Objetivo estratégico: gestão eficiente e eficaz
O Plano de Gestão Administrativa (PGA) realiza o pagamento das despesas relativas aos planos de benefícios e provê recursos para arcar com os custos operacionais e administrativos da PREVI como um todo. É alimentado pela taxa de carregamento dos planos (4% no Plano 1 e no PREVI Futuro e 2,5% na Capec) e do Fundo Administrativo (formado pelas rentabilidades dos investimentos do PGA e pelos excedentes, de anos anteriores, das contribuições provenientes das taxas de carregamento dos planos) além da taxa de administração sobre investimentos.
Em 2017, houve esforço para preservar o valor atual do fundo administrativo do PGA, com reduções escalonadas de gastos e atenção à solvência do plano. Nos próximos anos, o controle de despesas, a renegociação de contratos com fornecedores e a busca por maior eficiência operacional continuarão como pontos de atenção por parte da gestão.
O valor orçado para as despesas administrativas no ano foi de R$ 370 milhões, considerando inclusive o depósito judicial do PIS/Cofins, e o realizado foi de R$ 337 milhões, 8,79% inferior ao estimado para o período. Em comparação com o exercício de 2016, houve um aumento de 5,17% nas despesas realizadas em 2017, variação um pouco superior ao INPC do ano, que foi de 2,07%. Esse aumento se deve ao pagamento de multa e juros cobrados da PREVI pela Receita Federal no valor de R$ 11.027.330,30, decorrentes do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre o pagamento realizado em fevereiro de 2011 para todos os aposentados e pensionistas da Entidade que foram beneficiados pelo crédito do Benefício Especial Temporário (BET), na forma de adiantamento extrafolha. Caso não houvesse a cobrança, as despesas administrativas de 2017 teriam um valor nominal inferior ao de 2016, o que traduz o esforço de economia de todas as áreas da PREVI.
Detalhamento das despesas administrativas de 2017
O detalhamento das despesas administrativas, no quadro a seguir, apresenta a visão da contabilidade, em que o depósito judicial do PIS/Cofins, incluído no item “Contingências”, não é somado ao total das despesas administrativas. Nessa abordagem, a variação das despesas administrativas de 2017 e 2016 é de 2,91%.
COMPOSIÇÃO DAS DESPESAS (R$ Mil)
Plano Administrativo |
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| 2016 | 2017 | Variação (%) |
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Total das Despesas Administrativas | 299.700 | 308.432 | 2,91 |
Pessoal e encargos | 191.812 | 185.262 | (3,41) |
Treinamento/Congressos e seminários | 2.141 | 3.703 | 72,96 |
Viagens e estadias | 1.915 | 1.835 | (4,18) |
Serviços de terceiros | 40.787 | 44.113 | 8,15 |
Despesas gerais | 45.135 | 46.466 | 2,95 |
Depreciações e amortizações | 9.683 | 7.791 | (19,54) |
Tributos | 8.201 | 8.219 | 0,22 |
Outras | 26 | 11.042 | — |
Constituições/Reversões de contingências | 20.863 | 28.719 | 37,66 |
Reversão de recursos para os Planos de Benefícios | 21 | 19 | (9,52) |
Diversas evoluções no modelo orçamentário da PREVI foram registradas em 2017. Em um esforço ligado diretamente ao objetivo estratégico “Gestão eficiente e eficaz”, foi implementado um novo modelo que inclui a definição de uma meta orçamentária e de um prazo para atingi-la. Essas definições foram tomadas dentro do conceito de orçamento base zero, no qual não se faz referência aos dados orçados ou realizados no último exercício. O segundo método, o matricial, também foi adotado; sua premissa é de que os gestores de uma determinada área passem a negociar seu orçamento com gestores de outras áreas. A introdução da figura dos “pacoteiros” – gerentes executivos responsáveis por grupos orçamentários, com poder de negociação junto às áreas e metas a cumprir – trouxe mais transparência e integração ao processo.
Os salários dos dirigentes da Entidade, no quadro a seguir, não foram reajustados em 2017:
Remuneração mensal paga à administração da PREVI (R$)
Diretoria Executiva |
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Presidente | 64.138,30 |
Diretor | 54.358,52 |
Conselho Deliberativo |
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Titular* | 16.034,58 |
Suplente | 8.017,29 |
Conselho Fiscal |
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Titular* | 12.827,66 |
Suplente | 6.413,83 |
Conselhos Consultivos Plano 1 e PREVI Futuro | 0 |
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* Proporcionalidade sobre remuneração do Presidente, conforme regimento interno.
No relacionamento com fornecedores, foram fixadas (e batidas) metas de redução de custos, que incluíram a revisão e a renegociação de todos os contratos vigentes. E, pela primeira vez, a Política de Investimentos específica do PGA foi considerada no fluxo de trabalho. Com tudo isso, foi possível fazer um planejamento orçamentário de prazo mais longo, já considerando uma futura redução da taxa de carregamento e a sustentabilidade financeira da PREVI. [GRI 102-9]
Projeto Compras [GRI 102-9]
Prosseguiu em 2017 a evolução do Projeto Compras, que vai introduzir um sistema novo para processamento do cadastro de fornecedores, requisição de material de expediente, compras e contratações e pagamentos de bens e serviços. Quando estiver totalmente operante, o sistema vai permitir maior captação de fornecedores e uma potencial melhoria no processo de negociação de preços. Facilidades como o autocadastro, o acompanhamento das concorrências e o envio de documentos digitais vão trazer mais eficiência e otimização de custos aos processos de compras da PREVI.