Edição 180 Setembro/2014

Aposentadoria

Análise personalizada

O participante faz o agendamento pelo 0800 ou Fale Conosco do Site e, na data e hora marcadas, a equipe da assessoria previdenciária fará a ligação telefônica para prestar o serviço

Para solicitar a orientação, o participante faz o agendamento pela Central de Atendimento ou pelo Fale Conosco do site e, na data e hora marcadas, a equipe da assessoria previdenciária fará a ligação para a prestação do serviço.

Por que o atendimento não é imediato? Porque o intervalo entre a marcação e a data agendada permite que o assessor responsável estude individualmente cada detalhe da situação do participante: seu tempo de contribuição para o INSS, evolução de carreira, folgas, licenças-prêmio, variações no salário de participação etc.

Desse modo, conhecendo todas as variáveis, é possível orientar melhor o participante em sua tomada de decisão. A equipe de assessores se orgulha do alto nível de satisfação entre os participantes atendidos. Desde o início do serviço, esse indicador nunca foi menor do que 99%.

A maior parte das dúvidas gira em torno de temas financeiros. Por isso, os participantes do Plano 1 devem estar atentos a algumas dicas. Preservar o salário em caso de redução na remuneração (causada por perda de cargo comissionado ou horas extras, por exemplo) pode ser fundamental para o valor da aposentadoria dos associados do Plano 1.

Não há limitação de tempo para o atendimento na assessoria previdenciária. O objetivo é tirar todas as dúvidas que o participante tenha. O ideal é fazer a assessoria antes de entrar nos três últimos anos. André Luís Nogueira, gerente de atendimento da Agência Cambeba, em Fortaleza, começou a se preparar com bastante antecedência. Ele calcula que ainda faltam cerca de seis anos para sua aposentadoria, mas já recorreu ao serviço. “Descobri a assessoria previdenciária em um evento do Banco e resolvi marcar para tirar algumas dúvidas”, diz. “Foi de grande valia. Já deu para ter uma ideia do que fazer quando chegar a hora.” 

PREVI Futuro : Mobilização começa mais cedo

A demanda por assessoria previdenciária no PREVI Futuro ainda é pequena. O Plano respondeu por apenas 1% dos atendimentos desde a criação do serviço, embora a procura esteja aumentando gradualmente. Isso porque se trata de um plano jovem que só agora começa a ter participantes em condições de se aposentar, com mais de 15 anos de contribuição. Essa demanda, no entanto, deve aumentar nos próximos anos. Por isso, o treinamento dos assessores previdenciários em todos os assuntos ligados ao regulamento do PREVI Futuro vem se intensificando.Foto de abertura.jpgVale lembrar que a assessoria previdenciária – prestada próximo do período de aposentadoria – deve ser uma orientação complementar para os participantes do PREVI Futuro. É que o valor do benefício nesse Plano depende do saldo de conta individual. E, para aumentar esse saldo, é necessário ficar de olho em mecanismos como a contribuição de evolução de carreira (2B) e a contribuição adicional (2C).

A contribuição de evolução na carreira (2B) pode variar de 1% a 10% do salário de participação, dependendo do cargo exercido pelo funcionário no Banco e do tempo de filiação ao Plano, que definem a PIP (Pontuação Individual do Participatnte). E a grande vantagem é que ela é integralmente acompanhada pelo patrocinador, o que garante uma rentabilidade imediata de 100% sobre o valor investido pelo participante.

Já a contribuição adicional (2C), que não tem contrapartida do Banco, pode ser feita de forma esporádica ou mensal. Ela permite que o participante aproveite algum rendimento extra para engordar o Saldo de Conta.

Para ter uma ideia do que essas contribuições representam no futuro, simulamos um participante com a idade de 35 anos, gerente de contas e filiado ao PREVI Futuro desde 2005. Se considerarmos que ele faça a contribuição 2B sempre pelo máximo calculado, o benefício futuro desse participante ao completar 65 anos de idade seria de 90% do salário que possuía na ativa. Se, adicionalmente, ainda efetuar um percentual de 5% de contribuição 2C mensal, o benefício futuro sobe para aproximadamente 110% do salário da ativa.

Quem é do PREVI Futuro não deve esperar chegar a hora da aposentadoria para buscar orientação. O melhor mesmo é se mobilizar desde cedo e manter-se atento a todas as informações e dicas que a PREVI fornece por meio de seus canais de comunicação sobre as melhores estratégias de poupança previdenciária – como a página do Mais PREVI no site, que traz reportagens e vídeos com diversas orientações sobre os planos e serviços oferecidos pela PREVI.

Não perca tempo: acesse o Simulador de Renda, disponível no Autoatendimento do site PREVI, e verifique o impacto dessas contribuições no seu saldo de conta e na Renda Mensal de Aposentadoria. Se quiser saber mais sobre as contribuições, vá para a opção Contribuições do Autoatendimento do site e clique no link Saiba Mais, na aba específica sobre cada contribuição.

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