Apresentação
Recentemente, a PREVI recebeu do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) o certificado de Empresa Cidadã 2015. Foi a terceira vez que a PREVI recebeu o reconhecimento, que destaca a qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de organizações de todo o Brasil.
Esta edição do Relatório Anual da PREVI abrange informações do período compreendido entre 1.º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015. Pelo quinto ano consecutivo, seu conteúdo foi elaborado de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), instituição que fornece padrões de nível mundial em indicadores para relatos de desempenho corporativo. [GRI G4-28, GRI G4-30]
O relatório inclui dados sobre estratégias, iniciativas, produtos, serviços, projetos, operações e negócios, considerando a lista de temas materiais definidos pela Entidade e sem alterações significativas de escopo ou de informações com relação a edições anteriores. Informações e limitações relativas a indicadores GRI específicos estão apontadas no sumário GRI (incluído no final do relatório). Dúvidas, críticas e sugestões podem ser encaminhadas por meio de mensagem no canal Fale Conosco. [GRI G4-31]
Convidamos todos para a leitura do Relatório Anual, que nesta edição apresenta linguagem mais objetiva, mantendo a profundidade de seu conteúdo.
Sobre este relatório
A metodologia Global Reporting Initiative (GRI) é uma das mais utilizadas e reconhecidas em todo o mundo. Ela contribui para a adoção da prática de medir, divulgar e prestar contas para os públicos de interesse, internos e externos, do desempenho organizacional, tendo como objetivo final promover o desenvolvimento sustentável.
Desde 2011, quando integrou o Relatório Anual de Atividades e o Balanço Social, a PREVI trabalha com a metodologia GRI. Na elaboração deste material, foi utilizada a quarta versão dessa metodologia. Foram aplicadas, pelo segundo ano consecutivo, as diretrizes G4 em nível Essencial, sem verificação externa de indicadores. [GRI G4-32, G4-33]
Materialidade
Para o conteúdo deste relatório, foram considerados oito temas materiais. Os temas materiais são os aspectos mais relevantes a serem considerados no relato sobre a gestão de uma organização para a criação de valor no curto, no médio e no longo prazo. A lista de temas da PREVI foi determinada a partir de consultas feitas a funcionários, participantes e associações de funcionários do Banco do Brasil da ativa e aposentados, além de grupos focais com a participação de gerentes, conselheiros e diretores e do exame de documentos internos e de estudos setoriais. Os temas foram validados pela Diretoria Executiva. [GRI G4-18, G4-19, G4-20, G4-21, G4-27]
Relação de temas materiais
Tema | Definição | Como a PREVI o aborda | Saiba mais no(s) capítulo(s) |
Desempenho econômico | A busca pelos melhores retornos dos investimentos e pela rentabilidade dos planos | Por meio da gestão ativa de seus investimentos, da busca de ativos sólidos e de um planejamento de longo prazo | Planos de benefícios; Estratégia e investimentos |
Investimento responsável | Investimentos caracterizados por uma boa gestão de fatores socioambientais e de governança corporativa | Com uma avaliação de investimentos que considera aspectos de responsabilidade socioambiental e potencial de perenidade, além das análises de retorno financeiro | Estratégia e investimentos |
Relacionamento com os participantes, pensionistas e entidades representativas | A boa gestão dos canais de comunicação e o debate com seus públicos de interesse | Em 2015, a PREVI promoveu uma mudança completa de seu modelo de relacionamento com os públicos interno e externo, enfatizando uma comunicação tempestiva e clara nos veículos | Relacionamento com os públicos; Planos de benefícios |
Gestão de riscos e eficiência operacional | Processos de avaliação e controle de riscos que possam inviabilizar o cumprimento de sua Missão | Metodologias de gestão de riscos foram completamente revistas e reforçadas em 2015 | Estratégia e investimentos |
Planos de benefícios/outros produtos (informações sobre planos e produtos) | A gestão e a divulgação dos planos e produtos da PREVI e suas formas de contribuição | Estratégias de comunicação para disseminar conhecimento sobre assuntos previdenciários e o funcionamento da PREVI, incluindo as iniciativas do novo modelo de relacionamento | Relacionamento com os públicos; Planos de benefícios |
Educação previdenciária dos participantes e seus familiares | Informações sobre os planos de benefícios e produtos da PREVI, e fundamentos do sistema previdenciário e da educação financeira familiar | Iniciativas do Programa Mais PREVI, como matérias, cursos, palestras e videoaulas, e atendimento via Assessoria Previdenciária | Relacionamento com os públicos |
Transparência e prestação de contas | Divulgação clara e objetiva da estratégia, das decisões e do desempenho da PREVI | Prestação de contas regular, respeitando as determinações legais, por meio de uma variedade de meios de comunicação | Relacionamento com os públicos; Planos de benefícios |
Ética, conformidade e combate à corrupção | O respeito a valores como cidadania, transparência, responsabilidade socioambiental e comprometimento | Disseminação contínua desses valores, interna e externamente. O Código de Ética da Entidade foi revisto em 2015 | Relacionamento com os públicos |
Geração de valor
A Missão da PREVI é "garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável”. De acordo com sua Missão, a PREVI existe para assegurar o pagamento de benefícios previdenciários complementares aos associados após o período laboral ou em caso de invalidez e amparar seus dependentes em caso de falecimento, com o pagamento de pensão. Isso exige visão de longo prazo e perenidade na construção de valor. Veja abaixo como a PREVI gera valor a partir de seu capital.
Tipo de capital | De onde vem | Como a PREVI o emprega para gerar valor e cumprir sua Missão |
---|---|---|
Capital financeiro | Contribuições mensais dos participantes e dos seus patrocinadores (Banco do Brasil e a própria PREVI) | Os recursos são investidos de maneira diversificada, obedecendo às Políticas de Investimentos de cada plano |
Capital humano | Empregados da própria Entidade, funcionários cedidos pelo BB, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes | Após uma seleção que inclui avaliação curricular e comportamental e entrevistas, os profissionais recebem treinamentos e capacitações constantes, num processo de atualização permanente |
Capital intelectual | Os funcionários da PREVI são qualificados e têm experiência em temas como mercados de capitais, aspectos financeiros e econômicos e área de seguridade e atuária | Esses conhecimentos são usados em atendimentos, no cálculo de benefícios e da reserva e na condução de investimentos mais seguros, que contemplam análises de risco e a necessária proteção ao patrimônio da Entidade |
Capital social | A rede de relacionamento com públicos de interesse, na qual se destacam participantes, pensionistas e funcionários do Banco do Brasil em geral. A Instituição também mantém estreito contato com diversos segmentos do mercado financeiro, segmentos de previdência complementar, associações de participantes, as empresas de sua carteira de participações, carteira imobiliária, várias instâncias do poder público e órgãos reguladores | A PREVI busca constantemente ampliar a transparência na relação com todos os seus públicos. Esse esforço foi redobrado em 2015 com a implantação de um novo modelo de relacionamento com os associados e outros públicos externos (leia mais no capítulo Relacionamento com os públicos). |