capa
O papel dos conselheiros
Para John Wilcox, palestrante do Encontro de Governança, conselheiros são fundamentais para a saúde dos negócios
No painel “Governança Corporativa: mais que apenas um check-list”, moderado pela presidente do Conselho de Administração do IBGC Sandra Guerra, ficou claro também que a governança não pode se limitar a uma lista de tarefas a ser cumprida burocraticamente pelos gestores. É preciso ir além.
John Wilcox, presidente da consultoria de governança corporativa Sodali, observou que as empresas devem ser proativas e tomar a frente do aprimoramento da governança, em vez de esperar que a regulação venha de cima. “A criação do Novo Mercado, na Bovespa, é um exemplo brilhante disso”, elogiou.
Wilcox também ressaltou o papel dos Conselhos de Administração na gestão das empresas. “Os conselheiros são fundamentais para a saúde dos negócios”, afirmou. Para ser eficaz, o Conselho deve ser formado por pessoas capacitadas, com conhecimento do negócio da empresa e foco no desempenho de longo prazo. “É preciso ter compromisso em servir os acionistas e as demais partes interessadas e estar disposto a assumir responsabilidades.”
Wilcox defendeu ainda mais transparência na comunicação entre diretores e acionistas. “Durante anos, a opacidade reinou. Isso deve ser evitado. E não se trata de uma mensagem para o Brasil ou empresas brasileiras. Ela se destina a todas as empresas do mundo. Não existe nenhum país que esteja à frente no modo de pensar a governança como ferramenta de gestão e não como uma obrigação.”