|
CARTAS |
NÚMERO DE PENSIONISTAS
Gostaria que fosse confirmado o número de pensionistas divulgado no site referente ao 2o trimestre de 2009, pois de um número que só aumentava, do 1º trimestre para o 2º trimestre de 2009 houve uma redução de 1.250 pensionistas.
Daniel Elias Silveira
Curitiba (PR)
Resposta da PREVI
A informação constante no site da PREVI está correta. Esclarecemos que a redução apontada deve-se à exclusão da contagem de benefi ciários de pensão dos assistidos que somente possuem encargo de benefício INSS, seguindo a mais recente metodologia de apuração de indicadores constante da Instrução Normativa nº 26 da Secretaria de Previdência Complementar – SPC.
ELOGIO
Com os sucessivos déficits no INSS, consequência de fatos como o aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população brasileira, torna-se cada vez mais necessário pensarmos em previdência privada, pois a política previdenciária no Brasil ainda não ajustou seu leme. O fato é que o retrato do Brasil mudou: estamos nos tornando um país velho. Com taxa de fecundidade baixa (média de 2,1 filhos por casal) e com o envelhecimento da parcela de pessoas economicamente ativas, o aumento no número de idosos tornou-se um problema para a previdência oficial, pois recairá sobre a população economicamente ativa – cada vez menor – o ônus tributário de manter a qualidade dos benefícios dos aposentados – cada vez em maior número e por mais tempo. O PREVI Futuro para nós funcionários, bem como o Brasilprev Júnior para os nossos filhos é uma das maneiras mais viáveis de nos precavermos em tempo hábil de algo até então inevitável: o crack do INSS. Muito propícia foi a matéria “PREVI Futuro – formação de saldo”, da edição nº 143, da Revista PREVI: clara, precisa e concisa. Parabéns.
Leonardo Silva Petuba
Nova Xavantina (MT).
|
Envie
suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501,
4º andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As
correspondências devem trazer o nome completo e
endereço do participante. Por razões de
espaço disponível e de clareza, as mensagens
poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor
reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas. |
|
|