Contribuição
Contribuição adicional não é contribuição de evolução na carreira
Contribuição 2B e 2C: qual é a diferença entre elas?
Israel e Luciana estão utilizando as duas estratégias que são oferecidas aos participantes do PREVI Futuro para engordar seu saldo de conta: as contribuições 2B e 2C. Mas qual é a diferença entre elas?
A contribuição 2B, chamada de contribuição de evolução na carreira, depende, como o próprio nome diz, da evolução da carreira no Banco e do tempo de Plano. Esses dois fatores são contabilizados na forma de pontuação que aumenta conforme a progressão do tempo e do cargo ocupado. O percentual dessa contribuição pode variar de 1% a 10% e é sempre acompanhado pelo Banco.
A 2B deve ser utilizada para compensar o período em que a contribuição era feita sobre um salário mais baixo, no início da carreira. Dessa forma, se torna possível acumular o suficiente para ter uma renda de aposentadoria mais próxima dos últimos salários da ativa.
Já a contribuição adicional 2C, que pode ser mensal ou esporádica, é feita unicamente pelo participante no percentual escolhido por ele – mínimo de 2% do salário de participação para contribuição mensal e de 20% para a esporádica. Ela pode ser utilizada para aumentar o valor do benefício ou para diminuir o tempo de contribuição, de acordo com o perfil de cada um, independentemente de qualquer outro fator como tempo ou cargo. Ou seja: a partir do recebimento do primeiro salário no Banco, qualquer pessoa já pode começar a planejar seu futuro benefício e o momento da aposentadoria.