 1.757 | (4,3%) |
Serviços de terceiros | 44.113 | 36.566 | (17,1%) |
Despesas gerais | 46.466 | 51.753 | 11,4% |
Depreciações e amortizações | 7.791 | 7.232 | (7,2%) |
Tributos | 8.219 | 9.049 | 10,1% |
Outras | 11.042 | 11.908 | 7,8% |
Constituições/Reversões de contingências | 28.719 | 10.087 | (64,9%) |
Reversão de recursos para os planos de benefícios | 19 | 31 | 60,2% |
Compras e relacionamento com fornecedores GRI 102-9
Os fornecedores são fundamentais para os negócios da Previ. A Entidade valoriza e reforça parcerias saudáveis e a construção de relacionamentos sustentáveis de longo prazo. O processo de contratação de bens e serviços é conduzido de forma centralizada pela Gerência de Suporte Administrativo (Gesad), que tem como objetivo formular, propor, implementar, acompanhar e avaliar políticas, normas e critérios de compras de produtos e serviços, gerenciar o relacionamento com fornecedores e realizar compras e contratações, entre outros.
Os contratos com fornecedores incluem cláusulas específicas sobre o adequado monitoramento de questões ligadas à Lei Anticorrupção, à Política de Integridade e ao Código de Ética. No caso de identificação de irregularidades, poderão ser aplicadas penalidades que incluem, entre outras, a suspensão ou a rescisão do respectivo contrato.
Quantidade de fornecedores
2016 | 2017 | 2018 |
---|---|---|
77 | 101 | 110 |
Fornecedores por tipo de atividade (%)
Jurídico | 8,68% |
Campanhas e eventos | 34,40% |
Treinamento | 10,61% |
Tecnologia da informação | 34,40% |
Manutenção | 2,57% |
Outros | 9,34% |
TOTAL | 100% |