Planejamento estratégico envolve participantes e patrocinadora

“Os planos não passam de boas intenções, a não ser que resultem de imediato em trabalho árduo”.
Peter Drucker
Foram definidos parâmetros para a gestão até 2008 / Foto: Américo VermelhoO Planejamento é uma ferramenta importante para qualquer organização ou empresa. A instituição que não prevê cenários e não traça suas metas para o futuro freqüentemente se perde em meio a decisões pontuais que não formam uma gestão coerente. O Planejamento Participativo é uma ferramenta ainda mais importante, pois além de resultar em um “plano de vôo” a ser seguido, gera integração, conhecimento e compromisso coletivo com as metas traçadas.


Pela primeira vez na história recente da PREVI, foi empreendido esforço significativo para dotar a Entidade de um planejamento baseado num processo participativo e transparente. Os encontros envolveram diversos grupos de pessoas que são fundamentais para o sucesso da gestão.

Dirigentes da PREVI e representantes dos associados e do BB fizeram discussões conjuntas / Foto: Américo VermelhoO PROCESSO FOI DINÂMICO E PARTICIPATIVO
O processo de planejamento não se esgotou na visão dos dirigentes da PREVI. A partir de uma proposta da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, foram realizados seminários que envolveram funcionários, representantes dos associados e da patrocinadora. Também participaram colaboradores externos, convidados para apresentar cenários sobre política, economia e desenvolvimento da previdência no Brasil.

O presidente do BB, Cassio Casseb, também esteve presente / Foto: Américo VermelhoForam levantadas também, a partir de análises feitas pelas gerências da PREVI, as questões mais importantes a serem enfrentadas, seja no aspecto do plano de benefícios, da política de administração e de gestão, da política de investimentos e de comunicação. Com base nas informações sistematizadas, foram realizados seminários de discussão, com participação de representantes dos associados e do Banco do Brasil. Nos seminários foram discutidos e definidos os parâmetros para a Gestão da PREVI até o ano de 2008.

O PLANEJAMENTO SERÁ O NORTE PARA A GESTÃO
O resultado de todo este trabalho foi resumido em algumas definições que são tradicionais num processo de planejamento: missão, visão de futuro, valores, diretrizes e objetivos gerais e estratégicos.

Frei Beto destacou a importância da mobilização  social / Foto: Américo Vermelho "Gente não se administra, de gente se cuida", enfatizou Luiz Oswaldo, vice-presidente de Gestão de Pessoas do BB / Foto: Américo Vermelho
Feitas essas definições, todas as gerências da PREVI estão agora envolvidas em detalhar como serão cumpridos os objetivos traçados, sempre amparados na visão de futuro e nos valores definidos.

Tanto a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo quanto o Conselho Fiscal participaram ativamente de todo o processo e assumiram compromisso com as propostas oriundas do Planejamento Estratégico. O desafio agora é colocar todo empenho para cumprir as metas traçadas coletivamente.

“Fiquei empolgado com a administração participativa que está sendo implantada. A PREVI deve repetir a iniciativa”
Nilson Telles, AAFBB (AM).


“Acho ótima a iniciativa da PREVI de convidar representantes de entidades e sindicatos para participar da formulação do Planejamento. Aumenta a transparência e é uma ótima oportunidade para a diretoria ouvir opiniões, críticas e conhecer demandas”
José Ricardo Sasseron, Coordenador da Comissão de Empresa.


“O Planejamento visa a contemplar um equilíbrio da influência das entidades nas decisões da administração da PREVI. O processo deve ser mantido e aperfeiçoado.”
Reinaldo Loureiro Rocha,Vice-presidente da AAFBB-RJ


“Destaco o conteúdo das palestras, indicador da preocupação da PREVI em se preparar para atender às expectativas do funcionalismo.”
Deli Soares, diretor executivo da CNB


CRITÉRIOS E INDICADORES PARA AVALIAR RESULTADOS DA GESTÃO

Um dos elementos importantes do Planejamento foi a definição de que a PREVI deverá desenvolver critérios e indicadores para monitorar o resultado do trabalho desenvolvido pela entidade em suas diversas áreas.

Avaliar a qualidade do que fazemos é tarefa fundamental, e para isso é necessário ter parâmetros e instrumentos de medição permanentes. O sistema de fundos de pensão, pelas suas peculiaridades, não possui os mesmos parâmetros utilizados nas empresas privadas (embora muitos deles possam ser aproveitados). Será um desafio criar as ferramentas adequadas que reflitam corretamente o nível de excelência dos trabalhos realizados.


Representantes dos Aposentados e Funcionários Ativos participam e contribuem para o planejamento estratégico. As entidades foram selecionadas com base na amplitude geográfica da base filiada e no equilíbrio entre números de ativos e de aposentados.




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O resultado do planejamento


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