Atendimento e gestão
A PREVI cada vez mais perto
Na PREVI , estar sempre próximo ao associado é tão importante quanto gerir bem seus recursos. Através da Central de Atendimento, via telefone, carta ou e-mail, o canal de comunicação entre o associado e a PREVI está sempre aberto.
Em 2007, a PREVI recebeu cerca de 2,3 milhões de consultas de seus associados. Por meio das Centrais de Relacionamento, a PREVI buscou responder com tempestividade e transparência.
* Os acessos à internet dos produtos Empr. Simples, Nova Carim e Capec não foram registrados no sistema SAP.
Novas facilidades tecnológicas
Em 2007, foi criada uma série de novos serviços no site. A tendência é consolidar este canal como o principal no relacionamento da PREVI com os seus associados. Podem ser citadas as novas ferramentas disponíveis para a Capec, para o Financiamento Imobiliário e para o Empréstimo Simples.
Iniciou-se em 2007 o Projeto oTImizar, que tem por objetivo preparar a Tecnologia da Informação para atingir o alinhamento às grandes metas da PREVI para os próximos anos. Para tanto, é necessário adotar as melhores e mais avançadas tecnologias, aliadas a modernas práticas de gestão.
Treinamento e estrutura ágil
O ano de 2007 também foi marcado pela reformulação de algumas áreas da PREVI , sempre com foco no aumento da agilidade e eficiência dos processos. Para isso, foram implantadas equipes específicas para acompanhamento segmentado de empresas participadas – com e sem controle acionário – , além da segregação do processo de investimento imobiliário, por meio da separação dos processos de precificação e negociação.
Em 2007, a PREVI dedicou seis mil horas de treinamento a seus colaboradores, em mais de 300 cursos técnicos. Os cursos visam a melhorar o atendimento aos associados, com aprofundamento técnico na gestão de investimentos, finanças, Previdência, ciências atuariais, contabilidade e controle. O investimento total em Treinamento e Desenvolvimento foi de cerca de R$ 285 mil.
Governança corporativa em pauta
O papel dos fundos de pensão na economia foi o principal assunto do encontro que reuniu os conselheiros da PREVI na Costa do Sauípe, em junho. O encontro contou com a presença do economista inglês David Pitt-Watson, autor de livros e estudos de impacto internacional. Pitt-Watson sustenta a tese de que participantes dos fundos são donos indiretos das empresas em que as instituições investem. Dessa forma, passam a ter oportunidades para cobrar das companhias atitudes alinhadas não apenas a objetivos econômicos, mas também a metas relacionadas com a preservação do meio ambiente e do bem-estar da sociedade.
Na ocasião, Pitt-Watson classificou como “exemplar” a iniciativa da PREVI em realizar o Encontro de Conselheiros. Para ele, “uma reunião de mais de 200 conselheiros para discutir governança corporativa nas empresas é iniciativa que outros países deveriam adotar”. Ações de gestão da PREVI nas empresas participadas contribuíram para consolidar práticas da governança corporativa no País:
- interlocução com a Bovespa para aprimorar regras de listagem nos segmentos especiais de negociação (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado);
- incremento no volume de distribuição de dividendos em empresas com forte geração de caixa;
- participação em 183 assembléias gerais de acionistas em empresas participadas;
- incentivo à migração das empresas para os segmentos especiais de listagem da Bovespa;
- reclamação formal na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de obrigar que uma empresa participada eleja representantes para o Conselho Fiscal; e
- visitas técnicas a 18 empresas participadas.
Grandes empresas no clube de benefícios
Cônsul, Chevrolet e Sony estão entre as anunciantes do Espelho, o contracheque dos assistidos pela PREVI. O espaço é destinado a divulgar descontos especiais dessas empresas para compras dos associados PREVI. Além do Espelho, o associado conta ainda com o Clube de Benefícios do Cartão PREVI. Todos os associados têm o Cartão PREVI e desfrutam de descontos especiais em mais de 200 estabelecimentos em todo o País. A lista completa de empresas conveniadas está no site PREVI.