Perfil
A PREVI
Um resumo da posição no mercado, das diretrizes de longo prazo e dos mecanismos de gestão da PREVI.
Fundada em 1904 com o nome de Caixa Montepio dos Funccionarios do Banco da Republica do Brazil, a PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil é uma Entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, destinada a garantir benefícios adicionais aos da previdência oficial aos funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil, aos empregados do quadro próprio e aos seus beneficiários. [GRI G4-3, G4-7, G4-8]
Sediada no Rio de Janeiro, a PREVI emprega 730 funcionários, que administram os investimentos da Entidade e cuidam do pagamento de benefícios a um total de participantes e pensionistas que somava 202.520 pessoas ao fim de 2015. A observância das melhores práticas de governança na gestão de planos de previdência tornou a PREVI uma referência no mercado brasileiro e mundial, e sua administração é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). [GRI G4-5, G4-6, G4-9]
Diferenciais da PREVI
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Liderança no segmento: os recursos administrados pela PREVI correspondiam, ao fim de 2015, a 23% do total de ativos da previdência complementar brasileira. A Entidade congrega cerca de 7% dos associados de todo o sistema de previdência complementar nacional e paga 36% do total de benefícios pagos pelo sistema de previdência complementar brasileiro.
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Diversificação e solidez nos investimentos: sempre com o objetivo de garantir o pagamento pontual de seus compromissos, a PREVI distribui seus investimentos em segmentos como renda variável, renda fixa, imóveis, investimentos estruturados e fundos no exterior. São ativos de comprovada qualidade e valor perene, suficientes para possibilitar o cumprimento dos planos de longo prazo da Instituição.
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Responsabilidade na gestão: os funcionários da PREVI são oriundos majoritariamente do Banco do Brasil, patrocinador da Entidade. Eles administram os recursos que proverão, no futuro, suas próprias aposentadorias, o que garante o zelo e o respeito pelo patrimônio. A composição de todos os órgãos de alta gestão é feita de forma paritária, mesclando dirigentes eleitos pelos associados e indicados pelo BB. Esse modelo foi adotado de forma voluntária pela PREVI e não consta das obrigações legais da Entidade, visto que a legislação determina esse modelo apenas para os conselhos deliberativo e fiscal. Além disso, a separação entre a área que planeja a Política de Investimentos e a área que a executa é uma determinação do estatuto da Entidade. A Diretoria de Planejamento (que elabora a política) é ocupada por um diretor eleito, e a de Investimentos (que executa), por um indicado. Esses são apenas alguns exemplos da segregação de funções que assegura o exame criterioso de todas as decisões tomadas. Em 2015, a eficiência da governança foi reconhecida com a conquista do Prêmio Nacional de Seguridade Social, concedido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
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Reconhecimento internacional: na condição de um dos maiores fundos de pensão do mundo, a PREVI participa ativamente de fóruns internacionais de boas práticas em investimentos e gestão, como o Principles for Responsible Investiments (PRI) e o International Integrated Report Council (IIRC – Comitê Internacional de Relato Integrado).
Planos de benefícios [GRI G4-4]
A PREVI administra três planos: dois planos de benefícios de prestação continuada, o Plano 1 e o PREVI Futuro, que asseguram complementos à previdência oficial para os participantes e seus dependentes, e um plano de pecúlio, a Capec, que oferece pecúlios por morte e invalidez. Conheça mais sobre suas características:
Plano | Características | Situação |
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Plano 1 | Plano de previdência complementar dos funcionários do BB admitidos até 23 de dezembro de 1997 | Fechado; não aceita novas adesões. Cerca de 80% de seu público já recebe benefícios da PREVI |
PREVI Futuro | Plano de previdência complementar para funcionários que ingressaram no Banco do Brasil e na PREVI a partir de 24 de dezembro de 1997 | Aberto para funcionários da ativa e para novos funcionários do BB e da PREVI. Plano em fase de acumulação de recursos |
Capec | Plano que oferece pecúlios por morte e invalidez | Aberto para filiação a todos os funcionários do Banco do Brasil e da PREVI. Todos os participantes podem se inscrever, desde que não tenham completado 56 anos de idade |
Os participantes também têm acesso a soluções de crédito – o Empréstimo Simples e o Financiamento Imobiliário – e um Clube de Benefícios, com vantagens e promoções. Leia mais sobre o desempenho dos planos e seus principais destaques em 2015 nos capítulos A PREVI em 2015 e Planos de benefícios. Clique aqui para consultar dados históricos (desde 2008) sobre benefícios pagos, número de participantes e outras informações sobre os planos.
Missão, Visão e Valores Corporativos
A Visão e os Valores da Entidade foram revistos em 2015.
Missão | Visão | Valores Corporativcos |
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Garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável | Ser a melhor administradora de planos de benefícios do Brasil, referência internacional e motivo de orgulho para associados, patrocinadores e funcionários | Foco no associado; Ética; Respeito; Transparência; Comprometimento; Excelência |
Governança corporativa
[GRI G4-34]Em 2015, não houve mudança na estrutura de governança da PREVI, que segue como referência para o setor de previdência complementar. As decisões de gestão e a fiscalização das atividades continuaram divididas entre o Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Os conselhos consultivos dos Planos 1 e PREVI Futuro fazem o acompanhamento e a formulação de propostas sobre a gestão de cada plano.
Órgão | Atribuições | Composição | Mandatos |
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Conselho Deliberativo | Órgão máximo da gestão. Define a política geral da administração da PREVI e de seus planos | Seis membros titulares e seis suplentes (três titulares e respectivos suplentes indicados pelo BB e os demais eleitos pelos participantes) | Quatro anos, com possibilidade de recondução. Metade das vagas é renovada a cada dois anos |
Diretoria Executiva | Responsável pela administração geral da PREVI, à qual compete propor e executar as diretrizes e políticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo | Colegiado de seis diretores: presidente, diretores de Investimentos, de Participações (indicados pelo BB), de Administração, de Seguridade e de Planejamento (eleitos pelos participantes) | Quatro anos, com possibilidade de recondução |
Conselho Fiscal | Fiscaliza a gestão administrativa e econômico-financeira | Quatro titulares e quatro suplentes (dois titulares e respectivos suplentes indicados pelo BB e os demais eleitos pelos participantes) | Quatro anos, sem possibilidade de recondução |
Conselho Consultivo do Plano 1 | Acompanha e formula propostas sobre a gestão dos respectivos planos | Seis titulares e seis suplentes (três titulares e respectivos suplentes indicados pelo BB e os demais eleitos pelos participantes) | Quatro anos, com possibilidade de recondução |
Conselho Consultivo do PREVI Futuro |
O Estatuto da PREVI elenca detalhadamente as responsabilidades de cada um dos órgãos da alta gestão. Consulte-o para saber mais.
Composição da Diretoria e dos Conselhos em 2015
Diretoria Executiva
Diretor | Cargo | Mandato | Representação |
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Gueitiro Matsuo Genso | Presidente | Até 31/5/2018 | Indicação do BB |
Márcio Hamilton Ferreira | Diretor de Investimentos | Até 5/11/2015 | |
Marcus Moreira de Almeida | Até 31/5/2016 | ||
Marco Geovanne Tobias da Silva* | Diretor de Participações | Até 17/5/2015 | |
Renato Proença Lopes | Até 31/5/2016 | ||
Marcel Juviniano Barros | Diretor de Seguridade | Até 31/5/2016 | Eleitos pelos associados |
Décio Bottechia Júnior | Diretor de Planejamento | Até 31/5/2018 | |
Cecília Mendes Garcez Siqueira | Diretora de Administração | Até 31/5/2018 |
*No período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, exerceu, em caráter de substituição, o cargo de presidente, conforme previsto no Estatuto da PREVI. No mesmo período, o cargo de diretor de Participações foi exercido pelo gerente executivo Arthur Prado Silva, em substituição ao titular, seguindo previsão estatutária.
Conselho Deliberativo
Titular | Suplente | Mandato | Representação |
Paulo Roberto Lopes Ricci (presidente) | Carlos Alberto Araújo Netto | Até 31/5/2018 | Indicação do BB |
Robson Rocha* | Carlos Eduardo Leal Neri | Até 31/5/2016 | |
Alexandre Corrêa Abreu | Eduardo César Pasa | Até 20/5/2015 | |
Eduardo César Pasa | Vago | Até 31/5/2018 | |
Haroldo do Rosário Vieira | Vago | Até 31/5/2016 | Eleitos pelos associados |
Rafael Zanon Guerra de Araujo | José Ulisses de Oliveira | Até 31/5/2016 | |
Antonio José de Carvalho | José Bernardo de Medeiros Neto | Até 31/5/2018 |
*Exerceu a presidência do conselho até 25/9/2015.
Conselho Fiscal
Titular | Suplente | Mandato | Representação |
Odali Dias Cardoso (presidente) | Diusa Alves de Almeida | Até 31/5/2016 | Eleitos pelos associados |
Williams Francisco da Silva | Íris Carvalho Silva | Até 31/5/2018 | |
Aureli Carlos Balestrini | Daniel André Stieler | Até 31/5/2016 | Indicação do BB |
Adriano Meira Ricci | Carlos Célio de Andrade Santos | Até 31/5/2018 |
Conselho Consultivo do Plano 1
Titular | Suplente | Mandato | Representação |
Waldenor Moreira Borges Filho | Luiz Roberto Alarcão | Até 31/5/2016 | Eleitos pelos associados |
Angelo Raphael Celani Pereira | Ari Zanella | Até 31/5/2018 | |
Luiz Carlos Teixeira | Paulo Roberto Pavão | Até 31/5/2018 | |
Marcus Moreira de Almeida | Eliande de Jesus Santos Lindoso Filho | Até 8/11/2015 | Indicação do BB |
Eliande de Jesus Santos Lindoso Filho | Vago | Até 31/5/2016 | |
Tarcisio Hübner | Celio Cota de Queiroz | Até 31/5/2016 | |
Benilton Couto da Cunha | Sandra Regina de Souza Navarro Bezerra | Até 31/5/2018 |
Conselho Consultivo do Plano PREVI Futuro
Titular | Suplente | Mandato | Representação |
Deborah Negrão de Campos | Vênica Ângelos de Melo | Até 31/5/2016 | Eleitos pelos associados |
Lissane Pereira Holanda | Eduardo Henrique de Resende Cunha | Até 31/5/2018 | |
Felipe Garcia Nazareth | Flávia Casarin Nunes | Até 31/5/2018 | |
Felipe Menegaz Lajus | Marcelo Gusmão Arnosti | Até 31/5/2018 | Indicação do BB |
Cesar Augusto Jacinto Teixeira | Igor de Barros Magalhães | Até 31/5/2016 | |
Emmanoel Schmidt Rondon | Inês Maria Saldanha de Matos Neves Lima | Até 31/5/2016 |
Mudanças na Diretoria Executiva
Três novos diretores tomaram posse na PREVI em 2015. Gueitiro Matsuo Genso, que era diretor de Clientes Pessoas Físicas no Banco do Brasil, foi nomeado em fevereiro como presidente da Entidade. Desde dezembro de 2014, a presidência era ocupada, de forma interina, pelo diretor de Participações, Marco Geovanne. Em maio, foi a vez de Geovanne deixar a Instituição e ser substituído por Renato Proença Lopes, que nos últimos anos ocupou o cargo de diretor-presidente do BB USA. Márcio Hamilton Ferreira, diretor de Investimentos, deixou a PREVI em novembro para tornar-se presidente da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Banco do Brasil (BB DTVM). Sua posição foi ocupada por Marcus Moreira de Almeida, ex-diretor administrativo e financeiro da Brasilcap Capitalização e conselheiro consultivo do Plano 1. Os três diretores foram indicados pelo Banco do Brasil.
Diagnóstico do modelo operacional e organizacional
Entre o final de 2014 e os primeiros meses de 2015, uma consultoria externa realizou um diagnóstico do modelo operacional e organizacional da PREVI, que incluiu propostas de revisão de processos, modernização tecnológica e alternativas na estrutura organizacional e na governança. A ideia era identificar possibilidades de ganhos de eficiência, economia de recursos e aumento da agilidade na gestão e no atendimento. Apresentado à Diretoria Executiva em março, o resultado do diagnóstico foi levado ao Conselho Deliberativo em junho, que aprovou uma iniciativa específica: a revisão do modelo organizacional de tecnologia da informação (TI), que começou a ser construída e implementada ainda em 2015. Leia mais no capítulo Relacionamento com os públicos).
Plano Estratégico 2016-2019
Em agosto, diretores, gerentes executivos e assessores da PREVI se reuniram em um workshop para revisar o Plano Estratégico da Entidade e definir os objetivos e diretrizes para o quadriênio 2016-2019. Foram analisadas as perspectivas do cenário macroeconômico e as tendências específicas do setor previdenciário para a revisão do plano. Os objetivos estratégicos definidos em 2014 não foram alterados, assim como suas diretrizes e as diretorias coordenadoras de cada objetivo. O plano foi aprovado em setembro pelo Conselho Deliberativo.
Objetivos Estratégicos 2016-2019
Objetivo | Diretrizes | Diretorias coordenadoras |
Fortalecimento na relação com os associados | Aprimorar os canais de relacionamento com os associados; desenvolver novos produtos e serviços; intensificar a gestão da Educação Previdenciária[CR1]; difundir o conceito de mutualismo na defesa do patrimônio do fundo | Participações e Seguridade |
Gestão eficiente e eficaz | Aprimorar a gestão do conhecimento e de talentos com perspectiva de longo prazo; otimizar os processos e a estrutura, com o apoio de novas tecnologias; revisar o processo de tomada de decisão, na busca por maior eficiência operacional e autonomia funcional; tornar realidade as iniciativas de inovação; promover uma maior integração entre as áreas, eliminando silos e barreiras e melhorando o clima organizacional; fortalecer a atração e retenção de talentos | Presidência e Administração |
Gestão de investimento atrelada ao apetite de riscos e à liquidez dos planos | Consolidar a Gestão Baseada em Riscos; aprimorar a gestão dos investimentos de acordo com o apetite ao risco de cada plano; aprimorar a utilização do modelo ALM como orientador dos investimentos | Planejamento e Investimentos |
Reprogramação orçamentária
Por determinação do Conselho Deliberativo, a PREVI efetuou uma reavaliação do orçamento de 2015, na busca por mais eficiência. A proposição dos ajustes destacou a redução de despesas administrativas, a avaliação da diferença entre orçado e realizado em 2014 e os valores comprometidos e realizados nos primeiros meses de 2015. Com os ajustes, efetuados nas áreas de Pessoal e Encargos, Despesas Jurídicas, Infraestrutura, Tecnologia da Informação, Prestação de Serviços e Comunicação e Marketing (com o envolvimento dos gestores de cada área), obteve-se redução dos gastos esperados em R$ 21,1 milhões.
Ética e combate à corrupção [GRI G4-56, SO3, SO4, SO5]
Em 2015, a PREVI reavaliou seus procedimentos no tocante à ética e à conduta de seus dirigentes e funcionários. O Código de Ética e o Regimento Interno da Entidade foram revisados; são documentos que refletem os valores, princípios e padrão de comportamento assumidos pela Entidade, seus funcionários e demais colaboradores. Ampliado e modernizado, o novo código, alinhado com o Código de Ética do Banco do Brasil, será lançado no primeiro semestre de 2016. Foi criado também um Comitê de Governança e Ética, que, por determinação do Conselho Deliberativo, vai coordenar os treinamentos institucionais sobre o tema, os quais deverão ser ministrados a todo o público interno da PREVI.
As 30 gerências da PREVI foram avaliadas em 2015 em relação à exposição a riscos relacionados à corrupção, o que corresponde a 100% das gerências da Entidade. Doze gerências desenvolveram planos de ação específicos, em função de seu relacionamento direto e/ou indireto com a administração pública. Não houve, no ano, qualquer apuração conduzida pela Auditoria Interna que tenha resultado em demissão ou punição de funcionários.
Participação na CPI dos fundos de pensão
Como líder do mercado brasileiro de previdência complementar, a PREVI foi convocada a participar das audiências da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, que investiga indícios de aplicação incorreta dos recursos e da manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, ocorridas entre 2003 e 2015. Em sua primeira apresentação aos parlamentares, no mês de setembro, o presidente Gueitiro Genso reafirmou a sólida posição dos ativos e do patrimônio da Entidade e seus mecanismos internos de gestão e governança – referências de boas práticas no setor. Todas as áreas da Entidade se mobilizaram na preparação das informações que subsidiaram a fala do presidente na Câmara. Na ocasião, o modelo de governança da PREVI foi elogiado por deputados que compõem a comissão. Até o fechamento deste relatório, a CPI permanecia em curso.