Destaques da Gestão
Ética nos relacionamentos
A PREVI, seus funcionários e demais colaboradores são motivados e norteados por valores como cidadania, transparência, responsabilidade socioambiental e comprometimento. A conduta adotada pelos funcionários e demais colaboradores deve preservar a imagem da entidade e evitar conflitos de interesse. Os produtos e a metodologia de propriedade dos fundos de pensão servem exclusivamente aos interesses da PREVI, e sua confidencialidade é respeitada por seus funcionários e demais colaboradores.
Entre os objetivos do plano estratégico da PREVI em 2012 estavam a disseminação dos valores corporativos entre os funcionários e o estímulo à sua prática. Foi realizado fórum de alinhamento estratégico para o reforço de tais ideais com todo o corpo funcional.
A PREVI não faz doações a políticos, partidos políticos ou instituições relacionadas e não recebeu denúncias de casos de corrupção envolvendo a entidade ou qualquer um de seus colaboradores. Para evitá-los e estabelecer procedimentos para algum eventual caso, a PREVI possui o Código de Ética e o Código de Normas de Conduta e Ocorrências e Sanções.
Diferencial da PREVI
Aproximadamente 90% do quadro de pessoal da PREVI consistem de profissionais oriundos do patrocinador, o Banco do Brasil. Atualmente, apenas para cargos na área de atendimento e Secretariado são feitos processos seletivos externos. O diferencial é ter seu quadro composto de pessoas comprometidas com o futuro da entidade e que têm a intenção de desenvolver uma carreira dentro da instituição. Cerca de 600 funcionários trabalham em prol do pagamento de benefícios a quase 200 mil participantes. Isso se traduz na necessidade de ter equipes de alta performance, bem treinadas e aparelhadas, com técnicas e tecnologia para atender à missão da PREVI.
Há cerca de dois anos, a PREVI adota algumas medidas na área de Gestão de Pessoas para torná-la uma das melhores instituições onde trabalhar, com o propósito de atender a um dos objetivos estratégicos definidos pela Diretoria Executiva. Essa iniciativa se traduz em medidas que procuram suprir a necessidade de melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida.
Planejamento estratégico
Revisado anualmente, o Planejamento Estratégico da PREVI é elaborado a partir de processo participativo, mediante consulta a diversos públicos que se relacionam com a entidade, além da análise de cenários. A prioridade são assuntos e projetos identificados como estratégicos e que estejam alinhados com a missão da PREVI.
Após a aprovação, o Plano Estratégico passa a ser acompanhado por meio de processos distintos. O Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Plano Estratégico realiza reuniões mensais de avaliação e faz um reporte trimestral à Diretoria Executiva sobre o andamento dos objetivos estratégicos.
Escritório de Projetos
O Escritório de Projetos foi plenamente implantado na PREVI em 2012. A metodologia utilizada é baseada nas melhores práticas de mercado, o que torna mais efetivos o desenvolvimento e a implantação de projetos corporativos. A Diretoria Executiva aprovou 23 projetos que visaram a otimizar os esforços das áreas para alcançar os Objetivos Estratégicos da instituição. A melhoria da qualidade da gestão e o aprimoramento na gestão de recursos do Programa de Gestão Administrativa (PGA) geraram resultados para todos os participantes, além de promover maior integração entre as gerências da PREVI.
Referência em TI
Tornar a PREVI uma referência em Tecnologia da Informação (TI) é um dos desafios da instituição. Exemplos de iniciativas que vão ao encontro dessa estratégia são os projetos de automação das participações imobiliárias, gestão de documentos e business intelligence. Começou em 2012 a construção do sistema de Acompanhamento de Participações Imobiliárias (API), desenvolvido dentro de uma plataforma moderna que será finalizada ao longo dos próximos anos. Os primeiros módulos devem ir para o site oficial da PREVI a partir de abril de 2013.
PREVI na internet
Um dos projetos em desenvolvimento é o de aprimorar o portal de internet. O portal vai trazer algumas novidades quanto ao relacionamento com parceiros, funcionários (por meio da intranet) e participantes. O objetivo é torná-lo mais atrativo para os participantes e todos que se relacionam com a PREVI.