|nº 145| Out 09

Nesta Edição » Capa » Extrato Previ Futuro: olho na evolução do saldo

Histórico dos Perfis de investimento e migrações

No extrato, você visualiza o total de contribuições, o resultado das aplicações e a rentabilidade acumulada desde sua adesão ao PREVI Futuro. O retorno dos investimentos e a rentabilidade também são discriminados por período de permanência em cada perfil de investimento.

No exemplo, o participante permaneceu no Perfil PREVI de 12/7/2004 até 20/8/2009. Nesse período, as suas contribuições pessoais e as patronais somaram R$ 16.179,83 e renderam R$ 5.025,94, correspondentes a 31,06% de rentabilidade no período. Em agosto, optou pelo Perfil Agressivo e, a partir de 21/8/2009, todo o saldo de conta então acumulado mais as contribuições feitas a partir dessa data passaram a incorporar a rentabilidade correspondente ao novo perfil, de 8,22% nesse período.

Como se chega à rentabilidade

A carteira de investimentos do PREVI Futuro é constituída de aplicações em renda variável, renda fixa, imóveis e operações com participantes. Para definir a rentabilidade de cada perfil, essa carteira é agrupada em dois segmentos: renda variável e composto. Os investimentos em renda variável são valorizados de acordo com a cotação diária de cada ação na Bolsa de Valores. No segmento composto, são agrupados os outros três tipos de ativos, com os respectivos valores e rentabilidades.

Perfil Alocação em Renda Variável
PREVI 25% a 35%
(limites definidos pela Política de Investimentos do Plano)
Conservador 0% a 10%
Moderado 20% a 30%
Agressivo 40% a 50%

A rentabilidade que incide sobre o saldo de conta do participante corresponde à rentabilidade do perfil por ele escolhido. É apurada de acordo com a proporção da participação de cada um dos dois segmentos no perfil de investimento escolhido. Por exemplo, se o participante escolher o Perfil Agressivo, 50% de seu saldo de conta incorporará a rentabilidade do segmento composto e 50% terá a rentabilidade do segmento de renda variável.

Migração do saldo de conta e comparativo de rentabilidade

Acompanhe o exemplo de que estamos tratando. No dia 20/8/2009, todo o saldo de conta do participante migrou do Perfil PREVI para o Perfil Agressivo. A partir do dia seguinte, todo esse saldo acumulado mais as contribuições pessoais e patronais à Parte II passaram a incorporar a rentabilidade correspondente ao novo perfil de investimentos escolhido.

O extrato também traz o histórico de rentabilidades de cada perfil, no mês, no ano e nos últimos 12 meses. Assim, você compara o desempenho das aplicações de cada perfil e avalia a sua escolha. Não esqueça: uma vez alterado o perfil, é preciso aguardar um ano para mudar novamente. Você tem todas as informações sobre os perfis no site.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima > | Última >>