INTEGRIDADE: VALOR QUE NÃO TEM PREÇO
Como as boas práticas de Integridade traduzem a cultura da Previ e ajudam a cumprir nosso Propósito.
leia o artigo completo
Para a Previ, integridade é mais do que uma palavra: é um valor. Um valor que está em nosso DNA e serve como uma bússola para nossa governança e para nossas práticas de responsabilidade social e ambiental. É um valor que nos impulsiona a cumprir de forma mais efetiva o nosso propósito de cuidar do futuro das pessoas.
Mas o que é a integridade na prática?
É um compromisso com práticas éticas, com a prevenção e combate à corrupção e com o respeito às normas internas e externas que regem a nossa atividade. Desse modo, ela fortalece nossa governança em todos os níveis, com transparência e controles internos tão eficientes quanto rigorosos. E, claro, com o comprometimento de todos os níveis da gestão com esse valor.
A integridade na Previ tem como base três documentos de referência: o Código de Ética, o Guia de Conduta e a Política de Integridade. Enquanto o Código de Ética expressa nossos compromissos, o Guia de Conduta e a Política de Integridade materializam as diretrizes de comportamento que tornam a integridade uma prática efetiva.
Todos os níveis
Essas diretrizes são incorporadas à gestão da Previ nos mais diferentes níveis desde a alta direção. Elas também são incorporadas às Políticas de Investimento dos planos, que levam em conta o aspecto de integridade em suas tomadas de decisão. Tal prática tem efeitos positivos no longo prazo para a Previ e para os associados.
Em primeiro lugar, integridade reduz a possibilidade de a Previ investir em ativos com risco de governança que poderiam provocar perdas no futuro. Também mitiga o risco de fraude e corrupção que poderiam causar prejuízos e danos à imagem e à reputação da Previ.
Desse modo, o valor integridade é fundamental para a perenidade da Previ, e consequentemente para o cumprimento de nossa missão de garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.
A importância desse valor nos leva a adotar medidas de governança que vão além das exigências regulatórias do setor de Previdência Complementar. A diretoria da Entidade, por exemplo, é composta por diretores eleitos e indicados, na mesma proporção. Esse formato, que atende aos interesses de associados e patrocinador, foi instituído de forma voluntária, e não por qualquer obrigação legal, já que a norma exige que a paridade seja aplicada apenas aos conselhos Deliberativo e Fiscal. “Isso já se tornou uma marca da Previ e faz com que toda a administração seja mais democrática e transparente. E isso tem um impacto positivo importante em nossos resultados no longo prazo”, diz Daniel Stieler,presidente da Previ.
Nossas defesas
A estrutura que garante o cumprimento do Código de Ética, do Guia de Conduta e da Política de Integridade é composta por três linhas de defesa (ver infográfico). O trabalho começa nas diferentes áreas de negócio da Previ. Cada uma delas é responsável por identificar seus riscos operacionais e adotar medidas capazes de mitigá-los.
As áreas de negócio, no entanto, não estão sozinhas nessa tarefa. Elas são auxiliadas pela Gerência de Conformidade e Controles Internos, que apoia a avaliação dos riscos operacionais, e que também é responsável pela coordenação do Programa de Integridade da Previ. Enquanto isso, a Gerência de Estratégia de Riscos monitora os demais riscos corporativos também como parte dessa segunda linha de defesa.
E quem avalia se a gestão dos processos está aderente às práticas de integridade defendidas pela Previ? Esse é trabalho da Auditoria Interna, a terceira linha de defesa da Entidade. A Auditoria é responsável pela avaliação contínua e independente da gestão de riscos e controles, inclusive aqueles relacionados à integridade, o que contribui para o aprimoramento das duas linhas anteriores. O resultado desse esforço, coordenado e contínuo, é um ambiente de gestão mais seguro que facilita o cumprimento de nosso propósito e de nossa missão.
Exemplo institucional
Consciente do nosso papel de investidora institucional, buscamos continuamente fomentar a adoção de boas práticas entre as empresas e entre nossos públicos de interesse. Isso inclui a integridade como um dos fatores considerados na seleção de conselheiros para as empresas em que a Previ tem participação, e na seleção de administradores de fundos, por exemplo.
Por mais que a integridade seja algo incorporado à cultura da Previ, trabalhamos permanentemente para reforçar esse conceito em nosso dia a dia. Seja por meio da atuação do Comitê de Ética, composto por representantes de cada diretoria e por um representante do nosso corpo funcional, seja por meio da promoção de cursos, palestras e eventos que promovam reflexões sobre o tema, visando disseminar o valor da integridade na instituição.
Todo esse esforço compensa. E não vamos parar por aqui ou descansar. O objetivo é manter o reconhecimento dessas práticas nas futuras edições e continuar trabalhando para aprimorar nossos critérios e nossas práticas de Integridade, para o ciclo de reavaliação. Afinal, a integridade é um valor que não tem preço para nós.