- Gestão de Riscos
- Controladoria
- Participação em Conselhos
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Ferramenta de Informática Facilita Atendimento

- Treinamento e Renovação do Quadro de Funcionários
- Canal de Voz Traz Economia e Facilita a Comunicação

 

Para enfrentar os novos desafios, a PREVI prioriza a modernização tecnológica, o desenvolvimento de mecanismos de controle e o aprimoramento de processos organizacionais. É a parte da gestão menos visível, mas fundamental para a perenidade da Instituição.  

Gestão de Riscos

O projeto de gestão de riscos em desenvolvimento na PREVI experimentou progresso considerável em 2001. O objetivo do projeto é a implantação de instrumentos avançados para identificar, medir e monitorar os riscos de mercado aos quais estão expostos os ativos componentes da carteira de investimentos, bem como avaliar os riscos associados às variáveis atuariais que determinam o passivo previdenciário. A gestão de riscos também tem como base a abordagem integrada de ativos e passivos e permitirá o aprimoramento do processo de gestão e decisão de investimento.

Uma vez concluída a implementação do projeto, a PREVI disporá de modernas ferramentas de administração de sua carteira de investimentos, em linha com o fluxo de caixa requerido para pagamento de benefícios e com níveis de rentabilidade e risco considerados aceitáveis. De se notar que a decisão de implantar o projeto foi tomada pela PREVI muito antes que a regulamentação viesse a exigir essa providência dos fundos de pensão.

 

Controladoria

Dando continuidade à implantação da controladoria, foram disponibilizadas versões aperfeiçoadas dos seguintes instrumentos:

  • Orçamento de Despesas Administrativas: para garantir melhor gerenciamento da execução orçamentária, por meio de acompanhamento detalhado e eficaz, pelas gerências, das despesas administrativas, rubricas e verbas orçamentárias;

  • Rentabilidade dos Investimentos: mensuração e acompanhamento da rentabilidade da carteira de investimentos da PREVI e dos diferentes segmentos que a compõem.
 

Participação em Conselhos

Em 2001, a PREVI ampliou a participação em órgãos de administração e fiscalização de empresas. Em dezembro, eram 108 representantes em conselhos de administração e 75 em conselhos fiscais, abrangendo 93 empresas. Deu-se ênfase à troca de informações com os conselheiros, a fim de mantê-los atualizados com relação às mudanças da legislação, particularmente após o advento da nova Lei das S.A.

 

 

Ferramenta de Informática Facilita Atendimento

A utilização de novas tecnologias e a otimização dos processos de trabalho trouxeram maior rapidez e segurança ao atendimento. Os investimentos em informática também possibilitaram a renovação do site PREVI, que passou a oferecer aos participantes acesso on line a diversas informações e serviços no módulo Auto-atendimento.
 

 

Treinamento e Renovação do Quadro de Funcionáros

Durante 2001, foram realizados 297 treinamentos com funcionários da PREVI. O novo convênio de cessão, celebrado em julho com o Banco do Brasil, estabelece a progressiva redução do número de empregados do Patrocinador à disposição da PREVI, o que levou à adoção de medidas necessárias à criação de quadro próprio de funcionários e à realização, iniciada em dezembro, de processo de recrutamento e seleção de profissionais para preenchimento de cerca de sessenta vagas.

Canal de Voz Traz Economia e Facilita a Comunicação

Todas as dependências do Banco do Brasil que possuem canal de voz foram conectadas com a Central de Atendimento da PREVI. Esse recurso tornou-se disponível também na comunicação das diversas áreas da PREVI com o Banco.

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