Praticar e promover os princípios, buscar transparência, trabalhar em conjunto e divulgar essas atividades: estes são alguns dos pilares dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês). O PRI é uma iniciativa da ONU que visa estimular investidores de todo o mundo a incorporarem as variáveis social, ambiental e a governança corporativa em suas análises de investimento. A PREVI ajudou a elaborar os princípios e foi o primeiro fundo de pensão brasileiro a aderir ao PRI, em abril de 2006, realizando em maio de 2008 o primeiro workshop para signatários que reuniu 14 fundos de pensão e seis gestores de fundos.
Em junho de 2008, o presidente da PREVI, Sérgio Rosa, foi eleito para substituir o ex-diretor de Investimentos, José Reinaldo Magalhães, como representante da América Latina no Conselho do PRI.
Construção da Rede Brasileira de Signatários do PRIA PREVI integra o grupo, coordenado pelo Instituto Infraero de Seguridade Social - Infraprev, responsável por atrair novas adesões de empresas e investidores aos Princípios.
PREVI recebe prêmio por Responsabilidade SocialO 13º Prêmio Nacional de Seguridade Social contemplou, em novembro, oito personalidades e instituições brasileiras que apresentam relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade. A PREVI foi premiada na categoria Responsabilidade Social por sua atuação no PRI - Princípios para o Investimento Responsável. A premiação é concedida pelo Instituto Cultural de Seguridade Social - ICSS.
Mais transparênciaA PREVI assumiu a liderança no Brasil da Emergin-Markets Disclosure Project, iniciativa de investidores internacionais que busca ampliar a transparência de empresas em mercados emergentes quanto à divulgação de informações de responsabilidade socioambiental.