Carta do presidente
O ano de 2009 foi um ano marcado pela retomada econômica, depois do impacto da crise financeira que atingiu a economia mundial em 2008. Superando expectativas em um cenário ainda incerto para a maioria dos analistas, os resultados dos investimentos da PREVI foram bastante positivos, efeito da gestão adequada dos recursos e reflexo da boa recuperação da economia do país. A rentabilidade dos dois planos administrados pela entidade superou, em 2009, a meta atuarial e a rentabilidade média dos fundos de pensão.
Além da recuperação da rentabilidade sobre os investimentos, o período foi marcado por outras realizações de grande relevância para a gestão da PREVI. No último ano, formalizamos e divulgamos nossa política de responsabilidade socioambiental e participamos ativamente do PRI - Principles for Responsible Investiment -, reafirmando nossa posição quanto à adoção de práticas responsáveis nos investimentos e o entendimento sobre o papel de destaque que os grandes investidores institucionais podem assumir na construção de um novo modelo de desenvolvimento, que beneficie toda a sociedade.
Essas realizações, entre várias outras iniciativas empreendidas durante o ano, resultaram do grande amadurecimento que as questões relacionadas à sustentabilidade tiveram na PREVI nos últimos anos. Todas as ações ligadas à sustentabilidade, incluindo o processo de elaboração da política de responsabilidade socioambiental da entidade e a definição do conteúdo deste relatório, contaram com ampla participação e diálogo, e mobilizaram representantes de diferentes públicos que se relacionam com a PREVI.
Esta orientação para o diálogo reflete o posicionamento da PREVI de que sustentabilidade é um assunto que deve ser tratado a partir de diferentes olhares, com grande participação e proximidade entre todos os envolvidos.
E este é um momento no qual essa reflexão ganha ainda mais importância. Nos próximos meses, o país inteiro deverá eleger seus novos representantes no poder público, em um processo eleitoral democrático, uma das principais conquistas da história recente do Brasil. A PREVI também passará por um processo semelhante, que resultará na renovação de parte de sua diretoria e conselhos.
Será um momento de avaliar propostas e realizações, e também de refletir sobre a nossa participação na construção de novas realidades, para toda a sociedade.
Boa leitura.
Sérgio Ricardo Silva Rosa
Presidente da PREVI