Empresas e empreendimentos participados
Participação e apoio a pactos e iniciativas externas
Empresas Participadas
O apoio a iniciativas, compromissos e pactos de adesão voluntária relacionados a aspectos socioambientais é uma prática cada vez mais comum entre as organizações, assim como também é crescente a demanda desses compromissos pelo mercado e pela sociedade.
Muitas das empresas participam das iniciativas apoiadas ou promovidas pela PREVI, como:
- Pacto Global: Iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. É o compromisso que apresenta maior adesão pelas empresas participadas da PREVI, atualmente 21 empresas participadas (representando 70% do total) são signatárias do Pacto Global.
- Carbon Disclosure Project: A iniciativa, que conta com a participação de 12 empresas participadas, visa facilitar o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas.
- Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo: Conta com a adesão de nove empresas participadas (30% do total de consultadas). Este Pacto, articulado para combater o trabalho forçado, compulsório e análogo à escravidão, é uma iniciativa do Instituto Ethos em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho e a ONG Repórter Brasil.
- Selo Empresa Amiga da Criança: criado pela Fundação Abrinq em 1995, este programa mobiliza empresas para a atuação social em benefícios de crianças e adolescentes no Brasil, por meio do incentivo ao investimento social privado e apoio às empresas na qualificação de suas ações, para que estejam em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Um total de oito empresas (27% das empresas que responderam o questionário) aderiu ao programa.
Outros compromissos voluntários também foram citados pelas empresas, como o GHG Protocol, Empresas pelo Clima, Programa pró-Equidade de Gênero, Caring For Climate, Programa Na Mão Certa, Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, Protocolo Nacional de Preservação da Mata Atlântica e Financial Coalition Against Child Pornography; além de outros específicos para determinados setores, como é o caso dos Princípios do Equador e Protocolo Verde, voltados para as instituições financeiras, e dos 10 princípios do International Council on Mining and Metals, voltado para o setor de mineração.
Grande parte das empresas (87% do total ou 26 empresas) consultadas participa de associações ou organizações do setor que ancoram diálogos relacionados a aspectos de sustentabilidade. Os mais citados foram o Instituto Ethos, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
Empreendimentos Imobiliários
Alguns dos empreendimentos imobiliários também afirmam participar de associações ou organizações setoriais que ancoram diálogos relacionados a aspectos de sustentabilidade. Cerca de 35% dos empreendimentos imobiliários indicaram desenvolvem iniciativas dessa natureza por meio de órgãos de representação setorial, como a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping e a Associação Brasileira de Shopping Centers.