Missão, Visão e Valores
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Paralelamente à elaboração do Plano Estratégico, a Diretoria Executiva optou também pela atualização da Missão da PREVI, que havia sido elaborada em 2003. O objetivo foi dar mais foco, clareza e concisão ao novo texto, evidenciando que a responsabilidade de pagar os benefícios previdenciários num horizonte de longo prazo é a razão de ser da PREVI.
Missão
Garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável.
Visão
Ser a melhor administradora de planos de benefícios do Brasil, sendo referência internacional, com excelência comprovada por indicadores em:
- Práticas de gestão de ativos e passivos;
- Satisfação dos participantes;
- Custo administrativo (relação custo x benefício);
- Responsabilidade socioambiental;
- Produtos e serviços previdenciários;
- Política de pessoal.
Ser motivo de orgulho para participantes, patrocinadoras e funcionários.
Valores
A PREVI conduz sua gestão orientada e motivada por princípios éticos expressos pelos seguintes valores:
- Responsabilidade, comprometimento e responsabilidade socioambiental;
- Solidariedade;
- Qualidade, competência, excelência, criatividade e profissionalismo;
- Ética, honestidade e integridade;
- Transparência;
- Cidadania e democracia.
Materialidade
G4-19, G4-20, G4-21Na construção do relatório de 2014, a Diretoria Executiva fez a revalidação dos oito temas materiais definidos em 2013, elencados a partir de consultas feitas a funcionários, participantes e associações de funcionários do Banco do Brasil da ativa e aposentados, além de grupos focais com a participação de gerentes, conselheiros e diretores e do exame de documentos internos e de estudos setoriais. G4-18
Os temas materiais da PREVI são aqueles cuja relevância é suficiente para influenciar a capacidade da Entidade para criar valor no curto, médio e longo prazo. A identificação desses temas permite o gerenciamento de pontos críticos e o estabelecimento e o acompanhamento de metas e de planos de ação, além de orientar a comunicação dos avanços da organização nas questões consideradas mais relevantes. Elaborado de acordo com as diretrizes G4 da Global Reporting Initiative (GRI), o relatório de 2014 usa a materialidade como foco principal de sua narrativa, relacionando os principais destaques de gestão do ano com os temas materiais que os tangenciam. G4-23
Desempenho econômico (retorno dos investimentos e rentabilidade dos planos)
A gestão ativa de investimentos garante que, mesmo em anos difíceis, a Entidade consiga minimizar os impactos negativos, sempre tendo em vista a necessidade de manter ativos sólidos, que garantam o pagamento dos benefícios atuais e futuros aos participantes e pensionistas. G4-23
Capitulos que abordam esse tema:
Investimento responsável
Investimentos responsáveis podem potencializar o retorno financeiro na medida em que incrementam o valor do ativo em virtude da percepção do mercado de que a boa gestão de fatores socioambientais e de governança corporativa trará benefícios no longo prazo.
Capitulos que abordam esse tema:
Relacionamento com os participantes, pensionistas e entidades representativas
Investir no aperfeiçoamento dos canais de divulgação de informações e na clareza das explicações sobre as decisões estratégicas da Instituição para que haja tempestiva prestação de contas aos participantes a respeito da situação da PREVI, de suas estratégias de investimento e de sua visão de longo prazo.
Capitulos que abordam esse tema:
Gestão de riscos e de investimentos
A PREVI desenvolve metodologias de avaliação de riscos e estabelece mecanismos de controles internos para melhor gerenciar os riscos inerentes às suas atividades que possam inviabilizar o cumprimento de sua Missão.
Capitulos que abordam esse tema:
Ética, conformidade e combate à corrupção
As ações da PREVI são pautadas por valores como cidadania, transparência, responsabilidade socioambiental e comprometimento. A PREVI trabalha para ampliar a disseminação desses valores entre funcionários e terceirizados e estimular a sua prática. Essas são diretrizes fundamentais para a Entidade preservar o patrimônio que administra e evitar conflitos de interesse.
Capitulos que abordam esse tema:
Planos de benefícios/outros produtos (informações sobre os planos e produtos da PREVI e formas de contribuição)
Desenvolvimento de estratégias e planos de comunicação, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes sobre assuntos previdenciários e ampliar a relação de confiança, respeito e satisfação dos participantes.
Capitulos que abordam esse tema:
Educação previdenciária dos participantes e seus familiares
Mostrar a importância da previdência complementar na vida do cidadão como forma de garantir-lhes independência financeira e qualidade de vida.
Capitulos que abordam esse tema:
Transparência e prestação de contas
A legislação e as normas que regem a previdência complementar determinam que os fundos de pensão divulguem, periodicamente e por iniciativa própria, informações necessárias e suficientes para os participantes conhecerem a saúde financeira, econômica e atuarial dos seus respectivos planos.
Capitulos que abordam esse tema: