PREVI - Relatório de Sustentabilidade 2009


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Gestão PREVI

Infra-estrutura, organização e gestão administrativa

A atual gestão da PREVI tem atentado aos impactos e oportunidades ligados à sustentabilidade diretamente relacionados à sua infra-estrutura e organização. Apesar de pouco significativos quando comparados aos potenciais impactos decorrentes dos relacionamentos da entidade, sobretudo de seus investimentos, as iniciativas voltadas à melhoria da gestão socioambiental de sua estrutura interna representa para a PREVI uma forma de reafirmar seus valores e compromissos em relação à sustentabilidade.

Esse entendimento está formalizado na Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI que orienta a consideração na gestão dos processos de suporte administrativo e tecnologia da informação de parâmetros que incorporem aspectos ambientais e sociais, tais como o uso sustentável de recursos, a adoção de atitudes responsáveis na geração e disposição de resíduos, além da avaliação e adequação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Resultados administrativos

As despesas administrativas da PREVI, em 2009, totalizaram R$ 169,3 milhões, refletindo um aumento de aproximadamente 15% em relação às despesas administrativas atualizadas do período anterior. Esse valor equivale à aproximadamente 6,5% da receita previdenciária total da entidade.

A maior parte das despesas (R$ 105 milhões) destinou-se ao pagamento de pessoal. Outros R$ 42,1 milhões foram utilizados no pagamento de serviços de terceiros e R$ 18,7 milhões para pagamento de outras despesas.

Ética e conduta na gestão

A PREVI possui códigos de ética e de normas de conduta, revistos recentemente com o objetivo de atualizá-lo às novas demandas da PREVI, bem como ampliar o público-alvo de apuração de ocorrências, propiciando maior equidade na análise das questões éticas que envolvem os colaboradores e outros públicos de relacionamento da PREVI.

O Código de ética foi amplamente divulgado e está disponível para acesso no site da entidade na internet. Ele é público e possui um conjunto de princípios e valores que a PREVI e seus colaboradores difundem, respeitam e praticam em todas suas relações. Além de orientar posturas que prezem pelo respeito e condenem situações de assédio e discriminação, o Código define posicionamentos claros em relação a situações sujeitas a conflitos de interesse ou prática de corrupção.

À época do lançamento da nova versão do Código de Ética, a entidade realizou palestra envolvendo todos os seus colaboradores. Em 2009, as diretrizes éticas e normas de conduta fizeram parte também da Oficina de Comportamento Ético e Responsabilidade Socioambiental do programa de sucessão.

A PREVI entende que a postura ética e a gestão respaldada por valores e princípios é um dever de todas as organizações e uma condição para a construção de relações que possam contribuir para o desenvolvimento do país.

A entidade não faz doações a políticos, partidos políticos ou instituições relacionadas e não recebeu denúncias de casos de corrupção envolvendo a organização ou qualquer um de seus colaboradores.

Uso de recursos

Pouco a pouco, a PREVI tem desenvolvido e implementado inciativas voltadas ao aumento da eficiência e à minimização no uso de recursos e materiais em suas operações e nas dependências de seu escritório. Apesar da compreensão sobre a reduzida magnitude dos impactos associados a esses processos, a entidade tem se empenhado na adoção de atitudes simples, que não demandam grandes esforços ou recursos, capazes de trazer resultados efetivos não só em aspectos objetivos - como a redução ou otimização do consumo corporativo - mas em relação à sensibilização das pessoas e multiplicação de atitudes responsáveis em sua extensa rede de relações.

No dia 5 de junho de 2009, aproveitando a comemoração do dia Mundial do Meio Ambiente, visando reduzir o consumo de copos pláticos no escritório e sensibilizar o público interno para a importância da utilização racional dos recursos naturais, estimulando a consciência pela responsabilidade ambiental, a PREVI distribuiu a cada funcionário uma caneca de cerâmica. Utilizadas em substituição aos copos descartáveis, as canecas ajudaram a reduzir o consumo deste item em cerca de 16.500 unidades em relação ao ano anterior.

Para minimizar o consumo de papel, cartuchos e tonners em seu escritório, a PREVI utiliza impressoas que trabalham com o sistema de impressão frente e verso e em modo econômico. Em 2009, a entidade registrou reduções de aproximadamente 15% e 8% na utilização de tonners e papeis para impressão, respectivamente, em relação ao ano anterior.

No último ano, à época da publicação do relatório anual da entidade, foi realizada uma pesquisa com os associados sobre o interesse ou não do recebimento de uma cópia impressa da publicação. A consulta foi realizada entre os meses de dezembro de 2008 e fevereiro de 2009. Após a opção dos participantes, a PREVI deixou de imprimir cerca de 42 mil exemplares do documento, com 144 páginas cada. A iniciativa, com apoio do grupo de associados, reduziu a utilização de papel, entre outros impactos, proporcionando significativa economia de recursos.

As instalações do escritório da PREVI foram planejadas de modo a reduzir o consumo de água e energia. As torneiras e descargas dos banheiros contam com dispositivos eletrônicos de acionamento e desligamento automáticos, que tendem a reduzir o consumo de água. O edifício da sede da entidade utiliza mecanismos para reduzir o consumo de energia elétrica. A iluminação dos corredores é feita com luminárias de alta eficiência e sensores de presença que desligam as luzes quando não há circulação de pessoas. Os vidros das janelas têm películas protetoras que evitam a elevação da temperatura interna sem prejudicar a claridade do ambiente, diminuindo a demanda sobre o sistema de ar-condicionado e a utilização de iluminação artificial. Aos poucos, de acordo com a política de TI, os monitores CRT dos computadores estão sendo substituídos pelos de LCD, que utilizam menos energia elétrica.

Logo após a aprovação da Política de RSA, muitas sugestões dos funcionários de iniciativas envolvendo reciclagem foram recebidas. Foi realizado, então, um estudo detalhando as medidas já adotadas e as oportunidades de atuação em relação ao tema.

A partir do estudo realizado, está sendo elaborado um programa de Ecoeficiência, que terá indicadores para acompanhar a utilização de cada um dos itens mais consumidos pela PREVI e uma campanha de Consumo Consciente para funcionários e participantes.


Gestão de resíduos e reciclagem

Paralelamente às inciativas voltadas à redução do consumo de papel em seu escritório, a PREVI realiza coleta seletiva dos resíduos gerados em sua sede. O condomínio do edifício da sede da entidade mantém acordo de doação deste material para uma cooperativa de catadores que retira, tria e destina adequadamente o material descartado.

Compras e fornecimento

A política de RSA da PREVI orienta a consideração de aspectos socioambientais nos processos de seleção, contratação e gestão de fornecedores, observando a definição de critérios para compras de produtos e serviços que impliquem menor impacto social e ambiental. O documento encaminha ainda o estímulo à inserção de aspectos de sustentabilidade ao negócio das empresas fornecedoras; a promoção do engajamento na gestão conjunta de impactos causados por bens e serviços utilizados nos processos da PREVI; e o estímulo a uma gestão diferenciada que cuide adequadamente das condições de empregabilidade dos empregados terceirizados.

Programa de alfabetização de adultos para prestadores de serviço na PREVI (BB Educar)

O BB Educar – Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Fundação Banco do Brasil foi implantado na PREVI em setembro de 2008, com a última aula realizada em abril de 2009.

O curso foi conduzido por duas voluntárias da Associação do Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e Amigos nas salas de treinamento da PREVI. Participaram do programa sete empregados de empresa contratada pela PREVI que prestam serviço na entidade.

Desde a formalização da Política, em junho de 2009, a PREVI ainda não pode alinhar totalmente seus processos de gestão aos direcionamentos do documento. O desenvolvimento de uma Política de Fornecedores, que considere aspectos socioambientais nos processos de seleção, contratação e gestão das empresas e a definição de critérios que orientem o alinhamento dos processos internos da entidade, faz parte das metas e próximos passos do processo de implementação da Política de RSA.

Atualmente, o acompanhamento e a gestão dos fornecedores e prestadores de serviços cumprem os padrões exigidos por lei e inclui o monitoramento mensal das retenções de impostos e contribuições trabalhistas das empresas provedoras de trabalhadores terceirizados e o monitoramento junto aos terceiros para verificação de eventuais ocorrências. Anualmente as empresas contratadas disponibilizam a documentação e os comprovantes solicitados, que compõem dossiê devidamente arquivado pela PREVI.

A PREVI não tem política ou procedimento específico que oriente a contratação de fornecedores locais, porém, com exceção de demandas específicas, obras e serviços em outros estados, ou no caso de fornecedores de serviços exclusivos, em geral são contratados fornecedores e prestadores da cidade do Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da entidade.

Em 2009, as compras da PREVI, considerando contratos com pagamentos mensais e contratos com preço fechado, somaram R$ 87,2 milhões. Nesse período, cerca de 437 empresas e prestadores realizaram o fornecimento de produtos ou serviços para a entidade.

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