Relacionamento com os públicos

Relacionamento com os públicos

A PREVI mantém relacionamentos institucionais com uma gama variada de públicos, com os quais se comunica por diversos meios: encontros presenciais, iniciativas de comunicação e marketing, prestações oficiais de contas, atendimentos diretos aos associados, representações em eventos externos e em conselhos de administração e/ou fiscais de empresas participadas.

Relação de públicos de interesse da PREVI [GRI 102-40]

TIPO DE PÚBLICODESCRIÇÃO
ParticipantesAssociados do Plano 1, do PREVI Futuro e da Capec, pensionistas e seus beneficiários
Público internoFuncionários da PREVI, incluindo os cedidos pelo BB, quadro próprio e terceirizados
Banco do BrasilPatrocinador da PREVI. Inclui os funcionários da ativa e demais empresas do conglomerado BB
Governo FederalMinistério da Fazenda, Conselho Nacional de Previdência Complementar, Previc, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e órgãos reguladores e fiscalizadores
Sindicatos e outras associações de classeEntidades representativas dos funcionários e aposentados do BB
Entidades do mercado de previdência complementarAssociação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e outros fundos de pensão
Empresas e empreendimentos imobiliários participadosAcionistas, conselhos de Administração e Fiscal, síndicos, administradoras e coproprietários dos empreendimentos imobiliários
Entidades externas de governança e boas práticasPrincípios para o Investimento Responsável (PRI), Conselho Internacional de Relato Integrado (IIRC) e outras
Mercado financeiro e imobiliárioBancos, corretoras, consultorias
Fornecedores e parceirosFornecedores de produtos e serviços e parceiros do Clube de Benefícios
ImprensaVeículos de comunicação e mídia em geral, formadores de opinião

Participantes [GRI 102-42, 102-43, 102-44]

Objetivo estratégico: fortalecimento na relação com os associados com soluções adequadas a cada perfil

Como principal grupo de stakeholders da Instituição, os participantes dos planos de benefícios mereceram um objetivo estratégico voltado especificamente ao seu relacionamento com a PREVI, dentro do Plano Estratégico 2017-2021. Associadas aos Valores da Entidade – Foco do associado, Ética, Transparência, Comprometimento, Excelência, Inovação e Eficiência –, as diretrizes para o cumprimento do objetivo passaram por inovações nos canais de relacionamento, a identificação de oportunidades de novos produtos e serviços e um alinhamento da comunicação aos diferentes perfis dos associados, considerando também os momentos pelos quais passam cada plano.

Para fundamentar a estratégia de cumprimento do objetivo, a PREVI realizou em 2017 uma pesquisa com os participantes em duas etapas – uma qualitativa, feita em quatro capitais reunindo grupos de aposentados do Plano 1 e ativos do PREVI Futuro, e outra qualitativa, via telefone ou contato presencial, com 900 participantes ativos e aposentados. O objetivo era fundamentar um plano com ações customizadas para cada grupo identificado de associados, levando em consideração suas necessidades e momentos de vida. Com isso, buscou-se dar mais assertividade à comunicação com os participantes e garantir maior satisfação no relacionamento com a PREVI.

As perguntas giraram em torno da proximidade do entrevistado com os temas previdenciários, seus hábitos de consumo e de poupança e sua ligação pessoal com a PREVI. Os dados coletados permitiram a identificação de seis perfis diferentes de associado, três deles compostos por participantes da ativa (concentrados no PREVI Futuro) e outros três por aposentados (basicamente do Plano 1). [GRI 102-43, 102-44]

Perfis dos ativos (PREVI Futuro)

perfil-ativos-previ-futuro

Perfis dos aposentados (Plano 1)

perfil-aposentados-plano-1

Ações de comunicação

Os regulamentos e as cartilhas de todos os planos da PREVI são entregues aos participantes no momento da adesão, e estão disponíveis para consulta no site da Entidade na internet. No Certificado de Adesão, constam os requisitos que regulam a admissão e a manutenção da qualidade de participante, bem como os requisitos de elegibilidade e forma de cálculo do benefício. Nas cartilhas, estão reunidas, em linguagem simples e precisa, as principais informações sobre o funcionamento dos planos. Nelas são apresentadas de maneira objetiva as características dos planos, as modalidades, os requisitos para adesão, elegibilidade e manutenção do vínculo com a Entidade, critérios de contribuição e forma de cálculo dos benefícios.[GRI 417-1]

Prestação de contas

Os tradicionais eventos de apresentação dos resultados do ano foram realizados em 2017 em 15 capitais, cobrindo uma região total que abrange mais de 85% dos associados da PREVI. Vitória (ES), Cuiabá (MT) e João Pessoa (PB) foram incluídas no roteiro, que já contava com apresentações em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Belém (PA). Os eventos tiveram uma agenda estendida – de março a outubro – e, com o passar dos meses, foram incorporando informações atualizadas sobre os resultados mensais de 2017. Além da presença de membros da Diretoria Executiva, a equipe do PREVI Itinerante participou dos encontros, tirando dúvidas sobre produtos e serviços. Esses encontros presenciais complementaram a apresentação oficial da Diretoria Executiva, transmitida via internet em março de 2017.

Tanto a apresentação on-line quanto os eventos presenciais foram segmentados de acordo com o plano de benefícios dos participantes. Os resultados do Plano 1 e do PREVI Futuro foram debatidos de forma separada, com foco na situação específica de cada plano e nas dúvidas mais típicas dos associados. As apresentações do Plano 1 incluíram detalhes sobre as empresas participadas e sobre a liquidez dos investimentos; já as do PREVI Futuro enfatizaram as rentabilidades do período, a maior autonomia que os participantes têm sobre seus investimentos e a necessidade de acompanhamento/gestão de seu plano desde o início.

Para ambos os planos, foram lançados em agosto de 2017 os Boletins de Desempenho, comunicado mensal via e-mail com dados atualizados sobre performance dos investimentos, rentabilidades de cada segmento de ativos e, no caso do PREVI Futuro, sobre o desempenho de cada um dos Perfis de Investimento disponibilizados aos participantes.

Essas iniciativas segmentadas fazem parte da prestação de contas contínua que a PREVI mantém como compromisso com o associado. Há outras iniciativas nesse processo, como o Painel Informativo, com séries históricas de dados sobre a situação de cada plano; a série de vídeos De Olho nos Ativos, na qual executivos das principais empresas da carteira de participações são entrevistados; as notícias divulgadas regularmente no portal e na Revista PREVI; e a publicação do Relatório Anual.

App PREVI

O Aplicativo (App) PREVI foi lançado em fevereiro de 2017. Disponível para dispositivos móveis iOS ou Android, o aplicativo oferece conteúdos úteis para o participante: notícias, galeria de vídeos, resultado mensal, rentabilidade dos planos e análise de cenários econômicos. Além disso, conta com uma calculadora de renda, para fazer projeções sobre benefícios futuros, e uma seção de Análise do Perfil do Investidor para o PREVI Futuro. Em dezembro, uma versão atualizada do App passou a contar também com serviços de autoatendimento – verificação de contracheques para aposentados e pensionistas e, para os associados do PREVI Futuro, consulta ao saldo de conta e extrato das contribuições ao plano. O canal Fale Conosco, pelo qual podem ser enviadas dúvidas e sugestões, também foi incorporado ao aplicativo. Mais serviços do Autoatendimento serão incorporados ao App paulatinamente.

Guia PREVI

Lançado em janeiro de 2017, na Intranet BB, o Guia PREVI apresenta para os participantes ativos, de forma simples e acessível, as principais informações sobre os produtos e serviços da Entidade. Com conteúdos específicos para cada plano, aborda os Perfis de Investimento, Preservação do Salário de Participação e as contribuições esporádicas (na seção do PREVI Futuro) e orientações sobre Assessoria Previdenciária e planejamento financeiro. O manual on-line ainda apresenta a Capec, o Empréstimo Simples, o Financiamento Imobiliário e o Clube de Benefícios.

PREVI Itinerante

É o programa de atendimento presencial aos participantes da PREVI, que leva equipes da Entidade a eventos nos quais há grandes concentrações de funcionários e a dependências do Banco do Brasil. Os atendimentos incluem prestação de informações sobre os planos de benefícios, esclarecimento de dúvidas sobre regulamentos e questões previdenciárias, campanhas de adesão ao PREVI Futuro e à Capec e outros temas. Como em toda a estratégia de comunicação, houve palestras diferenciadas para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro.

Em 2017, o PREVI Itinerante acompanhou todas as apresentações do resultado de 2016 nas 15 capitais. Nesses eventos, foram realizados 827 atendimentos. A equipe ainda retornou a Belo Horizonte, em outubro, onde prestou 309 atendimentos e realizou 13 palestras de educação previdenciária para 251 participantes, e a Brasília, em novembro, onde realizou 442 atendimentos. No Distrito Federal, ainda foram realizadas 14 palestras voltadas aos participantes do PREVI Futuro, que contaram com a presença de 525 pessoas. A equipe PREVI Itinerante também foi acionada em outros eventos realizados no ano, como na Semana PREVI de Educação Financeira e Previdenciária.

Números do PREVI Itinerante em 2017

1.445

participantes atendidos

1.624

atendimentos

3.187

consultas

Os principais assuntos abordados foram:

previ-itinerante-numeros

Programa de Visitas a Empresas e Empreendimentos

Realizado desde 2012, o Programa promove visitas guiadas a empresas e empreendimentos imobiliários da carteira de participações da PREVI, com a presença de executivos da Entidade. Em 2017, em maio e junho, o Programa levou associados para visitar o Centro de Experiência da Cervejaria Bohemia (RJ), controlada pela Ambev; o Shopping Curitiba (PR); o MorumbiShopping (SP); o WTorre Nações Unidas (SP); e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro.

A agenda das visitas é anunciada previamente nos canais de comunicação e os interessados devem se cadastrar por e-mail; a cada visita, de 20 a 30 participantes são convidados, por ordem de chegada dos pedidos. É uma oportunidade para conhecer, na prática, o patrimônio dos planos e o cotidiano do funcionamento de grandes empresas e complexos imobiliários.

Canais de atendimento

A PREVI conta com várias formas de atendimento a seus participantes em caso de dúvidas, necessidade de orientações, agendamento de Assessorias Previdenciárias, recebimento de sugestões e críticas ou quaisquer outras demandas.

A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O participante também pode usar o serviço de autoatendimento no portal da PREVI ou por telefone, 24 horas por dia, sete dias por semana. Vale lembrar que o serviço de autoatendimento foi estendido para o App PREVI e que o portal da Entidade (www.previ.com.br) oferece respostas rápidas às dúvidas mais comuns no endereço https://www.previ.com.br/menu-auxiliar/fale-conosco/.

Os associados que entram em contato com a Central de Atendimento são convidados a participar da Pesquisa de Satisfação, na qual é avaliado o grau de satisfação com o atendimento recebido. Em 2017, o índice de satisfação com o atendimento telefônico foi de 93,9%. A pesquisa é um dos indicadores acompanhados mensalmente pela Diretoria de Seguridade.[GRI 102-43, 102-44]

Quantidade de atendimentos por ano

Canal201520162017
Telefone245.689235.978224.784
E-mail/carta55.04957.21158.194
Presencial7.1386.0306.533
Autoatendimento via internet8.658.5729.001.3809.572.244
Autoatendimento via telefone58.89655.89553.295
Total9.025.3449.356.4949.915.050

Ouvidoria da PREVI

Outro canal de atendimento aberto a todos os públicos é a Ouvidoria da PREVI. Criada em 2015, a Ouvidoria atende a um segmento de público diverso: associados, funcionários, fornecedores, entidades representativas e o órgão fiscalizador. O canal acolhe denúncias, com garantia de sigilo das fontes e anonimato, e reclamações de segunda instância. No ano, houve aumento de denúncias e demandas internas, o que indica a solidificação da cultura do uso e da percepção da importância do canal.

Em se tratando de reclamação de segunda instância, é necessário que o assunto já tenha sido objeto de reclamação junto aos canais habituais de atendimento ao participante (primeira instância): Central de Atendimento e Fale Conosco.

Todas as demandas cadastradas constituem subsídios para a avaliação de melhorias nos processos que deram origem aos registros. Assim, além de obter a solução para uma insatisfação ou problema reportado, o demandante da Ouvidoria contribui diretamente com a sua visão para o aperfeiçoamento dos processos internos que, além de outros benefícios, tem como consequência a melhoria do atendimento da PREVI.

Mecanismos de queixa

Queixas201520162017
Número de queixas identificadas por meio do mecanismo15182198
Número de queixas endereçadas¹11163181
Número de queixas resolvidas²11163181
Número de queixas registradas antes do período coberto pelo relatório resolvidas no decorrer deste período³001

¹ Desconsideradas as demandas não passíveis de tratamento pela Ouvidoria devido ao assunto estar sob discussão na esfera judicial.
² Demandas procedentes e improcedentes, solucionadas e não solucionadas.
³ Em dezembro de 2017, foi recebida uma demanda, solucionada em janeiro de 2018, já contabilizada no quadro número de queixas resolvidas.

Telefone da Ouvidoria: 0800 729 0303

Acesso via portal web: http://previ.com.br/ouvir

Novidades no Clube de Benefícios [GRI 103-2 | 417]

O Clube de Benefícios ampliou, em 2017, o número de empresas parceiras que oferecem descontos e vantagens aos participantes da PREVI. Foram anunciados acordos com a BMW (carros e motos), a Latam Travel (agência de viagens) e a Semp TCL (eletroeletrônicos), além de ter reativado a parceria com o Hotel Urbano (agência de viagens on-line).

A relação completa das empresas e das promoções oferecidas está no endereço http://www.previ.com.br/sala-do-participante/clube-de-beneficios/. Em 2017, 23.601 transações foram feitas por meio das parcerias com empresas do Clube de Benefícios. O percentual médio de desconto por produto foi de 11,05%, com R$ 4,76 milhões concedidos em descontos aos participantes.

Educação previdenciária (Mais PREVI) [GRI 103-2 | 417, FS 16]

O Mais PREVI, programa de educação previdenciária da Entidade, continuou a trabalhar na disseminação de informações sobre o funcionamento e as regras da previdência complementar, planejamento financeiro, orçamento pessoal e a importância de poupar para o futuro. O portal da PREVI na internet conta com um espaço exclusivo para o Mais PREVI, com vídeos específicos para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro, reportagens e links para publicações ligadas aos temas citados e informações sobre o serviço de Assessoria Previdenciária.

Mais PREVI em números – 2017

2.355

participantes concluíram os cursos on-line disponíveis na UniBB

1.624

atendimentos prestados em eventos externos pela equipe PREVI Itinerante

2.125

Assessorias Previdenciárias prestadas, das quais 270 foram para o PREVI Futuro

99,89%

:

índice de satisfação dos participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária

75 mil
associados

receberam mala direta informativa sobre a possibilidade de aumentar a contribuição para o PREVI Futuro

1.405

participantes ativos do PREVI Futuro foram contatados para esclarecimentos sobre a contribuição 2B

Assessoria Previdenciária

A Assessoria Previdenciária é destinada aos participantes que desejam planejar a sua aposentadoria. O participante pode agendar data e horário — pela Central 0800 729 0505 ou pela seção Fale Conosco do site ou do App — para ser atendido por telefone por um especialista, que o auxilia no planejamento de sua aposentadoria. Após uma análise prévia da situação do participante, os analistas prestam assessoria customizada sobre quaisquer modalidades de benefício de aposentadoria concedidos pela PREVI ou pelo INSS. Em 2017, foram realizadas 2.125 assessorias previdenciárias para participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro.

Desde 2013, todos os participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária recebem, por e-mail, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. De caráter voluntário, a pesquisa registrou em 2017 o índice de satisfação de 99,89%. [GRI 102-43, 102-44]

Consultoria sobre contribuição 2B

Em 2017, foram realizadas 1.405 consultorias com os participantes do PREVI Futuro que possuem percentual 2B optado menor que o calculado para esclarecimentos sobre a importância da contribuição 2B para a formação do saldo de conta. Mais de 20% dos participantes contatados aumentaram o percentual de contribuição.

1ª Semana PREVI de Educação Financeira e Previdenciária

Realizada em maio no prédio da sede da PREVI, no Rio de Janeiro (RJ), a primeira Semana PREVI de Educação Financeira e Previdenciária foi voltada aos funcionários da própria Entidade (que também são participantes dos planos de benefícios). O evento contou com a participação de palestrantes convidados, que discorreram sobre cenário econômico e planejamento financeiro, psicologia econômica e as decisões sobre investimentos de longo prazo e planos de previdência. A Semana visou atender também à estratégia de disseminação da educação financeira e previdenciária traçada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), do qual a Previc é um dos integrantes.

Funcionários de várias gerências da PREVI apresentaram informações sobre os planos de benefícios, Perfis de Investimento e sobre o benefício de aposentadoria da previdência oficial (INSS). Em complemento às apresentações, atendimentos presenciais nos moldes do PREVI Itinerante foram prestados aos funcionários.

Trilha de Educação Previdenciária na UniBB

A partir de julho de 2017, a UniBB e o Portal de Educação da PREVI passaram a oferecer a trilha de cursos Educação Previdenciária. Inicialmente, foram apresentados quatro cursos: "Você tem previdência?", "O que é previdência?", "Planos de benefícios" e "A gestão dos planos de benefícios". Em agosto, mais quatro cursos foram acrescentados à trilha: "Conhecendo o Plano 1", "Conhecendo o PREVI Futuro", "Conhecendo a Capec" e "Operações com os participantes". Em setembro, os cursos "De olho nos resultados" e "Política de Investimentos" entraram na programação. Em dezembro, foi lançado o game Fazendo a Gestão da sua Previdência, somando 11 peças educativas em 2017.

A construção do conteúdo das 11 peças de educação previdenciária foi realizada por diversas gerências especialistas da PREVI. A PREVI contou ainda com a parceria com o Banco do Brasil para a adequação do material para a UniBB. Para 2018, está prevista a publicação de quatro novos cursos na trilha. Além de sua utilidade para o planejamento financeiro pessoal do participante, o cumprimento da trilha passou a ser requisito básico para os funcionários do Banco do Brasil que desejem participar de processos de seleção para a PREVI.

Curso PREVI para Participantes

Voltado a representantes das associações de funcionários da ativa e aposentados, colaboradores das Gerências Regionais de Gestão de Pessoas (Gepes) e das Equipes de Comunicação e Autodesenvolvimento (Ecoas), o curso apresenta a PREVI no contexto previdenciário, aborda os planos de benefícios e os demais produtos e serviços da Entidade. A ideia é disseminar as informações e estreitar o relacionamento com entidades representativas, seus associados e funcionários multiplicadores do Banco do Brasil. Em 2017, 13 edições do curso foram promovidas, um aumento expressivo em relação ao ano anterior, quando a iniciativa foi criada.

Os participantes que concluíram o curso também responderam a um questionário de avaliação posteriormente, cujo índice de adesão foi de 90,75%. O questionário avaliava, entre outros pontos, a adequação da metodologia proposta, a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e a compreensão dos conteúdos. 76,15% dos que responderam à pesquisa avaliaram o curso como "excelente" e "bom".

Edições do curso em 2017

LocalDataQuantidade de participantes
AAFBB-PR21/3/201722
AFABB-PR24/3/201716
AAFBB-DF18/4/201713
AAFBB-Niterói19/4/201711
Federação DF20/4/201713
AAFBB-PA25/5/201720
AAFBB-PA26/5/201719
ANABB-Campinas18/7/201722
AAFBB-SP17/8/201718
AAFBB-SP18/8/201720
AAFBB Fortaleza21/9/201719
Sindicato BH8/11/201719
AAFBB CG22/11/201715
TOTAL227

Contencioso jurídico

Como nos anos anteriores, em 2017 houve um esforço da área jurídica para reduzir o número de demandas nas quais a PREVI é ré, em geral movidas por participantes que requerem revisões dos valores de benefícios. Esse trabalho passou por diversas iniciativas de comunicação para esclarecer os riscos envolvidos em um processo jurídico que nem sempre pode ser decidido a favor do participante. É direito do associado contestar a Entidade, se ele se sentir lesado; entretanto, a PREVI incentiva os participantes a sempre procurá-la para mais esclarecimentos, antes de tomar a decisão de ir aos tribunais.

Um total de 3.250 processos foram encerrados no período entre 2015 e 2017, boa parte deles referente a pedidos para inclusão do valor da cesta-alimentação no benefício. A PREVI vem negociando a devolução dos valores recebidos por decisões judiciais em caráter precário pelos associados beneficiados em primeiras instâncias, depois que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, em sede de recurso repetitivo, definiu que os participantes que receberam valores em tutela antecipada devem restituí-los (mais os custos dos processos). Não houve aumento significativo de ações contestando valores de benefícios em comparação a anos anteriores.

Em 2017, R$ 168,7 milhões foram recuperados após o mapeamento de mais de 3 mil depósitos judiciais pendentes de conversão. Além disso, a Entidade mudou seu modelo de terceirização e remuneração dos escritórios de advocacia contratados para gestão do contencioso. A nova metodologia se baseia em critérios objetivos de avaliação de desempenho e de equilíbrio na distribuição dos processos.

Público interno [GRI 102-42, 102-43]

Objetivo estratégico: gestão eficiente e eficaz

A PREVI conta com um corpo técnico altamente capacitado, formado em sua quase totalidade por funcionários cedidos pelo Banco do Brasil e que é reconhecido no mercado de previdência complementar por seu desempenho. Ao fim de 2017, a Entidade contava com 566 empregados, entre funcionários cedidos, terceirizados e do quadro próprio.

Indicadores de recursos humanos [GRI 102-8]

Empregados por tipo de contrato de trabalho e gênero¹

Tipo de contrato20162017
HomensMulheresTotalHomensMulheresTotal
Tempo indeterminado329236565323243566

¹ Todos os empregados da PREVI (quadro próprio e cedidos do Banco do Brasil) possuem contrato de tempo indeterminado e jornada integral. Os dados são extraídos do sistema AQF (Administração do Quadro de Funcionários).

Empregados por região¹

Região20162017
Rio de Janeiro557558
Brasília88
Total565566

¹ Todos os empregados da PREVI (quadro próprio e cedidos do Banco do Brasil) possuem contrato de tempo indeterminado e jornada integral. Os dados são extraídos do sistema AQF (Administração do Quadro de Funcionários).

Empregados por categoria funcional e região

20162017
Gerência Executiva2824
Gerência de NúcleoRio de Janeiro5660
Brasília11
AdministrativoRio de Janeiro317331
Brasília22
Técnica/supervisão10384
OperacionalRio de Janeiro4753
Brasília55
Total559560

Indivíduos dos órgãos de governança

20162017
Diretoria66
Conselho Deliberativotitulares66
suplentes64
Conselho Fiscaltitulares44
suplentes42
Conselho Consultivo do Plano Ititulares55
suplentes54
Conselho Consultivo do Previ Futurotitulares55
suplentes55
Totaltitulares2626
suplentes2015

Trabalhadores

20162017
Estagiários86
Aprendizes10
Terceiros79103
Total88109

Gestão e desenvolvimento de pessoas

Ações voltadas ao aprimoramento constante do clima interno e para a preparação dos futuros líderes marcaram o ano de 2017. A mais recente pesquisa interna sobre o clima organizacional apontou um resultado positivo em relação a 2016 e confirmou a tendência de alta nas avaliações nos últimos anos. O Comitê Fala PREVI – que tem status de instância consultiva e conta com acesso direto à Diretoria Executiva – acompanhou e disseminou as iniciativas para fomentar a melhoria do clima.

Os treinamentos corporativos foram alinhados com as diretrizes dos objetivos estratégicos, que também nortearam os critérios de avaliação de desempenho no ano. Com diversos programas destinados à formação das próximas gerações de gestores, a PREVI investiu na garantia de sua sustentabilidade operacional, preparando-se para transições sem sobressaltos em curto e médio prazos. Outro tema relevante foi a revisão dos termos do convênio de cessão de funcionários do Banco do Brasil para a PREVI, a ser aprovada em 2018.

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção na PREVI tem critérios transparentes que valorizam o mérito, o desempenho e a formação, permitindo o acesso democrático às oportunidades. Em 2017, foram realizados nove processos seletivos na PREVI, com 10.846 inscritos, dos quais 108 candidatos foram qualificados e 13 nomeados.

Mentoria

O programa de Mentoria, uma das ações integrantes do Programa de Desenvolvimento e Sucessão, chegou ao seu segundo ciclo em 2017. Com foco maior na participação de gerentes executivos e de núcleo, além da presença de diretores do Banco do Brasil e de empresas coligadas ao grupo BB, a iniciativa permite o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre gestores com reconhecido nível de excelência e funcionários em formação para a carreira gerencial.

Programa de Desenvolvimento de Executivos

Concebido para capacitar gestores e prepará-los para alta performance na gestão de pessoas, processos e negócios, o Programa conta com módulos ministrados por instituições de referência na educação corporativa brasileira. Entre os conhecimentos abordados, incluem-se governança corporativa, liderança e comportamento organizacional, gestão estratégica e inovação e ambiente de negócios.

Líder do Futuro Executivo

Voltado aos gerentes de núcleo. Trata-se de um programa de imersão que busca estimular todas as competências necessárias para preparar um líder, com um desenvolvimento pessoal e profissional baseado em uma metodologia de simulação corporativa. Experiências práticas levam os envolvidos a vivenciar, com realismo, situações vividas no cotidiano empresarial.

Inovação: Inova PREVI e LAB Infor

O programa interno de inovação da Entidade, batizado de Inova PREVI, foi lançado em 2017. A ideia é motivar e engajar os funcionários para o desenvolvimento de ideias que auxiliem no atingimento dos objetivos estratégicos e na melhoria de processos, com a busca da satisfação do participante e da sustentabilidade dos negócios. Após uma fase inicial de divulgação do conceito, foram encaminhadas 35 propostas. As cinco melhores ideias foram reconhecidas e estão sendo avaliadas para desenvolvimento. Os primeiros resultados concretos são esperados para 2018.

Também no sentido de incentivar a busca de soluções inovadoras, no caso específico da gestão de tecnologia da informação (TI), foi criado o LAB Infor – uma espécie de start-up interna, incubada na Gerência de Tecnologia da Informação (Infor). Busca-se com a iniciativa trazer uma nova forma de experimentar tecnologias e soluções disruptivas, utilizando metodologias ágeis que propiciem maior qualidade de produtos, entregas mais rápidas e redução de custos.

Foco na capacitação

O Acordo de Trabalho dos funcionários cedidos (ATB) reforça a importância da capacitação ao incluir como meta a quantidade mínima de 15 horas de treinamento. Foi também incluído no ATB o cumprimento da Trilha Ética (composta por oito cursos), como medida alinhada à necessidade de mitigar riscos de integridade que possam impactar a Missão da PREVI de garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável.

Portal de Educação: dois anos

O espaço virtual que concentra as trilhas educacionais da PREVI completou dois anos em abril de 2017. Criado para fomentar o autodesenvolvimento e o compartilhamento de informações, o Portal hoje também abriga o Programa de Mentoria, além de vídeos e jogos interativos. Os destaques do período:

10.754
acessos

icone-capelo

8.933 conclusões

de ações educacionais

Média de

220
conclusões

por mês

Os cursos mais concluídos foram:

"A história da PREVI"

"Mais PREVI: saiba mais sobre o Plano 1"

"Gestão da ética na PREVI"

Principais iniciativas de gestão em 2017

Além de mudanças importantes no processo orçamentário da PREVI (detalhadas no capítulo Planos de Benefícios), 2017 viu a conclusão e/ou o avanço em vários projetos ligados ao objetivo estratégico "Gestão eficiente e eficaz". Boa parte do esforço no ano se concentrou na modernização dos sistemas de tecnologia da informação (TI) da Entidade, que possibilitaram, por exemplo, o lançamento do App PREVI (leia mais na seção Participantes) e uma melhor conexão entre as plataformas de seguridade e de gestão empresarial – dois eixos fundamentais dos processos de gestão. A conclusão da renovação dessas duas plataformas trará ganhos em redução de custos, melhoria no atendimento e possibilitará a oferta de novos produtos e serviços.

Otimização da sede

O projeto visa aumentar a integração entre as equipes e trazer mais interação entre os gestores da PREVI, além de proporcionar redução de custos da ordem de R$ 6 milhões ao ano, graças à redução do espaço físico ocupado pela PREVI e sua consequente disponibilização para aluguel. A ideia é modernizar o ambiente de modo geral, com o uso mais racional dos recursos e adequado descarte de resíduos. O projeto arquitetônico aprovado prevê melhor aproveitamento dos espaços e permite acessibilidade total às dependências.

Projeto Governança de Processos

Constituído em 2017 e em andamento até abril de 2018, o projeto visa à implantação coordenada e integrada de um modelo de Gestão e Governança de Processos e Normativos. Fortalece e consolida uma gestão eficiente e eficaz, baseada em análise de desempenho. A Governança de Processos viabiliza a definição dos processos mais críticos para a PREVI, considerando fatores como objetivos estratégicos, riscos, controles e ganhos de eficiência, além de embasar a tomada de decisão quanto às iniciativas e investimentos internos para fortalecimento dos negócios.

Além desses elementos, a Governança de Processos garantirá o mapeamento de todos os processos de negócios executados na PREVI, com base em uma metodologia integrada à verificação de custos dos processos, bem como a um melhor controle dos Riscos Operacionais.

Revisão da estrutura interna

A reestruturação da organização das diretorias da PREVI começou ainda em 2016, com a nova divisão da Diretoria de Participações. Em 2017, todas as demais diretorias passaram por processo semelhante, com a revisão dos papéis de cada gerência e uma reavaliação do tamanho do quadro funcional. Tal reestruturação indica uma economia da ordem de R$ 12 milhões, cerca de 6% do custo total de pessoal da Entidade.

Modernização da Arquitetura de TI

Por meio do Projeto Modernização da Arquitetura de TI, todo um conjunto de esforços e iniciativas foram consolidadas em um planejamento corporativo, com o objetivo de aprimorar tecnologicamente a PREVI à luz da estratégia corporativa.

Esse trabalho estabeleceu uma visão da arquitetura de negócio, validada por toda a Diretoria e pelas gerências executivas da PREVI, com a qual foi possível classificar as unidades de serviços conforme os direcionadores estratégicos, além de elaborar o Roadmap para orientar a modernização de TI a sustentar essa arquitetura.

As ações derivadas do projeto Roadmap de TI foram distribuídas por um período de quatro anos. As iniciativas que foram priorizadas para início imediato são o barramento de serviços e as plataformas de seguridade e gestão empresarial.

Barramento de serviços

O barramento de serviços de TI (interface que conecta e organiza os serviços) estabelece um padrão de mercado para integração dos sistemas corporativos que permite redução de custos, aumento de produtividade, maior flexibilidade e agilidade na implementação de novos sistemas e produtos de mercado.

Além de fazer parte do Roadmap de TI, várias outras iniciativas serão beneficiadas com a utilização do barramento de serviços, dentre elas as novas Plataformas de Seguridade e Gestão Empresarial e o App PREVI.

Plataformas de Seguridade e Gestão Empresarial

Foram prospectadas diversas soluções de mercado em busca de plataforma de TI integrada para substituir os atuais sistemas corporativos de seguridade e gestão empresarial, o que permitirá a adoção de um produto com visão moderna e ampla adoção de parametrização. Essa iniciativa possibilitará reduzir custos em função da alta complexidade e necessidade recorrente de manutenção dos sistemas atuais.

Além da modernização tecnológica, essa iniciativa busca dotar a PREVI de sistemas com orientação a processos de negócio, eliminar gaps funcionais existentes na plataforma atual e simplificar o ambiente tecnológico, preservando a segurança e disponibilidade das informações e viabilizando o lançamento de novos produtos.

Modernização da Plataforma de Escritório – Office 365

A política de utilização de serviços em nuvem possibilitou a implantação da plataforma Microsoft Office 365, que disponibilizou, dentre várias aplicações, o novo correio eletrônico e o repositório de arquivos em nuvem (OneDrive).

Também foi implementado o Skype for Business, um serviço de mensageria instantânea que permite a comunicação rápida, segura e eficiente entre os colaboradores na PREVI, além da possibilidade de interagir com o público externo e outras empresas.

Acesso Remoto (VDI)

Buscando maior eficiência operacional e redução de custos na execução de processos, principalmente os que são contingenciados, a PREVI vem aprimorando o conceito de Escritório Remoto. Para esta iniciativa, a Gerência de Tecnologia da Informação (Infor) implantou a tecnologia de ambiente virtualizado (VDI), que permite o acesso ao ambiente tecnológico da PREVI a partir de qualquer localidade, de forma ágil e segura. Essa tecnologia atende a dois tipos de contingência: de crise, quando o acesso físico à PREVI é impossibilitado; e em caso de desastre, quando ocorre o acionamento do site de contingência.

Site de contingência

O site de contingência da PREVI é um ambiente apartado, capaz de manter o funcionamento normal da Entidade caso ocorra qualquer incidente que impeça o acesso normal à sede.

Em 2017, o site foi modernizado, aperfeiçoando a estratégia de Continuidade de Negócios, possibilitando a segregação da infraestrutura de servidores de TI do ambiente de escritório, além de permitir ganhos em termos de agilidade e mobilidade para áreas que possuem processos contingenciados.

Com a implantação do novo site de contingência, a PREVI obteve uma economia anual em torno de R$ 800 mil ao desmobilizar o antigo imóvel e os encargos vinculados e migrar a infraestrutura de servidores para um data center comercial. O ambiente de escritório de contingência passou a ser atendido pelas soluções disponibilizadas de acesso remoto e pela modernização da Plataforma de Escritório.

Mais segurança digital

A segurança na área de TI foi um tema importante durante todo o ano. Em janeiro, foi lançado o primeiro de uma sequência de vídeos sobre os riscos de ataques cibernéticos, incluídos na trilha de Segurança da Informação (no Portal de Educação). A série abordou temas como informação corporativa, engenharia social e proteção ao navegar pela internet. Além dos testes de invasão e disponibilidade realizados periodicamente, também foi realizado um estudo do perfil de cada executivo da PREVI em relação ao seu risco de exposição nas redes sociais, que gerou recomendações de comportamento.

As políticas de segurança da informação e ações de monitoramento, prevenção e controle realizadas continuamente pela Gerência de Tecnologia da Informação (Infor) permitiram que a PREVI não sofresse nenhuma ocorrência de infecção e/ou interrupção de serviço pelo Wanna Cry, preservando seus dados, sistemas e mais de 900 computadores ligados em rede (entre servidores e estações de trabalho).

O Wanna Cry é um vírus de resgate (ou ransomware), um tipo de programa malicioso (ou malware) que, quando entra em um sistema, bloqueia o acesso aos sistemas infectados. Após a infecção, os responsáveis pelo ataque cobram um valor de resgate para desbloquearem o acesso aos sistemas. A ocorrência desse cyberataque de abrangência mundial em maio de 2017 foi amplamente noticiada. Foram atingidos empresas e órgãos de governo também no Brasil. Estima-se que foram infectados mais de 200 mil computadores em 150 países.

Posicionamento institucional [GRI 102-12, 102-13, 102-42, 102-43]

A PREVI é a maior entidade de previdência complementar do Brasil e é notadamente reconhecida no segmento não apenas por seu porte, mas também pela qualidade de sua gestão e pela solidez de sua governança corporativa. Dentro dos preceitos do novo Programa de Integridade (leia mais em A PREVI), a instituição vem assumindo cada vez mais o papel de indutora de boas práticas em seu relacionamento com associações de classe, empresas, órgãos reguladores e demais entes que participam do mercado de previdência complementar. A PREVI tem presença ativa nas principais entidades representativas da previdência complementar brasileira, como o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e a Abrapp. Também permanece como única representante latino-americana no conselho do Principles for Responsible Investment (PRI), iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas para disseminar princípios de responsabilidade socioambiental entre grandes investidores institucionais.

18º Encontro PREVI de Governança Corporativa

Quase 400 pessoas, entre acadêmicos, representantes de grandes empresas e de fundos de pensão, dirigentes de instituições financeiras e de investidores institucionais compareceram à 18ª edição do Encontro PREVI de Governança Corporativa, realizado no Rio de Janeiro (RJ) em setembro. Sob o tema geral "Comunicação como Ferramenta Estratégica", o evento enfatizou a importância da gestão da comunicação na manutenção de um bom sistema de governança, com impactos sobre as decisões estratégicas e os processos de compliance das organizações.

Comunicação integrada, formação de uma cultura ética, planejamento estratégico e fluxos de informações entre órgãos da alta direção estiveram entre as temáticas debatidas. O presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, apresentou o Programa de Integridade, dentro do debate "Ética e Transparência". O encontro foi transmitido ao vivo pela internet e pôde ser acompanhado por todos os associados.

Funcionários da PREVI premiados pela Previc

Um trabalho produzido por quatro funcionários da PREVI (Flávio Machado Pereira, Florentino da Silva Fernandes, Ricardo Martins de Paiva Bastos e Rodrigo Tavares dos Santos) foi o vencedor do 7º Prêmio de Monografias da Previc, que visa estimular a pesquisa e a elaboração de trabalhos técnicos sobre previdência complementar fechada. Com a monografia intitulada "Gerenciando as Expectativas dos Participantes: a Utilização de Ferramentas Gerenciais em um Plano de Benefício Alvo", o quarteto de técnicos da PREVI venceu na categoria "Criação de mecanismos para o gerenciamento de expectativas". O prêmio foi entregue durante o 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado pela Abrapp em outubro. O trabalho ainda deu origem a um serviço que será disponibilizado no App PREVI durante 2018.

Presença na Abrapp

Além da premiação supracitada, a PREVI teve outras participações no Congresso promovido pela Abrapp. No evento – o maior encontro setorial de previdência complementar do país, que reuniu mais de três mil pessoas –, o presidente Gueitiro Matsuo Genso discursou sobre o tema "Governança como eixo central da credibilidade", mostrando os pilares centrais da governança da Entidade. Em outras palestras, o gerente executivo Rafael Castro apresentou o Programa de Integridade e a gerente de núcleo Silvania Godoi Ferreira falou sobre "Finanças comportamentais: investimentos imobiliários e o processo decisório nas EFPC".

Outras interações relevantes incluíram a colaboração da PREVI no grupo de trabalho que delineou os princípios do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos (leia mais no capítulo A PREVI) e na comissão que criou o guia com orientações de um Programa de Integridade nas EFPCs, além da apresentação à Abrapp da nova metodologia de classificação de imóveis, conduzida pela Gerência de Administração de Participações Imobiliárias (Gerai).

Prêmio Abrasca

A PREVI concorre ao Prêmio Abrasca de Relatório Anual na categoria Organizações Não Empresariais. O prêmio é organizado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e destinado aos melhores relatórios anuais do ano. Nos últimos anos, a Entidade tem alcançado pontuações máximas em quesitos como Demonstrações Contábeis e Perfil da Organização, entre outros. O prêmio tem o objetivo de incentivar a elaboração de relatórios com maior clareza, transparência, qualidade e quantidade de informações.

Sistema de Expectativas do Banco Central

Em 2017, a PREVI continuou a participar do grupo de instituições que compõe o Sistema de Expectativas do Banco Central, ferramenta on-line que reúne projeções de variáveis econômicas feitas por mais de cem bancos, gestores de ativos e consultorias. Confirmando a assertividade de seu corpo técnico, a PREVI foi incluída diversas vezes durante o ano no grupo das instituições com projeções mais acuradas sobre as tendências da taxa básica de juros da economia, taxa de câmbio de médio prazo e sobre as expectativas de inflação.

O Sistema de Expectativas condensa informações importantes sobre a macroeconomia brasileira, que, divulgadas publicamente, permitem que agentes econômicos planejem melhor suas ações em curto, médio e longo prazos. Ao participar do Sistema, a PREVI contribui para o fortalecimento do mercado e reforça a inteligência envolvida na sua gestão de investimentos e em seu planejamento, com reflexos positivos diretos nos resultados financeiros obtidos em prol dos participantes.