Política de Responsabilidade Socioambiental
A intenção de consolidar uma abordagem corporativa mais madura para aspectos de sustentabilidade na gestão da PREVI gerou a demanda por estabelecer parâmetros relacionados aos princípios de RSA. Esses princípios deveriam ser observados pela instituição em todas as suas ações.
Observando o conjunto de ações de responsabilidade socioambiental que já eram adotadas na entidade, tomando como referência outras iniciativas praticadas no mercado e tendo sempre a preocupação de respeitar suas especificidades e objetivos estratégicos, a PREVI formalizou, em 2009, sua Política de Responsabilidade Socioambiental (RSA).
O trabalho de elaboração da política começou em 2007 com a formação de um grupo de trabalho interno (GT RSA), do qual participaram representantes de todas as diretorias, auxiliados por consultoria especializada.
O processo contou com pesquisas envolvendo trabalhos realizados por outros fundos de pensão nacionais e internacionais e referências como as orientações do PRI (Principles for Responsible Investment), do ISE (Índice de Sustentabilidade empresarial), do GRI (Global Reporting Initiative), do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, entre outras. O GT RSA promoveu ainda debates, como a Oficina de Sustentabilidade PREVI, estimulando o diálogo sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade, e realizou um levantamento das iniciativas que já eram realizadas pelas diversas gerências da PREVI.
Oficina de Sustentabilidade PREVI
Espaço colaborativo para construção da Política de RSA
Com o objetivo de envolver os gestores da PREVI e obter contribuições para a proposta da Política de Responsabilidade Socioambiental da entidade, foi organizada a Oficina de Sustentabilidade, com diálogos e palestras sobre o tema.
O encontro contou com a participação dos conselheiros deliberativos e fiscais, diretores, assessores e gerentes executivos.
Durante a Oficina, os executivos debateram sobre o que deveria ser contemplado no escopo, abrangência e conteúdo da Política de RSA.
A política, aprovada em junho de 2009, parte de alguns pressupostos que formalizam o posicionamento corporativo da entidade e explicita o entendimento de que:
- A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão, deve ter uma visão de longo prazo e uma atitude proativa que contribua para a criação de um ambiente sustentável.
- O conceito de sustentabilidade coloca em foco a capacidade da entidade para manter e desenvolver suas estratégias, negócio e missão ao longo do tempo, cuidando para que os ambientes social, natural e econômico onde ela atua possam melhorar e se desenvolver de forma a suportar as perspectivas de perenidade e aperfeiçoamento do próprio negócio.
- A PREVI compartilha a ideia de que todos os agentes econômicos - respeitadas as suas legítimas finalidades - devem preocupar-se com a busca de melhores resultados sociais e menores impactos ambientais decorrentes de suas atividades.
- A PREVI visualiza que é não só é possível mas necessário combinar a busca de retornos financeiros com princípios de Responsabilidade Socioambiental (RSA).
- Os resultados sustentáveis de longo prazo e os ganhos de manter um ambiente saudável compensam a eventual recusa de aparentes oportunidades.
A abrangência da Política de RSA considera os diferentes processos e relacionamentos envolvidos nas operações da PREVI: investimentos, governança corporativa, gestão de pessoas, infraestrutura e organização, processos de comunicação, relação com fornecedores e prestadores de serviços, relação com associados, relação com a patrocinadora, relação com entidades setoriais e outros fundos de pensão, relações com instituições do mercado e com órgãos do governo.
Definindo-os como Princípios Gerais, a Política de RSA formaliza uma série de aspectos de sustentabilidade que devem ser considerados pela PREVI em todos os seus processos e em seu relacionamento com seus diferentes públicos. Os Princípios Gerais consideram: a conduta ética; a aplicação e promoção dos princípios da boa governança corporativa; a proteção dos direitos humanos; o combate a práticas discriminatórias, de assédio, corrupção, extorsão e propina; o respeito à representação dos trabalhadores; a promoção da equidade e o respeito à diversidade; o apoio à erradicação do trabalho forçado e infantil; o esforço pela melhoria das condições de trabalho; a utilização sustentável de recursos naturais e a gestão dos impactos ambientais.
A Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI está disponível na íntegra em www.previ.com.br
A política define ainda Princípios de Gestão que caracterizam a abordagem da PREVI para incorporação dos aspectos de sustentabilidade nos processos de gestão da entidade, indicando a intenção de ampla participação e envolvimento de todas as áreas da organização na implementação da política, além das responsabilidades da diretoria executiva e os instrumentos que devem ser utilizados na execução e acompanhamento do processo de implementação da Política de RSA.
Diversos Princípios Específicos, que devem ser observados em cada um dos diferentes processos da organização, estão também indicados no documento, destacando os principais aspectos de sustentabilidade relacionados a cada um deles.
Implementação e acompanhamento
Em julho de 2009, a Política de RSA foi apresentada aos funcionários da PREVI e amplamente divulgada em diferentes canais. A divulgação contou com área dedicada no site da entidade na Internet e foi matéria na edição do mês da Revista PREVI.
A partir de então, seguindo a orientação dos Princípios de Gestão da política, diversas ações já foram mapeadas, constituindo o Mapa de RSA - sistematização das iniciativas em andamento e já implementadas na PREVI. Novas oportunidades foram também sendo elencadas, e, contando com sugestões dos funcionários, programas relacionados à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental foram planejados.
Visando integrar as dimensões de sustentabilidade da Política de RSA aos sistemas de informações estratégicas que oferecem suporte às tomadas de decisões na entidade, os dados do Mapa de RSA estão sendo incorporados ao Data Wharehouse (sistema de inteligência corporativa) da PREVI. Com esta medida, será possível acompanhar a evolução do conjunto de medidas adotadas e identificar oportunidades de melhorias. Além disso, será possível estabelecer e acompanhar indicadores de RSA nas diversas áreas de forma rápida e automatizada, aproveitando as possibilidades de interação da ferramenta com os outros sistemas da PREVI.
Para alinhar os processos de decisão que envolvem investimentos com a Política de RSA, a PREVI vem trabalhando no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para analisar impactos socioambientais nos projetos de investimento. A Política de Investimentos de 2010 ampliou a consideração de critérios de sustentabilidade, já observando a Política de RSA. Além disso, a PREVI, que também tem exercido e militado pelo fortalecimento de uma nova cultura de investimentos, com base nos princípios da Governança Corporativa, desenvolve práticas de acompanhamento de investimentos baseadas nos princípios declarados na Política de RSA.