Engajamento e relacionamento com outros públicos
- Patrocinador
- Entidades representantes dos associados
- Setor de fundos de pensão
- Instituições de mercado
Os termos relacionamento ou engajamento com públicos ganham cada vez mais destaque nas diferentes publicações ou materiais de comunicação das empresas e organizações. De fato, eles representam uma das maiores condicionantes para a atuação de qualquer organização, independentemente de seu tamanho, localização, ou área de atuação.
Em última instância, são as práticas de relacionamento e, sobretudo, a qualidade da relação estabelecida com seus públicos que viabilizam as atividades das organizações.
Além de crítica e muito importante, a gestão desses relacionamentos é, também, bastante trabalhosa e complexa. As organizações estão envolvidas continuamente em muitos relacionamentos, com muitas instituições, pessoas, grupos, diferentes públicos. Não obstante, esses públicos têm ligações entre si e com outros públicos, e esses diferentes contatos se interconectam e formam grandes redes que devem ser consideradas quando pensamos nas relações institucionais de qualquer organização.
Na PREVI não poderia ser diferente. Mesmo uma reflexão superficial já indicaria uma extensa lista de diferentes grupos ou públicos que afetam, são afetados ou estão implicados pelas decisões da entidade. Desde seus fornecedores até os dependentes e familiares dos participantes, passando pelo público interno, os empreendimentos nos quais investe, outros fundos de pensão e os próprios participantes, são muitas relações que se estabelecem continuamente. E elas acontecem, queiramos ou não, a todo instante.
A dificuldade inerente à simples atuação junto a cada um desses públicos multiplica-se quando a gestão e a prestação de contas sobre as iniciativas realizadas passam a fazer parte das atividades cotidianas da organização.
Tendo em vista esse contexto, a PREVI reconhece que ainda tem desafios e oportunidades para a aproximação de seus públicos.
A superação desses desafios poderá gerar inovações e diferenciais tanto para a otimização das próprias atividades da PREVI quanto para a melhoria da gestão de seus impactos e a ampliação de sua contribuição para o desenvolvimento do país. Com essa intenção, no decorrer dos últimos anos, a PREVI tem dado passos importantes para a construção de relações mais significativas com seus públicos mais próximos.