Balanço Patrimonial - Exercício de 2001  
  Demonstração de Resultados do Exercício de 2001  
  Demonstração do Fluxo Financeiro do Exercício de 2001  
  Indice Notas Explicativas  
     
 

6 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS


6.1 CUSTEIO ADMINISTRATIVO

Nos programas previdencial e de investimentos o item "Custeio Administrativo" representa os valores transferidos ao programa administrativo para a cobertura custos administrativos daqueles programas.

No programa administrativo o item "Recursos Oriundos de Outros Programas" representa as transferências acima mencionadas.

As despesas administrativas em 2001, em relação às receitas previdenciais, representaram 5,18% e 6,82% para a administração previdencial e de investimentos, respectivamente.

Conforme mencionado na nota 3.10, as despesas administrativas das áreas vinculadas à administração central não relacionadas com um programa específico, foram alocadas, no primeiro semestre de 2001, 50% para administração previdencial e 50% para administração dos investimentos. A partir de julho, com a implantação de novos critérios de rateio (aprovados pela Diretoria Executiva), aproximadamente 65% dessas despesas foram alocadas para a administração dos investimentos e 35% para a administração previdencial.

6.2 RESULTADO DOS INVESTIMENTOS

Nos programas previdencial e administrativo, o item "Resultado dos Investimentos" representa os valores transferidos do programa de investimentos para os programas previdencial e administrativo, a título de remuneração das aplicações dos respectivos programas.

No programa de investimentos, o item "Resultados Transferidos para Outros Programas" representa a soma das transferências acima mencionadas, incluída a remuneração da Carteira de Pecúlios Capec (nota 9.2).

6.3 CONTINGÊNCIAS

Com o advento da Portaria MPAS no 4.858/98, a partir de 1999 as provisões do Imposto de Renda passaram a ser contabilizadas como despesas diretas do investimento e somente os acréscimos legais são tratados como despesas contingenciais.