PREVI - Relatório de Sustentabilidade 2009


Gestão PREVI

Gestão de pessoas

O quadro de colaboradores da PREVI é formado por empregados e trabalhadores terceirizados, além de estagiários e jovens aprendizes, que participam de programas específicos de formação.

Entre os empregados, a maior especificidade diz respeito à existência de dois grupos de funcionários, os empregados cedidos pelo Banco do Brasil, patrocinador da entidade, e os empregados contratados diretamente pela PREVI, que compõem o quadro próprio.

A cessão de empregados do Banco do Brasil para a PREVI é realizada por meio de processo seletivo, com parâmetros definidos na Política de Gestão de Pessoas da PREVI, havendo exceção apenas para os cargos de assessor. Esses cargos são preenchidos por empregados do Banco do Brasil, respeitando-se a indicação do diretor da respectiva área.

Essas características trazem peculiaridades para a gestão de pessoas, uma vez que as políticas têm de ser diferenciadas para cada um dos grupos. As diretrizes corporativas voltadas para o quadro de cedidos têm de seguir as normas definidas no convênio de cessão dos funcionários do Banco e respeitar os direitos e benefícios adquiridos pelos empregados em suas trajetórias profissionais. Ao mesmo tempo, eventualmente, as atividades exercidas pelos empregados do quadro próprio demandam atenções especiais que têm de ser consideradas no contexto da gestão. Outra questão importante para a gestão de pessoas da entidade é a manutenção de condições de equidade, referenciadas pelas melhores práticas de mercado, no tratamento de todos os seus empregados.

Concessão de benefícios a homoafetivos

A atenção às necessidades e especificidades de seus associados é uma das características da administração da PREVI. No decorrer dos últimos anos, foram desenvolvidas inúmeras ações para ampliar os benefícios e atender às expectativas dos associados. Tem-se sempre em vista as diferentes realidades individuais que compõem o grupo de participantes da PREVI.

Desde 2006, a PREVI prevê a possibilidade de concessão do benefício a homoafetivos para os participantes do Plano 1. O pagamento da pensão é feito a companheiros de associados que tenham falecido a partir de 4 de maio de 2006, desde que o INSS tenha reconhecido a união estável.

Essas regras serão estendidas aos participantes do PREVI Futuro, porém, para tal, a PREVI aguarda a aprovação de mudanças no regulamento do plano pelo Banco do Brasil e pelo órgão regulador.

Para monitorar o clima no ambiente de trabalho, a PREVI realiza pesquisas e avaliações periódicas com envolvimento do público interno. Em 2006 e 2009 foram realizadas pesquisas de Clima Organizacional. Em 2008, realizou-se o Mapeamento Cultural, uma espécie de diagnóstico da cultura da entidade que envolve todos os segmentos funcionais. Periodicamente, é realizada ainda uma avaliação dos processos seletivos que é respondida pelos candidatos e pelos gestores das áreas demandantes.

Distribuição e rotatividade dos empregados

Ao final de 2009, a PREVI contava com um total de 663 colaboradores, entre empregados, terceiros, estagiários e aprendizes. Esse número se manteve relativamente estável nos últimos anos.

O pequeno crescimento do número total de empregados se deveu a um aumento do número de empregados cedidos maior que a redução verificada no quadro próprio da entidade.

Dos 568 empregados (próprios e cedidos pelo Banco do Brasil), 83% ocupam cargos técnicos e administrativos na entidade. Os cargos gerenciais e de direção representam os outros 17% do total.

A rotatividade dos empregados PREVI em 2009 foi de aproximadamente 7%, o que representa uma redução de quatro pontos percentuais em relação ao período anterior. No último período houve 45 admissões e 39 desligamentos. Cerca de 49% dos desligamentos e 40% das admissões em 2009 foram de mulheres.

A maior parte dos desligamentos, em 2009, envolveu funcionários mais jovens e com menor tempo de trabalho na entidade. Mais de 67% dos empregados que se desligaram da entidade no período tinham entre 18 e 45 anos de idade, e 72% trabalhavam na PREVI havia no máximo cinco anos.

Os números de desligamentos voluntários incluem os empregados que se aposentaram.

Perfil dos colaboradores

De maneira geral, o perfil etário do grupo de empregados é bem equilibrado. O número de pessoas entre 18 e 35 anos é bastante próximo ao dos que têm entre 36 e 45 anos e do total de empregados que têm entre 45 e 60 anos.

Em relação ao tempo de trabalho na PREVI, a maioria dos empregados (35%) tem de três a cinco anos. Há ainda relativo equilíbrio entre o número de empregados que têm menos de dois anos e os que têm entre seis e dez anos de trabalho na entidade. Aproximadamente 17% dos empregados trabalham na PREVI há mais de 11 anos.

O respeito à diversidade e a promoção da equidade são compromissos explícitos da PREVI, formalmente estabelecidos na Política de Responsabilidade Socioambiental da entidade e expressos em seu Código de Ética.


Como reflexo e parte desse compromisso, a PREVI aderiu, em 2009, ao Programa pró-equidade de gênero, iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse Programa visa motivar a adoção de práticas de equidade de gênero na cultura organizacional e na gestão de empresas e instituições de médio e grande porte, públicas e privadas.

Ao final de 2009, o número de mulheres representava 44% do total de empregados da PREVI. Esse número representa uma pequena redução (aproximadamente 1%) na participação das mulheres no total de empregados entre 2008 e 2009. Esta redução ocorreu por conta da participação relativamente maior dos homens nas contratações ao longo de 2009, apesar de o número absoluto de mulheres ter sido maior em 2009 do que no ano anterior.

A participação das mulheres é menos expressiva nos cargo de direção e gerência do que no corpo técnico e administrativo da PREVI. Elas ocupam, em média, aproximadamente 20% dos cargos de direção e gerência e 50% dos cargos técnicos e administrativos.

Como parte do esforço por monitorar o perfil de seu público interno e viabilizar o desenvolvimento de iniciativas para valorização da diversidade, a PREVI realiza o censo de seus empregados incluindo informações de cor/raça. Essa característica consta de formulário no qual cada empregado se autodeclara com base nas categorias definidas pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pelas estatísticas oficiais de cor/raça da população brasileira.

Pessoas com deficiência

Desde 2005, a PREVI desenvolve iniciativas para inclusão e acolhimento de pessoas com deficiência entre seus colaboradores.

A medida é importante para os trabalhadores, mas também para o combate ao preconceito que ainda existe na sociedade. No mercado de trabalho, ele se manifesta na hora da contratação e na triagem das oportunidades de crescimento profissional.

De caráter voluntário, uma vez que a entidade tem menos de 100 empregados contratados diretamente e não tem cotas legais para pessoas com deficiência, o programa gerou uma série de aprendizagens internas e se desdobrou na realização de modificações nas instalações e de iniciativas para sensibilização de todos para acolhimento dos novos colaboradores.

As adequações relacionadas à acessibilidade das instalações foram realizadas a partir de uma vistoria feita por ONG especializada. O estudo sugeriu uma série de modificações nas instalações prediais — como a recolocação de armários, a adequação das máquinas de café, a adaptação dos banheiros, entre outras —, todas já implementadas.

Após a realização de processo seletivo específico para pessoas com deficiência, a área de gestão de pessoas iniciou um processo para sensibilização dos gestores das áreas nas quais os novos colaboradores foram admitidos.

O último censo foi realizado em 2008. Na ocasião, 100 empregados negros (pessoas que se declararam pretas ou pardas) integravam o grupo de empregados da entidade. Elas representavam 18% do total, em face de aproximadamente 82% de empregados autodeclarados brancos. Apenas um empregado se declarou indígena, e outro amarelo.

Dados de 2008, último levantamento disponível, indicam a presença de empregados com alto nível de escolaridade no grupo de colaboradores da PREVI. A maioria absoluta tem algum curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado completo, e 27% já concluíram o ensino superior.

Treinamento e desenvolvimento

A PREVI mantém programa de educação corporativa com funcionamento definido pela Política de Gestão de Pessoas da entidade. O Programa tem duas vertentes que envolvem iniciativas de treinamento técnico (Programa Técnico-profissional) e ações de incentivo ao desenvolvimento e profissional dos empregados, incluindo o financiamento a cursos de educação formal para graduação e pós-graduação (Programa Institucional).

O Programa considera os interesses estratégicos da organização, as necessidades específicas de cada área e as aspirações individuais dos empregados . A PREVI considera as pessoas como diferencial competitivo e em seu Programa adota como premissas a democratização das ações de treinamento e desenvolvimento, e a definição de critérios claros e objetivos para elegibilidade a cada treinamento, atrelados aos limites orçamentários estabelecidos para o período.

Em 2009, mais de 93% dos empregados participaram de algum programa de treinamento. No período foram investidos aproximadamente R$ 2,3 milhões nesses programas, que totalizaram 24.173 horas de treinamento no ano.

Esses valores representam uma média de mais de 42 horas de treinamento, e investimento de pouco menos de R$ 4.000,00 por empregado no período.

Especificamente em relação ao financiamento de cursos de educação formal, a PREVI investiu em 2009 R$ 119 mil. O programa beneficiou no ano 15 empregados.

A organização conta ainda com um Programa de Estágio e, desde 2009, com o Programa Jovem Aprendiz. Ambos realizados em parceria com entidades especializadas, visam colaborar para a educação e formação de jovens e estudantes por meio do trabalho acompanhado na entidade. Ao final do último período, oito estagiários e cinco aprendizes participavam dos programas.

A PREVI mantém também um programa de avaliação de desempenho que envolve todos os seus empregados, exceto diretores estatutários. O sistema GDP - Gestão de Desempenho e Potencial - conta com processo contínuo de avaliação a partir de cinco perspectivas: satisfação dos participantes em relação à gestão PREVI, comportamento organizacional, estratégias e operações, resultado econômico e adequação e melhoria de processos internos críticos.

Outras iniciativas são desenvolvidas periodicamente com o objetivo de ampliar as competências técnicas e gerenciais, visando à manutenção da alta qualificação e capacitação dos colaboradores da PREVI.

Todos os gestores participam do Programa de Desenvolvimento Gerencial, realizado por meio de uma série de oficinas para desenvolvimento de competências, e do Ciclo de Palestras, que é também direcionado para os funcionários indicados para sucessão dos cargos de gestão.

Os funcionários indicados como sucessores são apoiados ainda pelo Programa de Sucessão, que visa ao desenvolvimento das competências fundamentais (sucessores técnicos) e gerenciais (sucessores dos cargos de gestão).

Em 2009, foram realizadas também seções individuais de coaching para sucessores de cargos de gestão e atuais diretores. Ao longo de 2010, o coaching será direcionado para os atuais gestores.

Está ainda em fase de estudo a implantação de um programa de preparação para a aposentadoria, voltado para os empregados cedidos do Banco do Brasil à PREVI.

Saúde e segurança

A PREVI mantém iniciativas permanentes que visam à garantia das condições de saúde e segurança de seus empregados no trabalho.

A natureza do trabalho na entidade não expõe as pessoas a atividades nas quais há elevado risco ou índice de acidentes de trabalho, porém, como em toda atividade em escritórios, há riscos de doenças e lesões ocasionadas pelo sedentarismo e esforço repetitivo.

Os assuntos relacionados à saúde e segurança no trabalho são tratados de acordo com as legislações específicas, como CLT e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras. A PREVI desenvolve e atualiza anualmente o Mapa de Riscos, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de realizar análise ergonômica individualizada, resultando, quando necessário, na adequação da estação de trabalho do empregado.

Todas as informações referentes à saúde e segurança ocupacional são devidamente registradas pela entidade, e, periodicamente, os principais indicadores são comparados com os resultados de outras organizações do mercado por meio dos dados da Pesquisa Brasileira de Capital Humano.

A PREVI desenvolve ainda um Programa Qualidade de Vida no Trabalho. Chamado PREVInir, ele contempla programas de prevenção de doenças endêmicas, palestras educativas sobre temas de saúde, campanhas de promoção de saúde, reeducação Postural Global/Ginástica Laboral, sessões semanais de shiatsu, além de ginástica vocal e complemento nutricional voltados para a preservação da condição vocal dos funcionários da central de atendimento.

A entidade possui Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), adequada às recomendações da OIT e à regulamentação do Ministério do Trabalho. A CIPA é uma comissão paritária, formada por representantes da PREVI e dos funcionários, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças associadas ao trabalho. Seus membros têm mandato de um ano, podendo ser reeleitos por até mais um mandato consecutivo. Os empregados eleitos para cargos de direção da CIPA não podem ser dispensados arbitrariamente ou sem justa causa desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato.

Antes da posse, a PREVI proporciona a todos os membros da CIPA, titulares e suplentes, treinamento que envolve estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos a ele associados, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na organização, noções sobre HIV/AIDS e medidas de prevenção, noções sobre as legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho, princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos e organização da CIPA, e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Entre as atribuições da Comissão, estão a elaboração do Mapa de Riscos, a realização de inspeções no ambiente de trabalho, a divulgação aos colaboradores das informações relativas à saúde e segurança no trabalho, o acompanhamento e auxílio na implementação do PCMSO e do PPRA da entidade, além da realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT e outros.

Todos os empregados da organização estão habilitados a se candidatar para concorrer à representação dos empregados na CIPA. A eleição se dá por votação também aberta a todos os empregados. No último processo para indicação da Comissão, 440 empregados votaram, cerca de 78% do efetivo total.

Os acordos e negociações coletivas firmados com os sindicatos que representam os empregados, tanto do Banco do Brasil quanto do quadro próprio, não contemplam aspectos específicos relacionados à saúde e segurança no trabalho.

Remuneração e benefícios

A remuneração dos empregados PREVI é composta por remune ração fixa e variável. As negociações sobre aumentos salariais constam anualmente dos acordos coletivos firmados com o sindicato da categoria.

Buscando a equidade nas práticas de remuneração, o plano de cargos e salários da PREVI considera remuneração fixa por cargo, independente de gênero, cor/raça ou qualquer outra característica de seus colaboradores. Prevê ainda equidade entre a remuneração praticada nas diferentes diretorias e gerências, não havendo diferenciação entre a remuneração para os mesmos cargos nas diferentes áreas. Em todos os níveis, o salário base das mulheres é o mesmo que o pago aos homens.

O menor salário pago pela entidade, em 2009, foi de R$ 1.065,85. Esse valor, recebido por menos de 2% dos empregados, representa aproximadamente 2,3 vezes o salário mínimo nacional. A relação entre a maior e a menor remuneração na entidade é de 35,25 vezes.

A política de remuneração da PREVI é alinhada pelos critérios estabelecidos para pagamento dos empregados da patrocinadora. Os salários pagos à diretoria executiva são equiparados à remuneração da diretoria do Banco do Brasil. Os membros titulares dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade recebem remuneração equivalente a 25% e 20% do valor pago ao Presidente da PREVI, respectivamente. A remuneração dos suplentes nos conselhos equivale a 50% da remuneração dos respectivos titulares. A atuação nos conselhos consultivos dos planos não é remunerada.

O programa de remuneração variável segue os critérios, desempenho e valores determinados pela patrocinadora. A PREVI pode apenas ressarcir os valores distribuídos pelo Banco do Brasil aos seus empregados, baseando-se na garantia dos direitos dos funcionários cedidos conforme convênio de cessão. O pagamento é feito pelo Banco do Brasil, e apenas os seus funcionários participam desse programa. O quadro próprio da PREVI não recebe esse tipo de remuneração. Em função dessa característica, também não há relação entre a remuneração dos membros da diretoria e dos conselhos e o desempenho da entidade.

Em 2009, o Banco distribui aos seus empregados cedidos à PREVI aproximadamente R$ 13,7 milhões como participação nos lucros e resultados, valor 38% maior que no período anterior.

Os benefícios oferecidos pela PREVI a todos os seus empregados inclui vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, vale-transporte, plano de saúde e previdência complementar.

Em 2009 a PREVI destinou R$ 26,5 milhões para pagamento dos benefícios aos seus empregados.

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