Aposentadoria
Prepara-se para a aposentadoria
Assessoria previdenciária da PREVI ajuda o participante a conseguir o melhor benefício de aposentadoria dentro das regras do Plano
Depois de 31 anos de carreira no Banco, Márcia Reginatto Santos, gerente de relacionamento da agência Estilo Parque das Rosas, no Rio de Janeiro, vai se despedir da rotina de trabalho em janeiro do ano que vem. Participante do Plano 1, ela sabe que pode contar com o apoio da PREVI para manter um bom padrão de vida.
Mesmo assim, Márcia tinha dúvidas sobre o que fazer para conseguir o melhor benefício possível dentro das regras do Plano. “Tinha muitas dúvidas, por isso recorri ao serviço de assessoria previdenciária”, diz.
As informações prestadas pela assessoria levaram Márcia a escolher o melhor momento para tirar férias antes da aposentadoria e a adiar em alguns dias seu desligamento. “Queria solicitar o benefício no dia 2 de janeiro, mas me disseram que seria melhor esperar até o dia 16, para melhorar a base de cálculo da minha aposentadoria”, conta.
Segundo Márcia, as indicações da assessoria previdenciária poderão garantir uma renda maior no futuro, já que o benefício dos associados do Plano 1 é calculado com base nos últimos 36 salários de participação. “Estou recomendando o serviço para todos os colegas.”
Criada no final de 2010, a equipe já realizou quase 10 mil assessorias até agosto deste ano. A demanda pelo serviço, que havia se estabilizado após uma forte procura no início, voltou a crescer e não dá sinais de que vai diminuir tão cedo. Por esse motivo, recentemente a equipe de assessoria previdenciária foi ampliada.
Orientação bem - vinda
Por estar fechado a novas adesões, o Plano 1 passa por um processo de envelhecimento. Hoje, seu participante mais novo tem 40 anos. Atualmente, cerca de 14 mil de seus associados podem requerer aposentadoria imediatamente. E, até 2023, todos os ativos do Plano 1 deverão estar em condições de se aposentar.
Por isso mesmo, a ampliação de capacidade da assessoria previdenciária veio em boa hora. O serviço é fundamental para orientar os participantes a conseguirem a melhor aposentadoria possível dentro do modelo de benefício definido, que leva em conta os últimos três anos de carreira do participante.
Hoje, o serviço conta com nove analistas trabalhando das 8h às 18h para tirar as dúvidas dos participantes. Para atuar na assessoria previdenciária, cada funcionário teve um treinamento de seis meses de duração para aprender todos os fatores envolvidos na concessão do benefício de aposentadoria complementar, assim como o processo de aposentadoria pelo INSS.
A capacitação, no entanto, não para por aí. Os assessores estão constantemente participando de congressos e treinamentos específicos para se manterem atualizados.
Para ter acesso ao serviço, não precisa se deslocar até a sede da PREVI. O atendimento é efetuado exclusivamente por telefone, como forma de dar alcance nacional ao serviço. Dessa maneira, permite que a assessoria previdenciária seja prestada sem distinção, tanto para um associado que mora na Zona Sul do Rio, próximo à sede da PREVI, quanto para outro que viva em regiões mais distantes.