Compromisso com iniciativas externas
Alinhada a seu posicionamento corporativo, que orienta o trabalho conjunto, o amplo envolvimento e a colaboração nas ações relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável, a PREVI tem participado e apoiado ativamente, ao longo dos últimos anos, uma série de iniciativas de outras organizações nacionais e internacionais.
No período entre 2003 e 2006, a PREVI já havia aderido a iniciativas relevantes e iniciava sua participação em organizações que trabalhavam especificamente com sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Entre essas iniciativas e participações, destacam-se a adesão aos Princípios de Responsabilidade Socioambiental da ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), a filiação ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a adesão e patrocínio do CDP (Carbon Disclosure Project), a participação na elaboração dos Princípios para Investimento Responsável (PRI) e a adesão ao Pacto Global.
Desde então, e com ainda maior intensidade nos últimos anos, a entidade tem assumido responsabilidades ainda maiores no fomento e fortalecimento dessas iniciativas e utilizado sua posição de destaque como um dos maiores investidores institucionais do mundo para aprofundar o encaminhamento de aspectos de sustentabilidade em sua rede de relações.
Entre 2007 e 2009, a PREVI ampliou sua participação e vínculo com o PRI, integrando o Conselho do programa e representando a América Latina no Grupo Executivo da iniciativa. Participou da criação e auxilia na coordenação do Grupo PRI no Brasil, organizando a pauta e a dinâmica de trabalho das entidades signatárias brasileiras, além de divulgar permanentemente a iniciativa, promovendo a adesão de novos signatários no país. No Grupo PRI Brasil, a PREVI participa dos três grupos técnicos criados, que debatem e promovem ações nas áreas de recrutamento, engajamento e integração.
A PREVI apoiou ainda o Iron & Steel Engagement, lidera o Emerging Markets Disclosure Project no Brasil e apoia, por meio do subgrupo de trabalho brasileiro no PRI, a iniciativa de engajamento ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
Iniciativas externas apoiadas pela PREVI
Princípios de Responsabilidade Socioambiental da Abrapp
Lançado em 2004, pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é um conjunto de critérios baseados em Princípios Básicos de Responsabilidade Social. Foi a primeira iniciativa deste gênero no mundo e, portanto, um marco referencial da área financeira internacional.
Carbon Disclosure Project (CDP)
Desde 2005, a PREVI participa, como signatária, das edições global e nacional do relatório Carbon Disclosure Project – CDP.
O CDP tem desafiado, em nome dos investidores institucionais, as maiores empresas do mundo a medir e relatar suas emissões de carbono, integrando valor de longo prazo e custo da mudança climática a suas avaliações financeiras e prospecções futuras de seus negócios.
A lógica do CDP é de que o enfrentamento do desafio trazido pelo processo de mudanças climáticas depende de amplo diálogo apoiado por informações de qualidade.
Princípios para Investimento Responsável (PRI)
Iniciativa de investidores institucionais em parceria com a Unep-FI e o Pacto Global das Nações Unidas, reunidos inicialmente em 2005 a convite do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, visa ajudar a integrar temas ambientais, sociais e de governança nas tomadas de decisão de investimento e práticas de propriedade.
A PREVI foi a única instituição da América Latina a integrar o grupo representativo dos maiores investidores institucionais do mundo que desenvolveu o PRI e desde então tem estado permanentemente engajada na iniciativa.
Pacto Global
Iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade internacional para adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção que se refletem em dez princípios.
A PREVI aderiu ao Pacto Global em 2006.
Iron & Steel Engagement
Iniciativa promovida pelo Hermes Pensions Management, signatário do PRI, com apoio da Unep-FI, voltada para incentivar o engajamento de empresas da cadeia de produção do aço na gestão dos aspectos de sustentabilidade associados às atividades das empresas do setor.
A PREVI apoiou a iniciativa, incentivando o engajamento das empresas do setor nas quais detinha participação acionária.
Emerging Markets Disclosure Project
Iniciativa internacional que busca ampliar a divulgação de informações relacionadas à sustentabilidade pelas empresas de mercados emergentes, como Brasil, China, Índia, África do Sul, Coreia do Sul e Indonésia.
Em julho de 2008, a PREVI se manifestou favoravelmente ao apoio da iniciativa no Brasil, aceitando liderar o projeto nacionalmente.
Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
Articulado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONG Repórter Brasil, o pacto visa ampliar o comprometimento dos signatários com a defesa dos Direitos Humanos e a erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas e auxiliar na inclusão no mercado de trabalho de pessoas resgatadas de condições degradantes de trabalho.