Sustentabilidade na Estratégia Corporativa
A PREVI é uma grande incentivadora das práticas do investimento sustentável. A entidade foi a primeira signatária e é a representante da América Latina no board dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). Além disso, participa da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp); é filiada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e apoia a elaboração do Relatório Global Carbon Disclosure Project (CDP) em suas edições nacional e internacional (organização independente, sem fins lucrativos, que detém o maior banco de dados globais sobre impacto climático corporativo).
Em várias frentes, a instituição incentiva as empresas nas quais possui participação a atuar em prol da sustentabilidade, considerando aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa. Esse posicionamento agrega valor às empresas e impacta de forma positiva o resultado dos investimentos no longo prazo.
Mapa de ações socioambientais
A Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI começou a ser criada em 2007, por um grupo de trabalho interno, com representantes de todas as diretorias. O processo contou com pesquisas em fundos de pensão nacionais e internacionais e referências como as orientações do PRI, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Global Reporting Initiative (GRI), entre outros. Em 2009, foi lançada a Política de Responsabilidade Socioambiental, na qual foram definidas ações pontuais em todas as áreas de gestão, de maneira a inserir a sustentabilidade em todas as gerências da PREVI.
Foi desenvolvido um mapa de ações de responsabilidade socioambiental, no qual constam relatos do que é desenvolvido na entidade. Como grande parte das ações possui caráter permanente, foram desenvolvidos indicadores de monitoramento para acompanhar a performance dessas ações. Em 2012, o desafio foram atualizar o mapa e identificar quais ações eram permanentes e quais poderiam tornar-se. A meta para o primeiro semestre de 2013 é aprimorar e aplicar tais indicadores de forma a aperfeiçoar as ações de RSA. O objetivo é transformar o mapa em um grande instrumento de gestão estratégica do tema.
A Política de RSA da PREVI também orienta aspectos socioambientais nos processos de seleção, contratação e gestão de fornecedores sobre critérios para compras de produtos e serviços que impliquem um menor impacto social e ambiental.
PREVI é modelo em ações de RSA
A fim de revisar conceitos e experiências internacionais das práticas de investimentos socialmente responsáveis, especialmente entre os fundos de pensão, o Departamento de Seguridade Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizou um estudo que visa servir como instrumento de apoio para a implementação do Memorando de Entendimentos entre o Ministério da Previdência Social do Brasil e a OIT.
Pelo engajamento, dimensão, governança corporativa, cumprimento do dever fiduciário, performance financeira, imagem e coerência dos valores na formulação das estratégias de investimento, a PREVI é citada no trabalho como um dos quatro estudos de casos considerados melhores práticas do investimento responsável.
A PREVI enxerga as empresas em que investe como agentes potenciais de mudança, por meio das quais as questões sociais e ambientais podem ser abordadas de forma positiva e com contribuições para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Além disso, no livro Sustainable Investing for Institutional Investors: Risks, Regulations and Strategies (Investimento Sustentável para Investidores Institucionais: Riscos, Regulações e Estratégias), ainda sem tradução para o português, de autoria da gestora de ativos e conselheira de investidores institucionais Mirjam Staub-Bisang, a PREVI é um dos fundos de pensão abordados como estudo de caso e como colaborador no que tange às práticas de estratégias de investimentos sustentáveis. No total, são apresentados 25 estudos de diversos grupos de investidores institucionais.
Multiplicadores de RSA
O grupo de multiplicadores de RSA tem como objetivos manter os funcionários informados sobre as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas na PREVI e engajá-los não só na incorporação dessas atividades em seu dia a dia como também na apresentação de propostas de novas ações relacionadas ao tema. O grupo é composto de um representante de cada gerência da PREVI.
Os multiplicadores reúnem-se bimestralmente para discussão, participam de palestras e treinamentos. O uso de bicicleta como transporte para o trabalho é fruto desse trabalho dos multiplicadores. Foi percebida essa demanda, houve um movimento junto ao condomínio do edifício da sede da entidade, e hoje os funcionários contam com local para guardar as bicicletas e podem tomar banho nas instalações da academia do prédio.