Geração de valor
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A PREVI tem como objetivo garantir o pagamento de benefícios previdenciários para complementar a renda dos participantes após o período laboral ou em caso de invalidez e amparar seus dependentes em caso de falecimento, com o pagamento de pensão. Para isso, a gestão dos ativos é focada na perenidade e em uma visão de longo prazo. Veja a seguir como a PREVI constrói e distribui valor.
Capital financeiro
Os recursos da PREVI são provenientes de contribuições mensais dos participantes e dos seus patrocinadores (Banco do Brasil e a própria PREVI). Esses recursos são investidos de maneira diversificada, de acordo com a Política de Investimentos de cada plano.
A nossa gestão dos recursos está alinhada à Visão da PREVI de ser a melhor administradora de planos de benefícios do Brasil e uma referência internacional no segmento, com excelência comprovada por indicadores em práticas de gestão de ativos e passivos, satisfação dos participantes, custo administrativo (relação custo x benefício), responsabilidade socioambiental, produtos e serviços previdenciários e política de pessoal, além de ser motivo de orgulho para participantes, patrocinadoras e funcionários.
Capital humano
O quadro de funcionários da PREVI é formado por empregados da própria Entidade, funcionários cedidos pelo BB por meio de um convênio de cessão assinado entre o Banco do Brasil e a PREVI, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes. Os funcionários do quadro próprio e os cedidos pelo BB passam por processo de seleção que inclui avaliação curricular e comportamental e entrevista. São profissionais altamente qualificados em diversas áreas, que passam por treinamentos e capacitações constantes. Além disso, vale ressaltar que tanto os funcionários do quadro próprio da PREVI como os funcionários cedidos pelo Banco do Brasil são participantes da PREVI e trabalham em prol da perenidade da Entidade e de seus benefícios.
Capital intelectual
A expertise dos funcionários em mercados de capitais, em aspectos financeiros e econômicos e na área de seguridade e atuária, qualificados e com vasta experiência, leva a investimentos cada vez mais assertivos e à execução de processos que incluem concessão e manutenção de benefícios com acuradas análises de risco, com o compromisso de resguardar o patrimônio da Entidade e em consonância com a Missão da PREVI.
Capital social
A PREVI possui uma robusta rede de relacionamento com públicos de interesse, entre os quais os participantes e pensionistas merecem destaque. Diversas ferramentas são usadas para manter a transparência e o relacionamento com esses públicos, buscando ampliar o diálogo cada vez mais. Para realizar seus investimentos e honrar seus compromissos, a PREVI também mantém relacionamento intenso com o mercado financeiro, o governo e diversos segmentos da economia, buscando sempre propagar boas práticas de gestão e de governança.
Plano Estratégico 2015-2018 G4-46, G4-45, G4-47
Em 2014, foi definido o Plano Estratégico para o quadriênio 2015-2018. O Plano, que pauta as atividades da Entidade no período, foi feito em um processo ainda mais participativo em relação aos anos anteriores, contando com a colaboração dos gerentes executivos, conselheiros e diretores, que puderam apresentar sugestões e ideias com base nas experiências de suas áreas.
O processo teve início em maio e contou com o apoio de uma consultoria externa. Os trabalhos envolveram a definição da metodologia; a apresentação do acompanhamento do Plano anterior; a apresentação de tendências previdenciárias e do cenário macroeconômico; entrevistas com conselheiros deliberativos, diretores e gerentes executivos; e um workshop de elaboração do Plano Estratégico, com a presença dos diretores e dos gerentes executivos.
A partir do estudo dos atuais cenários previdenciário e macroeconômico, bem como das iniciativas conduzidas no Plano anterior e de boas práticas internacionais de gestão estratégica, foi possível analisar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da PREVI. Essa análise serviu de base para a definição dos três objetivos estratégicos, que contam com diretrizes específicas para apontar o direcionamento no Plano Tático-Operacional, ou seja, as ações para que os objetivos sejam alcançados. Cada um dos objetivos ficou sob a responsabilidade de dois diretores.
A nova versão do Plano Estratégico está mais focada. Em 2012, a Entidade trabalhava com 11 objetivos, número reduzido para seis no ano seguinte e, agora, para três.
Objetivos estratégicos
Objetivo |
Diretrizes |
Diretorias coordenadoras |
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Fortalecimento da relação com os associados |
· Aprimoramento dos canais de relacionamento com os associados · Desenvolvimento de novos produtos e serviços · Ampliação da educação previdenciária |
Participações e Seguridade
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Gestão eficiente e eficaz |
· Aprimoramento da gestão do conhecimento e de talentos, com perspectiva de longo prazo · Otimização de processos e estrutura, com o apoio de novas tecnologias · Revisão do processo de tomada de decisão, em busca de maior eficiência operacional · Incentivo e apoio a iniciativas de inovação |
Presidência e Administração
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Gestão de investimento atrelada ao apetite de riscos e liquidez dos planos |
· Conclusão e disseminação da Gestão Baseada em Riscos (GBR) · Aprimoramento da gestão dos investimentos de acordo com o apetite ao risco de cada plano · Aprimoramento da utilização do modelo de Gerenciamento de Ativos e Passivos (ALM) como orientador dos investimentos |
Planejamento e Investimentos |
Plano Tático-Operacional 2015-2018 G4-46, G4-45, G4-47
A partir da aprovação do Plano Estratégico para o quadriênio 2015-2018, a Diretoria de Planejamento realizou oficinas de planejamento tático com o objetivo de desdobrar a estratégia da PREVI em projetos e ações para atingimento dos objetivos estratégicos.
As oficinas foram realizadas nos meses de outubro e novembro e contaram com o apoio de consultoria externa com expertise em gestão de projetos e a participação dos diretores e dos gerentes executivos e de núcleo da PREVI. A discussão do Plano Estratégico, alinhada à Visão de Futuro da PREVI e orientada pelas boas práticas de gestão, resultou na construção do portfólio de projetos focado na geração de resultados e alinhado à estratégia da Entidade.
Escritório de Projetos
Em 2014, também foi elaborada nova metodologia do Escritório de Projetos – Gestão de Projetos 2.0 –, aliada à definição de uma nova missão para a área. Foram feitas atualizações nas normas e estabelecida uma maior responsabilidade para as áreas intervenientes dos projetos. Além disso, foi proposta a utilização de fases para os projetos conforme a maturidade das declarações de trabalho das áreas. Com essa nova metodologia, busca-se mais eficiência no planejamento de projetos, com disponibilização de recursos financeiros e humanos em prazos definidos com maior assertividade.
Foi construído um indicador de saúde dos projetos que leva em consideração não somente o prazo, mas também outros fatores de risco que afetam a execução das atividades. O indicador é uma composição de prazo, custo, problema, agendamento e repactuações realizadas. Dessa forma, busca-se avaliar mais adequadamente qual o real status do projeto e do portfólio. O principal benefício são relatórios de acompanhamento de projetos ainda mais eficientes, que consideram a real situação do portfólio, com encaminhamento de ações de contorno direcionadas às situações mais críticas.