Investimentos responsáveis

As Políticas de Investimentos da PREVI observam impactos sociais, ambientais e econômicos e ajudam a identificar negócios perenes e socialmente responsáveis.

A busca por investimentos responsáveis – que atendam não apenas a critérios econômico-financeiros, mas que também busquem a minimização dos impactos ambientais – é mais um componente do trabalho da PREVI em prol de sua Missão. Ao considerar a responsabilidade social e ambiental de seus investimentos, a Entidade age de forma sustentável. Negócios socialmente responsáveis são negócios perenes, que renderão dividendos no longo prazo – indispensáveis não só para o pagamento de benefícios dos participantes, mas também para o desenvolvimento econômico do País.

As Políticas de Investimentos incluem a identificação dos impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelas empresas nas quais a PREVI tem participação. A Entidade também acompanha de perto a evolução desses impactos com a aplicação de pesquisas e questionários sobre gestão, risco e sustentabilidade; com a análise dos relatórios de sustentabilidade e de administração das empresas; e em contatos regulares com os conselhos de administração e com as diretorias das companhias participadas. Há o estímulo permanente à adesão a pactos e princípios de boas práticas em governança corporativa, bem como o incentivo à observação de padrões internacionais de monitoramento de riscos ambientais e de transparência na comunicação com o público. EC8

Políticas e códigos orientam

Além das Políticas de Investimentos, que são revisadas anualmente, a PREVI conta com a Política de Responsabilidade Socioambiental e com códigos de Melhores Práticas em Governança Corporativa (para empresas e imóveis). Todos os documentos estão disponíveis no site da PREVI. No tocante às empresas nas quais a PREVI tem participação acionária, 2014 foi um ano de observação constante da gestão e de troca de informações. Foi reforçada, em meio às empresas, a importância de manter a disciplina fiscal e o controle sobre despesas e orçamento, além da promulgação de medidas em prol da ética e contra riscos de corrupção. EC8, FS1, FS5, FS12

A PREVI é filiada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, colabora na elaboração do relatório do Carbon Disclosure Project (CDP) e participa da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp). E, com seu apoio ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas, a PREVI também participa da mobilização internacional pela adoção, no mundo dos negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. EC8, FS1, FS5, FS12

Fóruns de discussão
G4-16

A PREVI é a principal disseminadora no Brasil e na América Latina dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). Foi a única instituição da América Latina a integrar o grupo representativo dos maiores investidores institucionais do mundo que desenvolveu o PRI. Atualmente, integra o conselho do PRI e representa a América Latina no grupo executivo da Iniciativa. Em 2014, a PREVI participou (na pessoa de seu diretor de Seguridade, Marcel Barros, representante da América Latina no Conselho do PRI) de uma reunião multidisciplinar promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua sede, em Nova York (EUA). Especialistas de variados segmentos (governos, investidores, sociedade civil, setor financeiro, empresas e academia) discutiram uma agenda de ações visando à atuação responsável no universo dos negócios e ao desenvolvimento sustentável das economias e das comunidades.

No Brasil, a PREVI organizou, em agosto, um encontro entre os signatários brasileiros do PRI, no Rio de Janeiro. No evento, houve a discussão de iniciativas para os próximos anos e do processo de revisão da governança do próprio PRI, coordenado por um comitê do qual a PREVI faz parte, junto com representantes de fundos de pensão como a CalPERS e a Organização das Nações Unidas (ONU). O evento contou com a presença de Fiona Reynolds, diretora da Iniciativa. A PREVI também esteve presente no Encontro Anual de Signatários do PRI – PRI in Person, realizado em Montreal, no Canadá, onde apresentou as práticas dos investidores institucionais brasileiros.

PRI In Person

A conferência reúne representantes das instituições signatárias para debater os temas ligados ao investimento responsável. No evento, especialistas discutiram, em painéis, mesas-redondas e palestras, novas formas de engajamento de investidores, o relato integrado como ferramenta de transparência e inovações acadêmicas.

Em 2014, a PREVI também colaborou com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em três eventos. Em janeiro, a Entidade participou do workshop Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais – Implementação no Setor Financeiro, integrando um painel sobre diretrizes sociais, ambientais e de governança na gestão de ativos e de investimentos. Em junho, esteve presente no segundo Fórum Global da OCDE, dedicado especificamente à conduta corporativa responsável. As discussões exploraram abordagens práticas de due diligence em vários cenários, o respeito às condições de trabalho decente na cadeia produtiva e o fomento ao desenvolvimento sustentável. Em novembro, o diretor de Participações esteve no evento OECD Roundtable on Long-Term Investment, no qual participou de um painel sobre governança corporativa.

Em setembro, outros importantes debates sobre governança, responsabilidade e gestão empresarial foram travados no 15.º Encontro PREVI de Governança Corporativa. Estratégias para garantir o sucesso e a longevidade das empresas em um ambiente econômico incerto estiveram na pauta do encontro, que reuniu cerca de 500 participantes, entre executivos, investidores, gestores de recursos e conselheiros.

leia mais neste capítulo

Política de Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Nossas diretrizes de sustentabilidade.

Leia mais