Visão estratégica de sustentabilidade
Para a PREVI, sustentabilidade não é apenas um aspecto que deve ser considerado na gestão de suas atividades. Dizer que sustentabilidade deve estar alinhada aos negócios e às estratégias das organizações também não representa, em sua completude, o que esse termo tem representado e a importância com que tem sido tratado na gestão e administração da PREVI.
Sustentabilidade é uma condicionante para a atuação dos fundos de pensão. O objeto central da atuação de entidades como a PREVI - os benefícios previdenciários a serem pagos aos participantes e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida de cada um deles e de seus dependentes no futuro - é indissociável dos diferentes aspectos envolvidos no que hoje tratamos por sustentabilidade.
Essa premissa, como faz sentido que seja, sempre foi verdadeira. A diferença hoje é que, além de termos amadurecido esse entendimento, o desenvolvimento atual do tema, decorrente de sua ampla disseminação na sociedade, possibilitou a criação de referências fundamentais para que as organizações pudessem tratá-lo de maneira mais objetiva.
A PREVI entende que a adoção de critérios e práticas socioambientais pode implicar a recusa de oportunidades aparentemente lucrativas a curto prazo que de alguma maneira possam representar riscos (sociais, ambientais, econômicos ou culturais) elevados no ambiente em que opera. A certeza de que é necessário buscar a confluência entre os resultados econômicos, sociais e ambientais em suas iniciativas, direciona a PREVI a uma atuação que valoriza resultados sustentáveis de longo prazo em detrimento a oportunidades questionáveis de lucro a curto prazo com potenciais impactos e externalidades irreparáveis para a sociedade no futuro.
Esse posicionamento tem se integrado a todas as áreas da PREVI e, ao longo dos últimos anos, tem se desdobrado em importantes iniciativas.
Desde 2003, a sustentabilidade está inserida no Plano Estratégico da PREVI dentro dos seus Valores, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos. O passar dos anos gerou aprendizagens, e as ações puderam ser, aos poucos, ampliadas e formalizadas.
A PREVI lançou em 2009 sua Política de Responsabilidade Socioambiental (RSA). Fruto de um processo que contou com ampla participação dos colaboradores da PREVI e diálogo com diferentes públicos, o documento passou a servir de principal norteador corporativo para o encaminhamento de diversos aspectos de sustentabilidade nas diferentes áreas de atuação da organização e no relacionamento com seus públicos.
Paralelamente ao desenvolvimento da Política de RSA, a PREVI ampliou sua participação no PRI - Princípios para Investimentos Responsáveis - participando do conselho e implementando e coordenando a rede de signatários brasileiros da iniciativa.
Esse empenho tem gerado ainda o amadurecimento de novos critérios para análise e seleção de investimentos, ampliado o diálogo sobre sustentabilidade junto a outros fundos de pensão, levado a PREVI a criar novas referências para atuação das empresas e outros empreendimentos nos quais investe, e estabelecido um novo patamar no relacionamento entre investidores e os gestores dos diferentes empreendimentos financiados.
O aprofundamento das iniciativas já iniciadas e a implementação contínua da Política de RSA deverão reafirmar a identidade da PREVI como gestora responsável dos recursos de seus associados, atenta às demandas atuais e futuras da sociedade.
Continuaremos criando condições para ampliação do diálogo e de participação de todos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Em breve, possivelmente, não precisaremos mais falar de sustentabilidade. Nossas ações, necessariamente, deverão considerar todos esses aspectos.