|nº 144| Set 09

Nesta Edição » PREVI Futuro » Cada um no seu perfil

O Perfil PREVI é o preferido de Simone de Oliveira Matos, de 45 anos, que não optou por nenhum molde específico porque está satisfeita com a situação atual. “O modo como a PREVI aplica os meus recursos parece bem adequado ao meu perfil de administrar as finanças, que é moderado. Estou de acordo com a atual distribuição das aplicações. Também tenho recursos na poupança e parte do FGTS aplicada em ações”, afirma Simone, que há quase nove anos trabalha no BB, em Brasília, e tem uma filha de 23 anos. Mesmo assim, ela avalia como uma boa iniciativa oferecer aos participantes a oportunidade de perfis diferenciados. Quanto aos projetos para a aposentadoria, diz que, atualmente, só consegue pensar em descansar, estar perto da família e fazer atividades que lhe dão prazer, como nadar em cachoeira, caminhar em trilhas, acampar. Outra boa alternativa, segundo Simone, seria voltar a estudar, sem se preocupar se haverá mercado de trabalho para o curso a ser escolhido.

Do outro lado do País, em Nova Porto Velho, em Roraima, está Eder Irapuan Claudino dos Santos, 27 anos, que optou pelo formato conservador. “Pretendo avaliar durante um tempo e, talvez, mudar. Tenho a oportunidade de correr um pouco de risco (e de ganhar também) uma vez que sou muito jovem ainda”, pondera o bancário, que está no BB há sete anos. Mesmo considerando as informações oferecidas sufi cientes, conta que leu diferentes reportagens e participou de fóruns na internet para ouvir outras opiniões sobre o assunto antes de enviar sua manifestação. E explica que não tem outros tipos de aplicações fi nanceiras, exceto o FGTS, que, em breve, deverá resgatar para comprar um imóvel residencial. Quando se aposentar, pretende viajar muito e trabalhar com algo prazeroso.

Já Viviane Carvalho Miranda, de 35 anos, dos quais dez no BB, acredita “que teremos melhores opções de rentabilidade com o Programa, além de poder adequar às expectativas de cada um”. Viviane, que mora em Andradina, interior de São Paulo, pretende abrir uma pequena empresa quando se aposentar.

É preciso lembrar que os Perfi s de Investimento são mais uma opção disponibilizada para que o participante tenha a possibilidade de escolher a melhor estratégia de acordo com as suas crenças, filosofias e estilo de vida.

Por isso, é necessário buscar o máximo de informação e pensar bem antes de decidir. Para isso, a PREVI oferece informações em seu site, onde é possível encontrar também um desafio para testar os seus conhecimentos.

Panorama da distribuição dos recursos de acordo com os Perfis

Recursos Valor R$ milhões
(posição em 21.09.2009)
Perfil PREVI 1.343,29
Migrados 37,72
Total Parte 2 1.381,01
Total Parte 1* 135,60*
Total PREVI Futuro 1.516,61

* Destinada ao pagamento dos Benefícios de Risco. Não entra na opção por Perfis de Investimento

Recapitulando...

  • Não é obrigatório optar por um Perfil de Investimento.
  • O prazo para escolher um Perfil é indeterminado.
  • A base para a migração do saldo de conta é o dia 20 de cada mês.
  • Uma vez escolhido um Perfi l, é preciso esperar um ano para trocar de opção.
  • O participante escolhe o percentual aplicado em Renda Variável. Mas é a PREVI quem define os ativos.
  • Os recursos que não são aplicados em Renda Variável, são investidos em Renda Fixa, Operações com Participantes e Imóveis, conforme a Política de Investimentos do PREVI Futuro.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | Próxima > | Última >>