Gestão
Eleições democráticas
Num processo democrático e sem sobressaltos, que envolveu mais de 160 mil pessoas, foi renovada em maio de 2008 a gestão da PREVI. Foram eleitos pelos associados e indicados pelo BB parte do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e dos Conselhos Consultivos dos dois Planos.
Dentre os eleitos, dois titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo, o presidente, um titular e um suplente para o Conselho Fiscal, o Diretor de Seguridade, José Ricardo Sasseron, e um titular e um suplente para os Conselhos Consultivos, tanto do Plano 1 como do PREVI Futuro. Foram indicados pelo BB os diretores de Investimentos, Fábio Moser, e de Participações, Joilson Ferreira, além do presidente do Conselho Deliberativo. Todos terão mandato até 2012.
PREVI dentre os maiores fundos de pensão do mundo
Em setembro de 2008, a PREVI subiu para o 34º lugar na lista dos 300 maiores fundos de pensão do mundo pela classificação divulgada no jornal Pensions & Investments, a melhor posição entre os fundos latino-americanos. Especializada em previdência complementar, a publicação norte-americana divulga anualmente a classificação mundial dos fundos de pensão em termos de recursos administrados. Há um ano, era o 49º na lista.
Encontro de Conselheiros
Com o objetivo de compartilhar experiências e ampliar conhecimentos dos conselheiros, a PREVI realizou o Encontro anual em junho, na Costa do Sauípe. Durante três dias, cerca de 180 conselheiros assistiram a palestras sobre “O processo de internacionalização das empresas brasileiras”.
Responsabilidade Social
O 13º Prêmio Nacional de Seguridade Social, iniciativa do Instituto Cultural de Seguridade Social (ICSS), foi concedido à PREVI na categoria Responsabilidade Social, por sua atuação no Princípios para o Investimento Responsável, PRI.
No ano, ocorreu também o primeiro workshop do PRI no Brasil para signatários, evento que reuniu 14 fundos de pensão e seis gestores de fundos. Em junho, o presidente da PREVI, Sérgio Rosa, foi eleito para substituir o ex-diretor de Investimentos José Reinaldo Magalhães como representante da América Latina no Conselho do PRI.
Gestão do conhecimento
Como parte do programa “Gestão do Conhecimento como ferramenta para desenvolver competências”, foram realizados, em 2008, quinze treinamentos da Trilha Básica, em cursos como Administração do Tempo, Excel Avançado e Previdência Complementar – Básico, entre outros, com participação de mais de 200 funcionários. Ocorreram também doze treinamentos das Trilhas Específicas, em áreas como Controladoria e Gestão Econômica, Previdência Complementar – Avançado, Análise de Crédito em Instituições Financeiras ou Capacitação em Consultoria Interna, com mais de 300 participantes. Foram concedidas, ainda, mais de 100 bolsas em cursos de graduação, idiomas e pós-graduação.
Ética no mercado financeiro
A PREVI recebeu em junho o Certificado de Adesão aos Códigos de Ética e Operacional do Mercado emitido pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, Andima. Convênio firmado entre a Andima e a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) possibilitou que fundos de pensão também pudessem contar com esse instrumento de garantia da observância das melhores práticas de mercado. As regras dos documentos foram adequadas às especificidades dos fundos.
Imóveis residenciais
Durante o ano, a PREVI alienou 21 imóveis residenciais arrematados ou adjudicados, procedentes de dívidas de financiamento imobiliário, o que representou ingresso de R$ 1,8 milhão e ágio de 41,64% em relação ao seu valor contábil.
Transparência
A PREVI adequou-se à nova legislação sobre prevenção e combate a crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, como também do acompanhamento de operações realizadas por pessoas politicamente expostas. Essa questão foi normatizada pela Secretaria de Previdência Complementar em setembro de 2008.
Riscos operacionais
Foi desenvolvida metodologia para aprimorar o tratamento dos riscos operacionais, com parâmetros mais objetivos de apuração e mensuração, determinando a criação de indicadores de desempenho a serem acompanhados pelas diversas áreas da PREVI. Esta metodologia teve sua implementação iniciada no final de 2008 e será estendida a toda PREVI durante 2009.
Leilões de imóveis
No ano, a PREVI e a empresa Santos Frazão Leiloeiros Oficiais realizaram dois leilões de imóveis residenciais e comerciais, o que permitiu o ingresso de recursos no caixa. Para quem pensa em comprar um imóvel, essa pode ser uma boa opção. E é possível utilizar o financiamento da Carim. |