|nº 142| Jul 09

Nesta Edição » Seguridade » A importância de ser previdente

A importância de ser previdente

Além da Renda Mensal de Aposentadoria, o PREVI Futuro prevê também a cobertura de Benefícios de Risco

Ser previdente é pensar no futuro, em segurança. De acordo com a definição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, previdente é aquele que prevê, que é cauteloso, prevenido, precavido, prudente. Significa, então, planejar, traçar metas e também se precaver contra possíveis infortúnios, acidentes. Afinal, nem tudo é previsível. O risco é intrínseco à própria vida e até mesmo aos planejamentos. Saber que contratempos existem não signifi ca ser apocalíptico, ou pessimista, mas previdente.

Os planos de previdência geralmente agregam essas duas necessidades: tentar garantir uma aposentadoria confortável financeiramente e cobrir eventos não programados com o pagamento dos chamados Benefícios de Risco, caso da invalidez ou morte.

O PREVI Futuro é um Plano de Contribuição Variável (CV) que possui modelo misto, constituído por duas partes: Parte I: solidária – destinada ao pagamento dos Benefícios de Risco. Parte II: individual – destinada à formação do saldo de conta do participante, que vai gerar a Renda Mensal de Aposentadoria.

A Parte I do PREVI Futuro tem características de Benefício Definido (BD), cuja particularidade relacionada à formação de reserva é o mutualismo, ou seja, todas as contribuições pessoais e patronais são vertidas para um único fundo que vai honrar a cobertura de Benefícios de Risco: Complemento de Aposentadoria por Invalidez ou Complemento de Pensão por Morte.

Atualmente, o percentual destinado à Parte I do PREVI Futuro, denominado taxa de risco, é de 0,609984% do Salário de Participação, descontados dos 7% da contribuição obrigatória de participantes e patrocinadora. A taxa é resultado de um cálculo atuarial que considera, entre outros fatores, o valor dos Salários de Participação projetados dos participantes ativos até a aposentadoria, a taxa de juros e as tábuas biométricas adotadas pelo Plano.Essa taxa é reajustada conforme a necessidade de equilíbrio do Plano.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | Próxima > | Última >>