Relacionamento com os públicos
Muitas novidades em 2015 na comunicação entre a PREVI e seus participantes, funcionários e demais públicos, investindo na transparência e no diálogo.
A PREVI inaugurou em 2015 um novo modelo de relacionamento com seus públicos, interno (funcionários) e externo (participantes e seus dependentes, entidades de classe, organismos da sociedade civil, empresas em diversos segmentos e diversos outros). O relacionamento entre a PREVI e esses públicos ganhou ainda mais transparência, assertividade e proximidade.
Públicos e órgãos com os quais a PREVI interage
[GRI G4-24]-
Participantes do Plano 1, do PREVI Futuro e da Capec e pensionistas e seus beneficiários
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Banco do Brasil
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Funcionários e terceirizados da PREVI
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Funcionários da ativa do Banco do Brasil
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INSS
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Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi)
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Governo federal e órgãos reguladores do setor
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Parceiros do Clube de Benefícios
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Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp)
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Princípios para o Investimento Responsável (PRI)
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Empresas participadas, seus acionistas e conselhos de Administração e Fiscal
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Síndicos, administradoras e coproprietários dos empreendimentos imobiliários
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Imprensa
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Entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB
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Sindicatos
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Associações ligadas ao setor de previdência
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Outros fundos de pensão
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Órgãos como IIRC e OCDE, entre outros
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Fornecedores
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Bancos
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Bancos de investimentos
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Corretoras
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Consultorias da área imobiliária
Participantes
[GRI G4-25, G4-26, G4-27]No início de 2015, foram definidas as novas diretrizes para o relacionamento entre a PREVI e seus participantes. O novo modelo de relacionamento é composto por três módulos de atuação, que podem ser acionados em conjunto ou separadamente: módulo institucional, no qual diretores ou gerentes executivos passam a ter mais contato direto com os participantes, por meio de palestras e reuniões para prestação de contas e debates de assuntos de interesse dos associados; módulo educação previdenciária, com a apresentação de palestras sobre o Plano 1 e o PREVI Futuro, a Capec, o Empréstimo Simples e o Financiamento Imobiliário; e o módulo de atendimento, chamado PREVI Itinerante, no qual funcionários prestam atendimento presencial aos associados em diversas cidades do País.
Eventos institucionais
O trabalho no módulo institucional teve início com uma reunião, em março, entre a Diretoria Executiva, conselheiros fiscais e deliberativos e representantes de associações de participantes, na sede da PREVI. Foram tratados vários temas de interesse dos associados, como reajustes de benefícios, esclarecimentos sobre investimentos e ações judiciais. No decorrer do ano, houve outras reuniões na sede da PREVI, com a participação de representantes de entidades representativas.
Em março, o presidente Gueitiro Genso participou dos painéis de abertura dos três dias do Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid), onde falou para mais de 7 mil gerentes. Em abril, Gueitiro se reuniu com representantes da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em Goiânia (GO), em maio, um novo encontro reuniu participantes, o presidente e os diretores Marcel Barros e Décio Bottechia Junior. No mesmo mês, Gueitiro esteve presente no evento Seminários Anabb, realizado pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, em Brasília (DF). Em junho, o presidente discursou na abertura do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Cinfaabb), realizado em Belém (PA), e em setembro viajou a São Paulo, onde se reuniu com membros locais da Afabb e da AAFBB.
PREVI Itinerante
A atuação da equipe PREVI Itinerante para realização de atendimentos presenciais fora da sede, em eventos, encontros e reuniões de funcionários, é definida de acordo com o público do evento, com base nas características do público presente, como plano, situação (ativo ou aposentado), idade e proximidade da aposentadoria.
No Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid), realizado em Brasília, em março, a PREVI montou um estande onde foram divulgadas informações sobre benefícios e serviços, adesão e upgrade de planos da Capec, agendamento de Assessoria Previdenciária e atualização cadastral. O mesmo modelo de atendimento foi replicado em abril, na Jornada Esportiva de Funcionários da Ativa do BB (Jenaf), em junho, no Cinfaabb, e em agosto e setembro, nos eventos Gepes-Ecoa, em várias capitais do País. No período de 7 a 10 de dezembro, o PREVI Itinerante esteve presente no auditório do Complexo São João, no centro de São Paulo, que conta com quase 2 mil funcionários. Foram realizadas palestras voltadas para cada plano, incluindo informações sobre a Capec. Os participantes também puderam tirar suas dúvidas com técnicos da PREVI num estande de atendimento durante todo o período.
A presença da PREVI em São Paulo permitiu ainda estender o PREVI Itinerante para o Complexo Vila Mariana, que conta com cerca de 200 funcionários. No dia 10 de dezembro, foram realizadas duas palestras na unidade, uma para cada plano de benefícios.
A tabela a seguir mostra um resumo dos atendimentos do PREVI Itinerante no ano.
Evento | Local | Data | Quantidade de atendimentos |
Enlid 2015 | Brasília-DF | 17, 19 e 20/3 | 663 |
Gepes Rio | Rio de Janeiro-RJ | 15/4 | 30 |
Jenaf | Brasília-DF | 18 a 21/4 | 92 |
Super Goiânia | Goiânia-GO | 15/5 | 40 |
Cinfabb | Belém-PA | 14 a 19/6 | 629 |
Ecoas-RS | Porto Alegre-RS | 5/8 | 70 |
Ecoas-BA | Salvador-BA | 20/8 | 52 |
Ecoas-DF | Brasília-DF | 28/8 | 25 |
Ecoas-SP | São Paulo-SP | 2 e 3/9 | 88 |
Ecoas-PA | Belém-PA | 16 e 17/9 | 77 |
Complexo São João | São Paulo-SP | 7 a 10/12 | 349 |
TOTAL | 2.115 |
Educação previdenciária [GRI G4-FS16]
O Mais PREVI, programa de educação financeira e previdenciária da Entidade, desdobrou-se em diversas iniciativas em 2015. As ações do Mais PREVI, destinadas aos participantes dos planos de benefícios oferecidos pela PREVI, incluem a apresentação dos planos PREVI Futuro e Capec aos novos funcionários nos eventos de posse no Banco do Brasil, disseminação de conteúdo sobre o programa Perfis de Investimento e estímulo ao aumento das contribuições (para os associados do PREVI Futuro) e à preservação do salário de participação, realização de palestras e desenvolvimento de cursos sobre fundamentos do sistema previdenciário.
No âmbito do novo modelo de relacionamento com os associados, outras ações foram realizadas.
Esclarecimentos sobre educação previdenciária foram incluídos nas visitas do PREVI Itinerante e nos eventos em que a Entidade marcou presença. Na comemoração pelos 111 anos de fundação da Instituição, em abril, a PREVI promoveu, em parceria com a Gepes-Rio (Gerência Regional de Gestão de Pessoas do Rio de Janeiro), a palestra "Caminhos para a aposentadoria", como uma das atividades do Programa de Orientação Profissional do Banco do Brasil. Na palestra, direcionada aos funcionários da ativa do BB, foram apresentadas informações sobre planos, produtos e preparação para a aposentadoria. No evento, foi possível testar com sucesso os três módulos do novo modelo de relacionamento: institucional, educação previdenciária e atendimento.
Em agosto de 2015, a PREVI começou a apresentar palestras específicas para o PREVI Futuro. Para esses participantes, o foco é totalmente diferente, uma vez que um planejamento antecipado é essencial para o aumento de saldo de contas e, consequentemente, do futuro benefício de aposentadoria.
Durante o ano, foram realizadas palestras em diversos estados do País:
Local | Data | Público |
Gepes Rio | 15/4 | 80 |
Encontro de Ecoas Porto Alegre | 5/8 | 409 |
Encontro de Ecoas Salvador | 20/8 | 163 |
Encontro de Ecoas Belo Horizonte | 26/8 | 134 |
Encontro de Ecoas Brasília | 28/8 | 60 |
Encontro de Ecoas São Paulo | 2 e 3/9 | 300 |
Encontro de Ecoas Cuiabá | 17/9 | 86 |
Encontro de Ecoas Belém | 16 e 17/9 | 112 |
Complexo São João - SP | 7 a 10/12 | 300 |
Local | Data | Público |
Gepes Fortaleza | 22/1 | 69 |
Gepes Palmas | 30/1 | 40 |
Gepes Campinas | 24/3 | 60 |
Gepes São Paulo | 20/5 | 62 |
Gepes BH | 27/5 | 161 |
Gepes São Paulo | 18/6 | 123 |
Audit Rio e Mercado de Capitais | 19/6 | 37 |
Gepes Rio | 25/6 | 104 |
PREVI - RJ | 26/6 | 48 |
Gepes Recife | 6/7 | 113 |
Gepes Campinas | 23/7 | 30 |
Gepes São Paulo | 20/8 | 73 |
26/8 | 66 | |
TOTAL | 2.630 |
O Mais PREVI também lançou dois cursos online voltados para funcionários da ativa sobre planos de previdência (Plano 1 e Plano PREVI Futuro) e pecúlios oferecidos pela PREVI, desenvolvidos especialmente para a Universidade Corporativa do Banco do Brasil.
Em novembro, os esforços da Entidade para promover a educação financeira e previdenciária foram reconhecidos com a obtenção do Selo Enef, conferido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira a instituições que colaboram para a disseminação da educação financeira no Brasil. O selo foi concedido à PREVI em virtude do serviço de Assessoria Previdenciária prestado pela Gerência de Atendimento ao Associado.
Mais PREVI em números – 2015
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7.520 funcionários do BB concluíram os cursos online "Mais PREVI – Saiba Mais Sobre o Plano 1" e "Mais PREVI – Saiba Mais Sobre o PREVI Futuro"
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2.115 atendimentos prestados em eventos externos pela equipe PREVI Itinerante
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3.510 assessorias previdenciárias prestadas, das quais 157 foram para o PREVI Futuro
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2.630 funcionários assistiram a palestras sobre os planos de benefícios
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3.565 associados receberam mala direta informativa sobre a possibilidade de aumentar a contribuição para o Plano PREVI Futuro
Assessoria Previdenciária
A Assessoria Previdenciária é destinada prioritariamente aos participantes que se aproximam do momento da aposentadoria. O participante pode agendar data e horário — pela Central 0800 031 0505 ou 0800 729 0505 ou pela seção Fale Conosco do site — para ser atendido por telefone por um especialista, que o auxilia no planejamento de sua aposentadoria. Após uma análise prévia da situação do participante, os analistas prestam assessoria customizada sobre quaisquer modalidades de complemento de aposentadoria concedidas pela PREVI ou pelo INSS. Em 2015, foram realizadas mais de 3 mil assessorias previdenciárias para participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro.
Desde 2013, todos os participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária recebem, por e-mail, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. De caráter voluntário, a pesquisa registrou índice de satisfação de 99,75%. [GRI G4-PR5]
O Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) do BB
O Banco do Brasil lançou em 2015 um Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) que teve a adesão de 4.992 funcionários. A PREVI apoiou o BB na execução da iniciativa e na prestação de informações aos interessados, esclarecendo os procedimentos específicos para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro. O PAI foi divulgado nos meios de comunicação voltados aos associados, como o portal na internet e a TVBB; no site, foram publicados conteúdos explicativos, incluindo uma seção de perguntas e respostas. Também foi gravado um vídeo para a intranet do BB com esclarecimentos às principais dúvidas sobre o programa.
Atendimento aos associados
A PREVI disponibiliza atendimento presencial, em sua sede no Rio de Janeiro ou em outras localidades, via PREVI Itinerante, e também remoto, por telefone ou e-mail. A Central de Atendimento (0800 031 0505 e 0800 729 0505) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O participante também pode usar o serviço de autoatendimento no site da PREVI ou por telefone, 24 horas por dia, sete dias por semana. A quase totalidade (99,5%) dos mais de 366 mil atendimentos prestados em 2015 relacionava-se a dúvidas dos participantes; o restante envolveu sugestões e reclamações.
Uma das novidades do ano no autoatendimento foi o lançamento do cadastro de dependentes para fins de imposto de renda (IR) e a opção por bases de tributação de IR na fonte. Disponibilizados em outubro, os serviços abrangem quase 100 mil aposentados e pensionistas, que atualmente recebem seus benefícios por meio da folha de pagamentos da PREVI. Além disso, o simulador de renda do PREVI Futuro está com novo layout, desde novembro de 2015. Com esse novo layout, os tipos de simulação (contribuição atual, renda bruta desejada, contribuição desejada) passam a ficar separados por abas horizontais, e o participante poderá navegar por elas para realizar várias simulações a partir da idade e taxa de juros escolhidas como base dos cálculos. As informações estão mais completas e agrupadas, com melhor visualização e linguagem mais próxima do participante. A nova versão do simulador permitirá uma navegação mais fácil e autônoma, para um melhor planejamento da aposentadoria.
Ainda é possível requerer informações e benefícios (como pensões e pagamentos de pecúlios) nas agências do Banco do Brasil em todo o País e no exterior. Na sede da Entidade, há condições especiais de acessibilidade, como rampas para cadeirantes, elevadores com sensores para abertura automática das portas e sinalização dos andares em Braille.
Os regulamentos e as cartilhas dos planos (Plano 1, PREVI Futuro e Capec) também estão disponíveis no site da PREVI, junto com instruções sobre serviços como Empréstimo Simples, Financiamento Imobiliário, contribuições adicionais e preservação do salário de participação. Podem ser realizadas adesões, alterações e atualizações de beneficiários de pecúlio por meio dos formulários nos links indicados ou no campo de autoatendimento. Nas cartilhas, estão reunidas, em linguagem simples e precisa, as principais informações sobre o funcionamento dos planos. São apresentados de maneira objetiva as características dos planos, as modalidades, os requisitos para adesão, elegibilidade e manutenção do vínculo com a Entidade, critérios de contribuição e forma de cálculo de benefícios. [GRI G4-PR3]
Indicadores de atendimento 2015
Tipo | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 |
Telefone | 253.390 | 265.671 | 219.507 | 237.536 | 245.689 |
E-mail/cartas | 53.487 | 53.321 | 55.030 | 63.980 | 55.049 |
Presencial na sede | 6.049 | 7.300 | 5.527 | 6.841 | 7.138 |
Autoatendimento | |||||
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Internet | 5.095.298 | 6.274.485 | 8.348.764 | 8.320.397 | 8.658.572 |
Atendimento telefônico automatizado | 87.632 | 87.674 | 85.042 | 73.417 | 58.896 |
Total | 5.495.856 | 6.688.451 | 8.713.870 | 8.702.171 | 9.025.344 |
Pesquisa de Satisfação dos Participantes 2015
[GRI G4-PR5]A Pesquisa de Satisfação dos Participantes voltou a ser feita em 2015. O levantamento contou com metodologia quantitativa e qualitativa e entrevistou 959 associados (da ativa, aposentados e pensionistas) durante o segundo trimestre, em todo o território nacional no primeiro método e em quatro praças (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife) no segundo. O resultado apresentou um índice de satisfação geral dos associados com a PREVI de 59%.
O sentimento dos participantes com relação à PREVI foi positivo. 80,9% dos entrevistados sentem boas expectativas, confiança e segurança na Entidade. O índice de recomendação mostra que 52,5% dos respondentes são promotores da marca PREVI (atribuíram notas 9 e 10) e 10,1% atribuíram notas de 0 a 6 à Entidade.
Outros destaques foram as avaliações do Empréstimo Simples (ES) e do serviço de atendimento, ambos com elevados índices de satisfação. O ES, produto conhecido por 92,1% dos respondentes, teve aprovação de 87,7% dos entrevistados. Já a Central de Atendimento, canal mais usado pelos associados no contato com a PREVI, teve 80,96% de notas boas e ótimas na avaliação dos respondentes. Dos entrevistados que não entraram em contato com a PREVI no período, 86,4% responderam que não o fizeram por não terem precisado.
Clube de Benefícios
Criado para oferecer aos associados vantagens, descontps e promoções em compras e serviços, o Clube de Benefícios firmou, em 2015, parcerias com importantes marcas, como Natura, Netshoes e o curso de idiomas CNA. A lista completa de ofertas está disponível no endereço www.previ.com.br/sala-do-participante/clube-de-beneficios/.
Em 2015, 52.217 transações foram feitas por meio das parcerias com empresas do Clube de Benefícios, movimentando R$ 121,95 milhões. O percentual médio de desconto por produto foi de 13,98%, com R$ 9,49 milhões concedidos em descontos aos participantes.
Público interno e iniciativas de gestão
[GRI G4-25, G4-26, G4-27]Para enfrentar com mais eficiência a conjuntura externa desfavorável, a PREVI, em 2015, procurou reorganizar-se internamente – o que incluiu a revisão de diversos processos e novas formas de valorização de seus funcionários. A gestão do conhecimento e dos talentos dos funcionários faz parte dos objetivos estratégicos da Entidade, e isso se refletiu nos principais avanços do ano. Confira a seguir.
Novo modelo operacional e de governança e modernização da arquitetura corporativa de TI
O diagnóstico realizado pela consultoria externa apontou, dentre várias iniciativas, a revisão do modelo operacional e de governança de tecnologia da informação (TI), assim como a modernização da arquitetura corporativa de TI, de modo a trazer mais eficiência e controle às atividades da área de informática. Além da atualização da plataforma tecnológica da PREVI, que, de uma forma geral, foi desenvolvida há cerca de duas décadas, essa ação promoverá a adoção de nova metodologia de trabalho, alinhada às melhores práticas de mercado, por meio de iniciativas focadas em eficiência e inovação. Ao fim dessas iniciativas, a área de TI terá capacidade plena de atender às demandas internas das áreas de negócios e demais gerências da PREVI, traduzindo-as em melhores serviços prestados aos associados.
O projeto de revisão foi incluído no portfólio de projetos estratégicos da PREVI e envolveu todos os funcionários ao implementar mudanças no relacionamento entre cada gerência de negócio e a área de tecnologia. Esse projeto teve uma fase de validação (piloto) e atualmente está sendo implantado em ondas nas gerências de negócio da Entidade.
A iniciativa referente à modernização da arquitetura corporativa de TI irá avaliar a atual plataforma tecnológica da PREVI, com o objetivo de propor um plano para a sua atualização por soluções modernas e alinhadas ao mercado para racionalizar custos e aumentar a eficiência no atendimento das estratégias corporativas.
Incentivo ao aprimoramento alinhado à gestão eficiente e eficaz
O e-learning foi o destaque em 2015, presente em duas novas iniciativas: o Portal de Educação PREVI e o inglês virtual. Além dos ganhos na gestão de pessoas, as iniciativas trouxeram redução de custos e maior racionalização do tempo de cada funcionário.
Concebido para estimular o autodesenvolvimento dos funcionários e facilitar o acesso à capacitação, o Portal de Educação da PREVI foi lançado em abril. Inspirada no modelo de educação corporativa do Banco do Brasil, a plataforma é interativa e facilita a socialização de conhecimentos via aulas remotas que lançam mão dos recursos da internet (e-learning). Está prevista para 2016 a oferta de peças educacionais desenvolvidas internamente, concebidas com o apoio de conteudistas – funcionários formados em planejamento de soluções educacionais e no aporte de conhecimentos de sua área de domínio.
Lançado em maio, o inglês virtual foi disponibilizado para conselheiros e funcionários, exceto terceirizados, aprendizes e estagiários. As lições com conteúdos reais, a partir de veículos de comunicação como a agência de notícias Bloomberg e o jornal Financial Times, mantêm o aluno atualizado diariamente.
Atualizado em julho, o Programa de Concessão de Incentivos para Formação Superior ofereceu cinco bolsas de graduação e 40 de pós-graduação, sendo 35 para lato sensu e cinco para stricto sensu.
Das bolsas de pós-graduação lato sensu, 23 foram destinadas para o curso Gestão da Previdência Complementar, ministrado pelo Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade (Ideas) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Todas as iniciativas estão inseridas em um dos objetivos estratégicos da Entidade: a gestão eficiente e eficaz, que inclui a busca por mais e melhores formas de capacitação.
Fala PREVI
De modo a tornar mais direta a comunicação com as instâncias de gestão, foi criado em abril o Fala PREVI, um grupo de representantes dos funcionários com acesso direto à Diretoria Executiva. Composto de representantes de todas as diretorias, escolhidos pelos colegas, o grupo acompanha as ações de gestão de pessoas na PREVI, colhe as opiniões de seus pares e encaminha dúvidas e proposições à área responsável pela condução dos processos.
Conecta, a nova intranet
Em maio, foi entregue aos funcionários a nova intranet da PREVI. Batizada de Conecta, a nova plataforma procura justamente aumentar e facilitar a conectividade e a colaboração entre as gerências da Entidade, contribuindo para a melhoria da eficiência operacional. Com ambientes customizáveis a partir das necessidades de cada usuário, alta integração entre áreas de conteúdo, layout moderno e facilidade de navegação, a Conecta foi premiada na sexta edição do Prêmio Intranet Portal. Maior premiação no segmento de social business na América Latina, o prêmio é organizado pelo Instituto Intranet Portal.
Programa de Desenvolvimento e Sucessão e novas oportunidades de crescimento
O Programa de Desenvolvimento e Sucessão é um conjunto coordenado de ações para a gestão de pessoas, de negócios e de processos, alinhado à missão da PREVI. Foi estruturado em dois pilares – desenvolvimento e sucessão – e está dividido em 14 ações, incluindo ascensão (promoção) e movimentação lateral (transferência de gerência e/ou diretoria). O método de Avaliação de Potencial foi aprimorado e ganhou mais transparência. Em 2015, o programa possibilitou a ascensão de 69 funcionários e a movimentação de 29.
Aprovado em junho, o Programa de Mentoria foi uma das novidades do Programa de Desenvolvimento e Sucessão em 2015. A iniciativa possibilita a troca de experiências entre gestores com nível de excelência em sua área de atuação e gestores e técnicos ainda em formação na carreira gerencial, contando, inclusive, com a participação de diretores da PREVI e do BB. Todo o progresso é acompanhado e avaliado, de forma a identificar funcionários aptos a ocupar posições de liderança e desenvolver competências para gestão de pessoas, processos e negócios.
Pesquisa de Clima
Tendo como base o resultado da Pesquisa de Clima de 2014, a PREVI desenvolveu e implantou, ao longo de 2015, planos de ação que debateram oportunidades de melhorias no clima organizacional.
Os resultados positivos foram comprovados com a recente divulgação da Pesquisa de Clima 2015, que mostrou uma evolução no nível de satisfação dos colaboradores.
Destacamos os principais fatores percebidos positivamente pelo corpo funcional nessa pesquisa: qualidade do trabalho e foco no cliente; engajamento; qualidade de vida; e respeito e reconhecimento.
Cabe destacar também o elevado nível de adesão dos funcionários na pesquisa. Cerca de 90% dos colaboradores responderam à pesquisa, um número extremamente elevado.
Dez anos de PREVInir
A PREVI também desenvolve ações voltadas para o bem-estar de seu quadro de colaboradores. O programa PREVInir oferece, entre outras atividades, convênio com academia, shiatsu e campanha de vacinação. Tais benefícios contribuem para diminuir o índice de absenteísmo e para o aumento de produtividade, que impacta significativamente o resultado das organizações.
Público interno: indicadores [GRI G4-10]
2013 | 2014 | 2015 | |||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | ||
Diretoria | 6 | 0 | 42 | 1 | 5 | 1 | |
Gerência | 58 | 28 | 58 | 32 | 62 | 27 | |
Chefia/coordenação | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
Técnica/supervisão | 3 | 1 | 0 | 3 | 2 | 2 | |
Administrativo | 202 | 147 | 212 | 142 | 222 | 136 | |
Operacional | 59 | 87 | 58 | 95 | 53 | 87 | |
Terceirizados¹ | 166 | 63 | 155 | 51 | 74 | 41 | |
Aprendizes | 3 | 6 | 4 | 5 | 4 | 5 | |
Estagiários | 1 | 8 | 2 | 8 | 2 | 7 | |
Total por gênero | 499 | 340 | 493 | 337 | 424 | 306 | |
Total | 839 | 830 | 730 |
1Redução do número de funcionários terceirizados em função da revisão do modelo operacional de TI. 2Efetivos em 31/12/2014.
2013 | 2014 | 2015 | |||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | ||
Tempo determinado | 119 | 45 | 110 | 33 | 8 | 12 | |
Tempo indeterminado | 380 | 295 | 383 | 304 | 416 | 294 | |
Total por gênero | 499 | 340 | 493 | 337 | 424 | 306 | |
Total | 839 | 830 | 730 |
2013 | 2014 | 2015 | |||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | ||
Jornada integral | 495 | 323 | 485 | 321 | 414 | 266 | |
Meio período | 4 | 17 | 8 | 16 | 10 | 40 | |
Total por gênero | 499 | 340 | 493 | 337 | 424 | 306 | |
Total | 839 | 830 | 730 |
2013 | 2014 | 2015 | |||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | ||
Região Sudeste | 495 | 334 | 489 | 331 | 420 | 300 | |
Região Centro-Oeste | 4 | 6 | 4 | 6 | 4 | 6 | |
Total por gênero | 499 | 340 | 493 | 337 | 424 | 306 | |
Total | 839 | 830 | 730 |
Mais comunicação e transparência
Além das iniciativas incluídas no novo modelo de relacionamento com os participantes, a PREVI instituiu em 2015 mudanças no modo de prestar contas sobre suas atividades, fazendo valer seus Valores Corporativos – como a ética, o respeito e a transparência.
Ouvidoria
Mais do que um novo canal de contato, a Ouvidoria da PREVI, que começou a funcionar em novembro de 2015, possibilita o acolhimento de reclamações de segunda instância e de denúncias, que serão apuradas de forma imparcial e independente. Um criterioso processo de seleção determinou o nome do ouvidor, que foi avaliado e escolhido pelo Comitê de Governança e Ética (formado por membros do Conselho Deliberativo e convidados). Disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo 0800 729 0303, a Ouvidoria atende associados, entidades representativas, fornecedores e funcionários. Vale lembrar que a criação do canal foi uma decisão voluntária da PREVI, antecipando-se a qualquer obrigação legal.
Se uma reclamação relacionada a produtos, processos ou serviços não é solucionada pela área diretamente responsável, uma ocorrência de segunda instância pode ser encaminhada à Ouvidoria, que também recebe denúncias com informações ou evidências de práticas como desvio de conduta, fraude, quebra de sigilo e violação ou descumprimento de leis e de normas internas. As demandas são conduzidas em sigilo, e o demandante poderá solicitar seu anonimato.
Divulgação das decisões do Conselho Deliberativo
Em maio, a PREVI tomou a decisão inédita de divulgar, no seu website, temas debatidos nas reuniões ordinárias mensais do Conselho Deliberativo, mais alto órgão de governança da Entidade. Com isso, participantes, funcionários e demais públicos ligados à Instituição têm acesso ainda mais direto às informações da alta gestão da PREVI, tudo em prol da transparência e da clareza. Isso inclui deliberações sobre a aprovação de nomes para cargos de diretoria, debates sobre a estratégia e as políticas da Entidade e a instituição de novos processos ou projetos relevantes, entre outros assuntos, respeitada a confidencialidade necessária, quando for o caso.
Informativo Desempenho
Em 2015, a PREVI passou a publicar trimestralmente em seu site o informativo Desempenho. Esse boletim funciona como um resumo trimestral dos resultados. Dessa forma, o participante pode acompanhar o desempenho dos investimentos, a evolução das reservas matemáticas (compromissos), o resultado acumulado (superavit ou déficit) e outros destaques que tenham influenciado no comportamento dos ativos no período.
A nova Revista PREVI
A Revista PREVI, fonte fundamental de informações e soluções de dúvidas sobre a Entidade direcionada especialmente a seus associados, ganhou em julho de 2015 uma versão totalmente digital. Uma prévia do resultado final foi divulgada aos funcionários da Entidade e também, com exclusividade, aos gerentes e demais gestores do BB na edição 2015 do Encontro de Lideranças (Enlid), realizado em março. Acessível pela web em www.revista.previ.com.br, a publicação também passou a ter uma versão projetada para celulares e tablets. O novo formato traz conteúdos adicionais à versão impressa, como áudios, vídeos, fotos e infográficos; a possibilidade de salvar a edição integral da revista em PDF; e o formulário "Fale com a redação”, um canal direto para sugerir reportagens e dar opiniões sobre a revista.
Participações em eventos em 2015
Além dos eventos realizados pelo Banco do Brasil e pelas associações de funcionários e aposentados do BB citados na seção Participantes, a PREVI marcou presença em vários outros encontros no decorrer do ano – além de ter promovido eventos por conta própria. A participação da Entidade em eventos abertos a outros públicos contribui para a divulgação dos bons exemplos de gestão, governança e transparência que a PREVI tem a dar a seu segmento.
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6.º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão: realizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Participaram do evento o presidente Gueitiro Genso, o diretor de Seguridade, Marcel Barros, e gerentes da PREVI.
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1.º Seminário de Políticas e Diretrizes de Investimentos da PREVI: promovido pela Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários da PREVI (Gepoc), o seminário debateu temas de investimentos vinculados ao setor de previdência complementar e contou com a presença dos diretores Cecília Garcez, Décio Bottechia Junior e Marcel Barros.
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Encontros do PRI: Nikola Sobot, diretor de relacionamento do Principles for Responsible Investment (PRI), encontrou-se em junho, na sede da PREVI, com o diretor Marcel Barros (representante da PREVI no Conselho de Administração do PRI) e outros signatários brasileiros da iniciativa. Em setembro, Barros foi a Londres participar da Conferência Anual do PRI. Leia mais no capítulo Estratégia e investimentos.
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Workshop de Avaliação Imobiliária: promovido, em julho, pela Comissão Técnica Nacional de Investimentos Imobiliários (CTNI Imob), o evento reuniu mais de 30 participantes de 11 entidades fechadas de previdência complementar na sede da PREVI.
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Encontro PREVI de Governança Corporativa: a 16.ª edição do encontro teve como tema "Desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro: construindo alternativas para um ambiente de maior liquidez”. Leia mais no capítulo Estratégia e investimentos.
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II Fórum PREVI de Investimentos Imobiliários: em novembro, a PREVI realizou a segunda edição do Fórum de Investimentos Imobiliários. O evento reuniu executivos, profissionais do mercado, síndicos de investimentos imobiliários, parceiros negociais e institucionais e gestores de fundos, consultorias e outros fundos de pensão. Além de discutir as raízes econômicas da crise política, o evento de 2015 apresentou o caso do Porto Maravilha, projeto de reurbanização da zona portuária do Rio de Janeiro, e as perspectivas de retorno a longo prazo para os investimentos imobiliários na região.
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Encontro de Síndicos: a sétima edição do Encontro de Síndicos da PREVI, também realizada em novembro, buscou promover debates sobre temas relacionados ao dia a dia da administração condominial e discutir os números do mercado, as melhores formas de encantar o cliente e como conduzir processos de negociação e gestão de conflitos.
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36.º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão: maior encontro de autoridades e profissionais do segmento de previdência complementar no Brasil. Além de participar de vários painéis, a PREVI recebeu o Prêmio Nacional de Seguridade Social, na categoria Governança.