Engajamento e relacionamento com outros públicos
Setor de fundos de pensão
Os fundos de pensão têm assumido cada vez maior importância na busca de soluções que ajudem a enfrentar as questões críticas para o desenvolvimento de nossa sociedade. Aspectos como a redução dos impactos socioambientais das atividades econômicas e a busca de padrões mais equilibrados e equitativos de desenvolvimento exigem soluções inovadoras, que não poderão ser alcançadas sem a cooperação e participação de diferentes agentes e organizações de todo o mundo.
Os fundos de previdência, especialmente entidade fechadas - como a PREVI -, encontram-se em condições diferenciadas para estabelecer o protagonismo nesse esforço urgente para toda a sociedade. A ausência de competição ou concorrência entre as diferentes entidades e seus volumosos e diversificados investimentos proporcionam grande potencial de cooperação, aproveitamento de sinergias em diversas iniciativas de impacto e influência em vários setores da economia.
A compreensão desse cenário tem ancorado o engajamento da PREVI com outros fundos de pensão no Brasil e no mundo e ampliado seu esforço por incentivar a cooperação entre as diferentes entidades.
Essas iniciativas não são novidade no setor. Entre 2003 e 2006, a PREVI já participava de eventos de intercâmbio e seminários com outros fundos de pensão brasileiros e europeus. Naquela época, o investimento responsável começava a ganhar posição de destaque. Entretanto, nos últimos anos, essa questão passou a integrar definitivamente o centro das preocupações dos principais fóruns de diálogo do setor.
Nos últimos anos, além da participação nas comissões técnicas da ABRAPP, a PREVI tem liderado diferentes iniciativas junto a outros fundos de pensão e grandes investidores institucionais. São bons exemplos a coordenação das atividades do Grupo brasileiro do PRI (Principles for Responsible Investment) e a promoção de diferentes iniciativas a ele relacionadas.
Em 2009, a PREVI organizou a Primeira Oficina de Responsabilidade Socioambiental dos Fundos de Pensão. O fórum foi realizado em agosto no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, em conjunto com outras três Entidades Fechadas de Previdência Complementar: Petros (Petrobrás), Real Grandeza (Furnas) e Valia (Vale). O encontro proporcionou o compartilhamento das iniciativas já desenvolvidas separadamente pelas entidades e resultou em um documento que relaciona as boas práticas e possíveis ações conjuntas a serem realizadas nas diversas áreas.
No final do ano, a PREVI esteve novamente junto a outras entidades na realização do Segundo Encontro Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade dos Fundos de Pensão. O evento, cuja primeira edição foi realizada em 2008, foi promovido pela PREVI e pelos fundos Eletros, Funcef, Geap, Infraprev, Petros, Real Grandeza, Serpros e Valia. Esta última edição teve como tema "A Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Papel da Mulher, as Cotas Raciais e Sociais: O Debate da Inclusão".