A Política de Investimentos do Plano PREVI Futuro incorpora os aspectos relativos à implementação dos perfis de investimento a partir de 2009, o que permitirá ao participante escolher o percentual de ativos de Renda Variável adequado ao seu perfil de risco, resguardados os limites estabelecidos pela legislação vigente.
Em vista disto, e também considerando a conjuntura pela qual a economia mundial tem passado, com inegáveis reflexos para o ambiente econômico-financeiro do país, novos instrumentos de gestão foram previstos, tais como operações com derivativos, aluguel de ações e Matriz de Atratividade.
Os derivativos são instrumentos financeiros utilizados principalmente para reduzir o nível de risco de operações. Nesse sentido, seu uso proporcionará aos gestores a possibilidade de minimizar a volatilidade das carteiras em face de um ambiente de maior turbulência, proporcionando melhor previsibilidade dos resultados. O aluguel de ações é indicado para investidores com perfil de formador de poupança de longo prazo, como é o caso do PREVI Futuro. Este instrumento permitirá obter ganhos adicionais com o recebimento de uma taxa de aluguel das ações que compõem a carteira de ativos do plano. Finalmente, a Matriz de Atratividade visa oferecer informações acerca da diversificação setorial dos investimentos, integrando-se ao conjunto de indicadores analisados internamente nas decisões de investimentos e desinvestimentos.