A PREVI
Maior entidade de previdência complementar da América Latina, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI – trabalha para garantir benefícios adicionais aos da previdência oficial a funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil, aos empregados do quadro próprio da Entidade e aos seus beneficiários. Sediada no Rio de Janeiro (RJ), administra reservas para fazer frente ao pagamento de benefícios a um conjunto de mais de 200 mil participantes. A gestão dos investimentos que asseguram esses benefícios abrange vários segmentos (renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior e imóveis, além de empréstimos e financiamentos imobiliários para os participantes) é orientada por estratégias específicas para cada plano de benefício e visa à formação de um patrimônio sólido e duradouro. [GRI 102-1, 102-3, 102-4, 102-5, 102-6, 102-7]
Considerada referência no mercado brasileiro de entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) pela robustez de sua governança corporativa e pela qualidade de sua gestão, a PREVI dispõe de diferenciais importantes no segmento. Suas normas, processos e controles internos não raro ultrapassam os requisitos da legislação e as exigências feitas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc, principal órgão de supervisão do setor). Seu corpo técnico, composto de especialistas em planejamento, gestão de investimentos, operações financeiras, seguridade e atendimento, entre outras áreas, passa por atualizações constantes de conhecimentos e é reconhecido como referência do setor. Além disso, é formado em sua maioria por funcionários cedidos do próprio Banco do Brasil, e todos são participantes dos planos de benefícios – ou seja, têm a formação e a valorização de seus próprios patrimônios como incentivos para resultados cada vez mais positivos. Conforme definido em seu Estatuto, a PREVI mantém uma separação entre as áreas responsáveis pelo planejamento, pela execução e pelo monitoramento das decisões de investimento, num fluxo que integra diferentes setores internos e leva a uma gestão mais assertiva e criteriosa.
A PREVI administra três planos de benefícios: dois de pagamento continuado e um de pagamento único. [GRI 201-3, 102-2]
- Plano 1: plano de benefício definido que inclui os funcionários do Banco do Brasil empossados até 23 de dezembro de 1997. Considerado um plano maduro, no qual cerca de 90% dos associados já recebem benefícios, o Plano 1 não aceita novos participantes.
- PREVI Futuro: plano de previdência complementar de contribuição variável, oferecido de forma voluntária aos funcionários do Banco e do quadro próprio da PREVI admitidos a partir de 24 de dezembro de 1997. Aberto a adesões de funcionários da ativa ou entrantes, é um plano em consolidação de patrimônio, ainda com baixo percentual de aposentados.
- Carteira de Pecúlios (Capec): oferece pecúlios em caso de falecimento dos participantes ou dos seus cônjuges/companheiros e invalidez. É aberta para adesões de todos os funcionários do Banco do Brasil e do quadro próprio da PREVI e dos aposentados até 56 anos.
As contribuições básicas mensais dos participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro são acompanhadas pelo Banco do Brasil na mesma proporção. Saiba mais sobre o desempenho, os indicadores financeiros e demais detalhes sobre a posição de cada plano nos capítulos Políticas e decisões de investimento e Planos de benefícios.