Perfil institucional
A PREVI, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, é uma entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Fundada em 1904 com o nome de Caixa Montepio dos Funccionários do Banco da República do Brazil, a PREVI trabalha para garantir a seus participantes, funcionários do Banco do Brasil e do quadro próprio da entidade, benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial, contribuindo para a qualidade de vida destes e de seus dependentes.
Atendendo a uma população de quase 178 mil pessoas, entre participantes ativos, aposentados e pensionistas, a PREVI é o maior fundo de pensão do Brasil e da América Latina, e o 45º fundo de pensão do mundo em patrimônio, de acordo com o ranking divulgado pelo jornal Pension & Investments, em setembro/2009, com dados referentes a dezembro/2008.
Missão
Administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos participantes e de seus dependentes e atender a suas expectativas e das patrocinadoras.
Visão
Ser a melhor administradora de planos de benefícios do Brasil, sendo referência internacional, com excelência comprovada por indicadores em:
- Práticas de gestão de ativos e passivos
- Satisfação dos participantes
- Custo administrativo (relação custo x benefício)
- Responsabilidade socioambiental
- Produtos e serviços previdenciários
- Política de pessoal
Ser motivo de orgulho para participantes, patrocinadoras e funcionários.
Valores
A PREVI conduz sua gestão orientada e motivada por princípios éticos expressos pelos seguintes valores:
- Cidadania, democracia, transparência, responsabilidade socioambiental
- Honestidade, integridade, justiça, respeito
- Qualidade, competência, excelência, criatividade, profissionalismo
- Responsabilidade, coerência, comprometimento e solidariedade
Os recursos da PREVI são oriundos das contribuições pessoais e patronais, além de outras contribuições especiais previstas no Estatuto ou em instrumento específico. Os recursos provenientes dessas contribuições são investidos em ações de empresas, imóveis e títulos, entre outros. A adequada gestão desses investimentos garante o pagamento dos benefícios, com crescente contribuição para o esforço de desenvolvimento sustentável do país.