Mensagem do
Conselho Fiscal

 

O Conselho Fiscal (Cofis) é responsável pela fiscalização da gestão administrativa, econômica e financeira da PREVI, com amplo escopo de atuação, abordando aspectos atuariais e contábeis e os investimentos dos planos de benefícios, bem como a observância da legislação e regulamentação sobre a previdência complementar.

Em 2014, o Cofis se manteve atento e acompanhou de perto, ao longo de todo o ano, os atos de gestão, os números, os investimentos e as grandes decisões da Entidade, tanto as voltadas para o Plano 1 como para o Plano PREVI Futuro.

Por suas consequências, questões significativas para os participantes do Plano 1 exigiram especial atenção, a exemplo da suspensão do Benefício Especial Temporário (BET) e da volta das contribuições. A partir dos resultados apurados em 31 de dezembro de 2013, os recursos destinados ao pagamento do BET passaram a ser utilizados para ajudar a recompor a reserva de contingência do Plano 1. É esta reserva, exigida pela regulamentação previdenciária e adicional aos recursos necessários ao pagamento de benefícios, que proporciona mais segurança aos associados. Mesmo com a volatilidade dos mercados, encerramos o ano de 2014 com cerca de R$ 12 bilhões na reserva de contingência.

O Plano PREVI Futuro, que contava com 82,3 mil participantes e pensionistas, superou a marca de R$ 5,7 bilhões de patrimônio, graças aos esforços orientados para o incremento do volume de contribuições e de captação de novos recursos e participantes.

No âmbito das despesas administrativas, durante o ano ora comentado observou-se que o volume de recursos realizados foi inferior em 11,8% ao orçado para o período. Novos esforços estão planejados para seguir com a diminuição dos gastos, por meio de práticas destinadas a otimizar recursos e melhorar níveis de produtividade, que serão objeto de acompanhamento por este conselho.

As funções do Conselho Fiscal não permitem qualquer descuido quanto ao controle de recursos e atividades, pois disso depende o futuro de quase 200 mil participantes e pensionistas e de cerca de 1 milhão de pessoas direta e indiretamente envolvidas, todas dependentes dos destinos da PREVI. Com essa visão, nós, conselheiros fiscais, buscamos honrar nossos mandatos mediante postura profissional, ética e responsável, orientada pelo rigor técnico e transparência.

É oportuno registrar que, por ocasião dos exames das contas relativas às demonstrações do exercício de 2014, os conselheiros eleitos firmaram manifestação, na Ata nº 328, quanto a três pontos de alta relevância e complexidade para as futuras atividades da PREVI, quais sejam: Teto de Contribuição e de Benefício para fins de pagamentos de aposentadorias; Remuneração Variável, também conhecida como Bônus; e Demandas Trabalhistas.

Os conselheiros ratificam que seguirão vigilantes, atentos e comprometidos com a PREVI (atualmente, com mais de 110 anos de existência) para mitigar riscos e salvaguardar a Entidade de quaisquer influências negativas que possam afetar seu futuro e seu presente, sempre em prol dos superiores interesses da comunidade assistida pela Caixa de Previdência dos Funcionários do BB.

leia mais neste capítulo

Mensagem da Diretoria Executiva

"Seguimos dedicados a manter a PREVI sólida"

Leia mais

Mensagem do Conselho Deliberativo

"Trabalhando para construir as melhores soluções"

Leia mais

Mensagem do Conselho Consultivo do Plano 1

"Mantivemos a firmeza nos propósitos"

Leia mais

Mensagem do Conselho Consultivo do PREVI Futuro

"Condições exigem maior atenção na administração"

Leia mais