Pareceres
Parecer atuarial
06. Estado de Equilíbrio
6.1 – Plano de Benefícios 1: os resultados apresentados pelo Plano quando do encerramento do exercício de 2007, corroborado pela regularidade positiva superavitária dos anos anteriores, indicam o reconhecimento do seu estado de equilíbrio atuarial, observado o que manifestamos no item 7.1.1, relativo ao Plano de Custeio. (clique aqui para ler).
6.1.1 – Destaca-se no Plano como componente de expressiva volatilidade dos resultados a alocação dos ativos de investimentos no segmento de Renda Variável, que atingiu ao final do exercício 65,3% – RV/AI(1) – possibilitando o desenquadramento passivo em relação à Resolução CMN 3.121, de 25.09.2003, que fixou 50% (em relação ao conjunto dos investimentos) como limite para aplicação nesse segmento.
6.1.2 – Ressalte-se, entretanto, a vigência do Plano de Enquadramento dos investimentos da PREVI relativo ao Plano de Benefícios 1, ainda em curso de execução.
6.2 – Plano de Benefícios PREVI Futuro: o plano apresentou resultados estáveis de evolução atuarial e financeiro, indicando o reconhecimento do seu estado de equilíbrio nas Partes I (risco) e II (programada).
6.3 – Carteira de Pecúlios: a Carteira apresentou resultado deficitário no seu fluxo financeiro (receitas e despesas previdenciais) no valor de R$ 3.932.342,24 (três milhões, novecentos e trinta e dois mil, trezentos e quarenta e dois reais e vinte e quatro centavos), pois os valores dos prêmios foram apurados considerando a utilização de parte do Fundo Capec
(1) RV/AI: razão entre Renda Variável e Ativo de Investimentos, ambos relativos ao Plano de Benefícios 1.