Desempenho Ambiental

Para acompanhar a gestão do consumo consciente na PREVI são realizadas reuniões mensais com as áreas do Gabinete da Presidência, Assessoria de Comunicação, Gerência de Administração, Recursos Humanos e Controladoria. Nas reuniões são verificados os indicadores de consumo de papel, copo plástico, energia elétrica, a destinação do lixo seco e úmido e planejadas as ações para melhorar a performance desses indicadores.

No primeiro semestre de 2012, foi estabelecida meta corporativa de redução em 10% do consumo de papel, em relação ao total consumido no mesmo período de 2011. As metas corporativas interferem diretamente no ganho da remuneração variável dos colaboradores. Para sensibilizar o corpo funcional a respeito da importância da ecoeficiência, um grupo de teatro itinerante percorreu as gerências e, de maneira lúdica, falou sobre a relevância da economia de recursos. A PREVI atingiu a meta antes do fim do semestre.

Consumo de materiais*

2010

2011

2012

Consumo de materiais de fontes renováveis (toneladas)

Papel A4

13,02

11,7

7,47

Consumo de materiais de fontes não renováveis (unidades)

Plástico (copos 200 ml)

--

577.500

607.500

Pilhas

60

66

41

Baterias

80

92

81

Lâmpadas

1.725

1.025

1.570

* Os materiais utilizados pela PREVI são considerados indiretos, pois não constam no produto final de prestação de serviço.

Ademais, todos os participantes podem fazer, a qualquer tempo, no Autoatendimento do site da PREVI, a opção para suspender o envio de publicações institucionais, demonstrativos e informativos promocionais impressos. A opção por deixar de receber publicações impressas é válida para a Revista PREVI, demonstrativo para Imposto de Renda, espelho de pagamento e demais informações institucionais. Essas ações geram benefícios financeiros com a redução de custos de impressão e postagem, além dos evidentes benefícios ambientais.

Opção de Não Recebimento de Impressos

Impresso

Total Acumulado

Relatório Anual

83.951

Revista PREVI

32.380

Comprovantes para fins de Imposto de Renda

42.602

Este Relatório Anual referente ao exercício de 2012 não foi impresso nem encaminhado aos participantes.

Outra iniciativa que garantiu à PREVI uma grande economia com cartuchos e toners foi a criação das ilhas de impressão. Todas as impressoras das gerências foram retiradas. Sendo assim, quando o funcionário precisa imprimir algum documento, o pedido é registrado no sistema, e o colaborador precisa buscar o material na máquina localizada em uma dessas ilhas, passar o crachá e retirar a impressão. Em um período de aproximadamente quatro horas, a memória é limpa para evitar acúmulo de solicitações de impressão.

No Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi promovida uma palestra com a participação do professor Leonardo Boff, reforçando os ideais da PREVI, sobretudo seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental.

Energia elétrica

Toda a energia elétrica da sede administrativa da PREVI, localizada no Rio de Janeiro, é proveniente da rede de abastecimento da cidade (Light Serviços de Eletricidade). Em 2012, o consumo foi de 5.466 GJ, 4,5% menor em relação ao consumo de 2011. Para evitar o consumo desnecessário de energia, a PREVI utiliza sensores de presença na maior parte das áreas de trabalho.

A PREVI não tem consumo de energia direta, pois 100% da sua energia provém da rede de abastecimento de energia da cidade (energia indireta).

Água

Em abril de 2011, a PREVI instalou medidores de água individuais, o que permitiu acompanhar o consumo mensal de água, mas a entidade já adota, desde o ano 2000, torneiras com dispositivo automático para evitar o desperdício de água. Em 2012, a PREVI teve um consumo de 7.601 m³ de água proveniente da empresa de abastecimento da cidade.

* Não é possível determinar qual é o consumo de energia primária para a produção de energia indireta. Essas concessionárias (hidrelétrica, termoelétrica etc.) não têm obrigação legal de informar a fonte de produção da energia no Brasil.
** 2011: consumo referente aos meses de abril a dezembro.

Resíduos e reciclagem

Além das iniciativas voltadas para a redução do consumo de papel, energia, água, copos plásticos e cartuchos de impressora, a PREVI realiza coleta seletiva dos resíduos gerados em sua sede. O condomínio no qual está instalada mantém um acordo de doação desse material para uma cooperativa de catadores, que retira, tria e destina adequadamente o material descartado. Em 2012, foram repassados ao condomínio 53,6 kg de pilhas e baterias.

Redução das emissões de gases do efeito estufa

Em 2012, houve a revisão do conceito do Encontro de Conselheiros, que passou a ser denominado Encontro PREVI de Governança Corporativa. Essa mudança deu mais amplitude ao evento e possibilitou a participação de um público maior e mais diversificado. A escolha do Rio de Janeiro como local do evento gerou redução nos custos para a PREVI com deslocamento aéreo e hospedagem, apesar do aumento no número de participantes, e a consequente redução na emissão de CO2.

O Encontro PREVI de Governança Corporativa 2012 recebeu o selo de Certificação Evento
Carbo-Neutro do Instituto Oksigeno. O Instituto realiza inventários de emissões de gases de efeito estufa de acordo com protocolos internacionais. O selo garante que todas as fontes relevantes das emissões de gases causadores do efeito estufa foram identificadas e que 30,13 tCO2eq foram neutralizadas, com o plantio de 250 mudas em área de recuperação de mata ciliar, no município de Coruripe, em Alagoas. O programa de reflorestamento privilegiou o plantio heterogêneo (cultivo conjunto de diferentes espécies em numa mesma área), o que recria condições mais próximas das florestas naturais. A técnica é a mais indicada para enriquecimento de matas e recuperação das florestas nas margens de rios.